Investir em uma ferramenta CRM pode trazer muitos ganhos para as empresas, principalmente, porque essa tecnologia permite a integração, centralização e organização de dados dos clientes em um único sistemas.
Com isso, os gestores conseguem monitorar as interações com os consumidores, gerenciar vendas de forma mais otimizada e proporcionar um atendimento personalizado, potencializando os resultados do seu negócio.
Leia o nosso artigo e entenda o que é ferramenta CRM, principais vantagens e qual o melhor sistema do mercado. Vem com a gente!
O Que É Ferramenta CRM?
Ferramenta CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um sistema tecnológico que organiza, centraliza e automatiza os mais diferentes processos que envolvem as interações entre uma empresa e seus clientes.
Ao usar um sistema CRM, as empresas eliminam a necessidade de tarefas manuais, adotando procedimentos automáticos para a gestão de contatos, registro de informações e históricos dos clientes, além de armazenamento de dados em tecnologia de nuvem.
Para Que Serve Uma Ferramenta De CRM?
A ferramenta CRM serve para aprimorar e otimizar a gestão de relacionamento com os clientes ao registrar, organizar, centralizar e automatizar as interações entre os vendedores e os consumidores de uma empresa.
Ao permitir acesso facilitado a uma série de dados importantes, essa tecnologia é capaz de personalizar o atendimento e unificar informações de diferentes canais.
Por Que A Ferramenta CRM É Importante?
Hoje em dia, com a alta concorrência entre as empresas, oferecer uma experiência de compra diferenciada é determinante para o sucesso de vendas; afinal, os clientes buscam cada vez mais interações personalizadas e eficientes.
E nesse sentido, a ferramenta CRM cumpre esse papel ao oferecer recursos modernos não somente para organizar dados, mas também para melhorar as interações com os clientes, possibilitando que os vendedores possam oferecer soluções muito mais personalizadas.
Sem contar que as equipes deixam de se concentrar em tarefas manuais e passam a direcionar seus esforços para ações mais estratégicas, resultando em mais vendas e uma maior lucratividade.
Quais As Vantagens Da Ferramenta Crm Para Os Negócios?
As ferramentas CRM deixaram de ser recursos supérfluos para as empresas há muito tempo, visto que essa tecnologia é capaz de aumentar as vendas de um negócio e proporcionar ainda outras vantagens. Confira quais são elas:
- Potencializa as vendas e aprimora o relacionamento com os clientes;
- Identifica prospects com maior intenção de compra, possibilitando que as equipes foquem nas melhores oportunidades;
- Automatização e organização de fluxos de trabalho, garantindo maior eficiência operacional;
- Oferece interações mais eficientes e personalizadas com os clientes;
- Disponibiliza recursos avançados de segurança da informação para proteger dados sensíveis e proporcionar conformidade com leis vigentes;
- Possibilita decisões estratégicas mais seguras e acertadas;
- Aprimora o atendimento ao cliente.
Quais Os Tipos De Ferramenta CRM?
Para atender aos mais diferentes perfis de negócio e necessidades das empresas, o mercado oferece diferentes tipos de sistema de gestão de clientes, que são os seguintes:
- CRM operacional: projetado para automatizar tarefas manuais para maximizar a produtividade e organizar a relação e contato com clientes.
- CRM analítico: usado para analisar dados, possibilitando a definição de estratégias mais eficientes.
- CRM Estratégico: une recursos dos outros tipos de CRM para apresentar uma visão abrangente das operações e das interações com os clientes.
- CRM colaborativo: integra processos e informações dos times de vendas e marketing, melhorando a comunicação e a conversão de contatos.
Qual A Diferença Entre CRM E ERP?
Os sistemas CRM e ERP são tecnologias complementares, porém, seu objetivo e operacionalidade são distintos. Um software ERP é projetado para melhorar a gestão empresarial de forma mais abrangente, centralizando dados e integrando diferentes departamentos, como finanças, RH e estoque.
Por outro lado, o CRM foca na gestão de relacionamento com clientes, vendas e marketing. Ao serem usados de maneira integrada, esses sistemas são capazes de fortalecer a gestão empresarial e o atendimento ao cliente.
Quais Os Sinais De Que Está Na Hora De Contratar Uma Ferramenta CRM?
Não sabe se está na hora de contratar uma ferramenta CRM? Listamos alguns sinais que indicam que sua empresa precisa investir em um sistema de gestão de clientes. Confira:
- Ausência de dados detalhados sobre seus clientes;
- Dificuldade em saber quais são as preferências e necessidades individuais dos consumidores;
- dificuldade para reter clientes e aumentar a fidelização;
- Alta rotatividade de colaboradores, impactando a continuidade no atendimento.
- Incapacidade de fazer a gestão de dados de clientes manualmente por conta do aumento no volume;
- Planos de expansão que exigem maior controle sobre as interações com os clientes;
- Problemas para fazer o registro e acessar o histórico de interações com cada consumidor;
- Necessidade de aprimorar a eficiência no suporte ao cliente;
- Relatórios insuficientes para decisões estratégicas.
Qual A Melhor Ferramenta De CRM?
A ADV Tecnologia oferece uma ferramenta de CRM abrangente, moderna e personalizada para todos os tipos e tamanhos de negócios.
O CRM da ADV centraliza informações e dados de interações com os clientes, o que permite um acompanhamento do histórico de cada contato de forma precisa e atualizada, possibilitando que equipes de diferentes áreas estejam alinhados e informados.
Com uma interface intuitiva e amigável, nossa solução possibilita a implantação do sistema com rapidez, agilidade e eficiência, aprimorando as interações com seus clientes.
Como Escolher Uma Ferramenta De CRM?
Para escolher uma ferramenta de CRM ideal para o seu negócio, o primeiro passo é avaliar o impacto financeiro da solução nas suas operações.
Nesse sentido, considere aspectos, como aquisição, manutenção e operação, assegurando que o investimento seja compatível com o orçamento e com as necessidades da sua empresa.
Somado a isso, é importante escolher um fornecedor que ofereça as funcionalidades que sua empresa precisa. Esse cuidado possibilita que a ferramenta seja totalmente adaptável às demandas operacionais e especificidades do seu negócio.
Priorize sistemas CRM intuitivos, que disponibilizem interface simples e de fácil aprendizado, garantindo rápida adaptação dos profissionais.
Certifique-se também da compatibilidade com sistemas já usados pela sua empresa, promovendo uma operação integrada e eficiente. Considere ainda a qualidade do suporte técnico para resolver problemas e garantir continuidade operacional.
Conclusão
Quer investir na melhor ferramenta CRM do mercado? Então, conheça o sistema CRM da ADV, uma solução capaz de personalizar o atendimento e impulsionar resultados da sua empresa.
Um dos grandes benefícios do nosso sistema de CRM é o monitoramento em tempo real das atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente, além de automatizar processos.
O CRM da ADV Tecnologia oferece integração completa com outras ferramentas e sistemas utilizados pela empresa, como plataformas de e-mail, sistemas de ERP e software de marketing digital e muito mais.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras