Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Para as empresas que buscam uma organização eficiente e um controle preciso dos itens armazenados, o endereçamento de estoque é uma das melhores alternativas. 

Esse sistema consiste na organização e identificação física dos locais onde as mercadorias são armazenadas em um depósito, facilitando a localização dos itens sempre que houver necessidade.

Quer entender o que é endereçamento de estoque, como esse sistema funciona, suas principais vantagens e como implementar? Leia o nosso artigo!

O Que É Endereçamento De Estoque?

endereçamento de estoque

O endereçamento de estoque, conhecido também como endereçamento logístico, é um sistema que promove a organização e identificação física dos itens, permitindo que eles sejam localizados com mais facilidade dentro dos armazéns. O objetivo desse processo é otimizar a gestão de estoque, o controle e movimentação das mercadorias. 

De forma resumida, esse sistema indica o local de armazenamento de cada item, que recebe um endereçamento único composto por códigos, usado para identificar a posição de cada mercadoria. 

Como Funciona O Endereçamento De Estoque?

Para o funcionamento eficiente do endereçamento logístico, esse sistema utiliza algumas informações padronizadas, como área, corredor, módulo, nível e vão. Entenda como cada aspecto funciona no endereçamento de estoque, confira:

Área

A área é considerada um bairro dentro do seu galpão de armazenamento, representando uma extensa região destinada ao armazenamento de produtos. 

Ela é composta por corredores e diversos níveis, oferecendo uma visão abrangente da disposição geral das mercadorias, facilitando a localização dos itens.

Corredor

Já o corredor representa as ruas dentro do galpão de armazenamento, e recebem nomes distintos, para evitar erros e confusões, além de contribuir para uma identificação precisa dos locais. Essa subdivisão cria uma estrutura lógica que facilita a movimentação eficiente pelos corredores, otimizando a retirada de produtos.

Módulos

Os módulos são, basicamente, colunas no armazém de estoque, bem parecidas com os prédios em uma cidade. Dessa forma, cada módulo é usado como espaço delimitado para o armazenamento e segregação de produtos específicos, contribuindo, assim, para a maximização do espaço disponível e também para facilitar o controle do inventário.

Nível

Os níveis, localizados dentro dos módulos, podem ser comparados aos andares dos prédios. Essa subdivisão vertical proporciona uma estrutura hierárquica, possibilitando uma gestão mais eficaz e organizada dos produtos armazenados. 

Vão

Por fim, os vãos no galpão de armazenamento representam os apartamentos instalados dentro de cada um dos andares. Essas áreas, que oferecem espaço entre colunas e prateleiras, auxiliam na circulação eficiente de equipamentos e colaboradores.

Quais São As Vantagens Do Endereçamento De Estoque?

O endereçamento de estoque é muito benéfico para a gestão eficiente de inventários em armazéns e depósitos das empresas. Isso porque, esse sistema é capaz de otimizar o processo de localização de produtos, já que são atribuídos endereços únicos a cada posição de armazenamento, facilitando, assim, a identificação precisa da localidade de cada item.

Com isso, a empresa consegue reduzir de forma significativa o tempo para procurar os itens, aumentando a eficiência operacional. Em empresas com alto volume de movimentação, isso é ainda mais importante, já que garante maior agilidade na identificação e retirada de produtos.

Sem contar que o endereçamento de estoque também é capaz de minimizar erros, pois, esse sistema possui uma estrutura de códigos ou coordenadas para identificar as posições de armazenamento.

Ou seja, a possibilidade de falhas e equívocos é reduzida, contribuindo para a precisão nas operações de entrada e saída de mercadorias, prevenindo perdas, extravios ou envios incorretos.

Por fim, outra vantagem é que o sistema de endereçamento de estoque pode ser integrado a sistemas de gestão mais robustos, garantindo um gerenciamento ainda mais sofisticado e automatizado do inventário.

Quais São Os Tipos De Endereçamento De Estoque?

endereçamento de estoque

O sistema de endereçamento de estoque pode ser implementado de diferentes formas, no método fixo e dinâmico. Entenda como cada um deles funciona:

Endereçamento Fixo

No método de endereçamento fixo, o sistema designa previamente locais específicos para o armazenamento de produtos. 

Dessa forma, cada mercadoria é cada item destinado a um local determinado assim que chega ao armazém, possibilitando que o estoque tenha espaços vazios à espera da reposição, caso o produto se esgote. Esse sistema pode ser usado em empresas de produtos químicos, que não podem ser movimentados, para evitar risco de vazamento. 

Endereçamento Dinâmico

Já no endereçamento de estoque dinâmico, o sistema disponibiliza várias opções de locais para armazenar as mercadorias. Durante o processo de armazenamento, ele identifica os locais possíveis e escolhe o melhor espaço para guardar o produto naquele momento. 

Contudo, para que o endereçamento dinâmico seja eficiente, é preciso que os locais sejam definidos a partir de diferentes critérios, como o percentual de rotatividade, prioridade e agrupamento por tipo de mercadoria. 

Esse modelo de endereçamento é mais usado em empresas que comercializam produtos alimentícios, que possuem alta rotatividade e podem ser movimentados de maneira flexível conforme a necessidade.

Como Fazer O Endereçamento De Estoque?

Para implementar um sistema de endereçamento de estoque, o primeiro passo é definir o modelo que será adotado pela empresa, que pode ser o endereçamento fixo ou dinâmico. Mas lembre-se que essa definição deve priorizar um modelo que garanta produtividade e organização no armazém. 

Depois de definir o método ideal, adote sinalizações, com todas as nomenclaturas por meio de placas de identificação, que fornecem informações claras, precisas e visíveis, permitindo que os colaboradores localizem e armazenem os produtos de forma precisa e eficiente.

Ao seguir esses passos, o processo de endereçamento de estoque torna-se eficiente, simplificando a localização dos produtos e proporcionando um aumento significativo na produtividade de todo o processo logístico.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é e como fazer endereçamento de estoque, conte um sistema de gestão para auxiliar esse processo e tornar o gerenciamento dos armazéns ainda mais eficiente.

Conheça o software de controle de estoque da ADV Tecnologia, que auxilia na gestão de seu estoque, de produtos para revenda, mercadorias acabadas e matérias-primas, etc.

O sistema de controle de estoque possibilita checar se os itens separados coincidem com os itens vendidos, para minimizar erros de inversão de produtos, ou divergências entre as quantidades vendidas e efetivamente entregues e muito mais.  Acesse o nosso site e encontre a melhor solução para a gestão do seu estoque.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis