A pandemia da Covid-19 acelerou a Indústria 4.0. Empreendedores precisam encontrar meios de manterem os negócios produtivos, sem afetar a saúde dos colaboradores, a fim de garantir o posicionamento da empresa no mercado de atuação. 

Contudo, iniciar às pressas o desenvolvimento da modernização exige cautela. O ideal é traçar estratégias e fazer a transição gradativamente. Criar um planejamento, listando em ordem de prioridade, as principais medidas a serem executadas para ter uma operação cada vez mais inteligente e com menos tempo de execução. 

O que é Indústria 4.0 

A Indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial, se caracteriza pela evolução do processo produtivo. O conceito, desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab, é baseado na interconexão entre tecnologias inteligentes e sistemas que possibilitam alta capacidade em toda a cadeia de produção e logística.

Como se adequar à Indústria 4.0

É preciso enxergar as oportunidades que estão por trás da quarta revolução industrial e investir em inteligência é a melhor maneira de fazer mais com menos. Portanto, a dica é estudar o cenário, o mercado e o perfil do seu cliente, pois essa nova realidade transformará a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

Contar com um bom sistema de gestão é essencial para aplicação da Indústria 4.0. É impossível imaginar tecnologias como Big Data, Internet das Coisas (IoT), automação do chão de fábrica, entre outras, em uma empresa sem informações elementares, desde cadastros padronizados, operações de compras, vendas e controles da produção. Por isso, todos os processos devem estar integrados por um ERP para o empreendedor sair da base da pirâmide e pensar em coisas mais elaboradas. 

demonstração Sistema integrado de gestão empresarial

Tecnologias da Indústria 4.0 

Automação do Chão de Fábrica

Com essa alternativa, é possível fazer a gestão da produção de maneira remota. O módulo de Planejamento e Controle da Produção (PCP), presente em ERPs completos, deve ter características tecnológicas que garantam a conexão com equipamentos e os demais módulos do sistema. A principal funcionalidade é organizar o planejamento de atividades de cada etapa do processo, além de registrar qualquer ocorrência para análise e melhorias na cadeia produtiva.

Big Data

Uma das principais características da Indústria 4.0 é a capacidade de coletar uma grande variedade e um imenso volume de informações. Mas para essa funcionalidade fazer sentido é necessário contar uma ferramenta de análise. O Advanced Business ERP, sistema de gestão da ADV Tecnologia, disponibiliza a solução de Business Intelligence (BI), que permite conectar todas as bases de sistemas, planilhas e relatórios e realizar o processamento dos dados para gerar insights assertivos para o negócio. 

Internet das Coisas (IoT)

O conceito desse recurso é a comunicação entre dispositivos inteligentes (sensores/equipamentos/softwares/APIs). A integração entre a IoT e o ERP gera informações imediatas sobre a produção. É possível receber alertas em tempo real sobre qualquer ajuste necessário na fabricação. Com isso, a estratégia aumenta o controle do processo industrial, reduz custos e evita desperdícios com matéria-prima.

Computação em nuvem

A utilização do ERP na nuvem já é uma realidade em muitas organizações. Mas no conceito da Indústria 4.0, se torna essencial. A velocidade do processamento de informações exige o poder de colaboratividade do software online. Assim permite a inserção de dados em tempo real, processos corporativos interconectados e produtividade de alta performance.

Cibersegurança

A proteção dos sistemas utilizados também é fundamental em uma era tecnológica baseada em conectividade e informações. Portanto, adquira ferramentas confiáveis para armazenamento em nuvem. Busque um fornecedor de ERP que tenha um provedor confiável e siga as práticas internacionalmente reconhecidas para garantir que os dados estejam sempre seguros.  

[Webinar gratuito] Indústria 4.0 – Como aplicar o conceito no seu negócio 

A ADV Tecnologia, em parceria com a Accisttec, promoveu o [WEBINAR] Indústria 4.0 para discutir sobre o tema. No bate-papo, abordamos como o uso da tecnologia permite processos cada vez mais automatizados; e dicas de como aplicar essa realidade no seu negócio para se destacar no mercado! Confira abaixo: 

Demonstração Grátis