Integração entre API e ERP: o que você precisa saber?

Com frequência, a gestão de TI das empresas questionam a integração entre API e ERP. A relação entre o sistema de informação ERP com a Interface de Programação de Aplicações, também conhecida como API, assegura a interação eficiente das ferramentas e aplicativos utilizados com o software da empresa. Desta forma, acontecem atualizações frequentes das informações.

Ainda que a integração de API e ERP resulte na centralização positiva dos dados, o processo apresenta etapas complexas, desafio que os gestores e empresários devem estar atentos para solucionar com máxima segurança. Para contribuir com estes momentos decisivos, a ADV Tecnologia elencou os principais pontos de atenção para quem deseja integrar Sistema ERP com APIs.

Veja na sequência!

  1. O que é API de integração?
  2. Qual a relação da API de integração com o ERP?
  3. Integração de ERP com APIs: o que preciso saber?

O que é API de integração?

A API é a Interface de Programação de Aplicações que determina a maneira como o software ERP interage com outros programas e ferramentas. Assim, as APIs garantem que as informações das aplicações ERP estejam integradas e acessíveis para os programas.

Em outra perspectiva, a API é intermediária ao programa e o ERP requer informações sempre que os pedidos contenham as permissões necessárias, além de ser responsável pelo controle no fluxo de dados.

Vale lembrar que “API de integração” não é um conceito recente na Tecnologia da Informação, afinal, há anos ela permite o compartilhamento de informações, sem que para isso, o código-fonte seja revelado.

Qual a relação da API de integração com o ERP?

É na integração das APIs com o ERP que diferentes setores empresariais são conectados. A centralização destas ferramentas com o fluxo de dados é essencial para a segurança de toda empresa, bem como, para os seguintes objetivos:

  • sistema habilitado para a leitura de arquivos XML;
  • comunicação eficiente;
  • emissão e envio de NFe;
  • cadastro de fornecedores, clientes e mercadorias.

Além dos benefícios listados acima, a integração também contribui com a comunicação em tempo real com clientes, os quais podem comentar nas tarefas e conferir informações – aumentando a satisfação com os serviços oferecidos.

Caso você queira saber mais sobre a importância de um sistema ERP para um empreendimento, já falamos sobre o assunto neste post: o que sua empresa pode perder se não usar um sistema de ERP?

Integração de ERP com APIs: o que preciso saber?

Agora que você já conhece a definição de API de integração, e sabe qual a relação que existe entre APIs e o Sistema ERP, a ADV Tecnologia destaca os 5 principais focos de atenção que os gestores devem ter no processo. Veja logo abaixo:

1. Atualização da API

Muitas empresas desenvolvem as suas APIs para que o Sistema ERP funcione em sintonia com as demais aplicações e ferramentas utilizadas. Neste momento, muitos aspectos podem interferir no funcionamento da API e dos demais componentes.

No caso de um alto fluxo de colaboradores, é importante designar a responsabilidade da API a um desenvolvedor experiente. Mais do que isso, este profissional deve transferir a tarefa para outro colaborador caso saia da empresa.

2. Setor de TI e a Integração do ERP com APIs

Como mencionamos anteriormente, a API deve ser implantada e funcionar em conjunto com outros componentes. Vale destacar, ainda, que, caso a integração do ERP com APIs não aconteça da maneira devida, as funcionalidades são comprometidas.

Para minimizar estes riscos, o setor da Tecnologia da Informação deve estar atento à integração das aplicações, ciente que a complexidade do trabalho rende múltiplos benefícios para todos os segmentos empresariais.

3. Sistema de gestão de APIs

Gerir APIs é uma tarefa complexa na integração de softwares em diversos segmentos. Em muitos casos, existe a possibilidade de implantação de mais de uma API para ser mantida a eficiência do Sistema ERP.

Destacamos também que o gerenciamento de API exige atenção constante às ferramentas, bem como o conhecimento de outros setores e rotina da organização, justamente por não se tratar de um sistema isolado. Logo, o profissional responsável por essa demanda deve ser preparado para constante constantes variações do cenário corporativo.

Quer saber mais sobre sistemas de gestão empresariais? Não deixe de conferir também nosso artigo sobre como escolher um sistema de gestão ideal para seu negócio!

4. Entenda a vulnerabilidade das APIs

Eis aqui mais um ponto que defende a escolha atenta do profissional que assume a gestão das APIs. É importante monitorar tal trabalho, assim como restringir determinados acessos, contando também com auditorias constantes.

Afinal de contas, muito similar com o que ocorre em sistemas operacionais com conexão de rede, as APIs com integração ERP podem apresentar erros e permissões que expõem informações importantes. Neste sentido, ter conhecimento da vulnerabilidade das APIs auxilia gestores na contenção de danos.

5. Armazenamento do ID original

Manter uma chave primária, também conhecida como ID original, entre registros distintos é uma das características de um sistema integrado. Com a presença do registro único, inclusive, a utilização do mesmo banco de dados é possibilitada.

Como um último aspecto a ser considerado, é a forma como estas informações são armazenadas e se o banco de dados é seguro, pois, caso não seja, os dados de fornecedores, clientes e colaboradores ficarão expostos.

Quais os pontos positivos da integração do ERP com APIs?

O objetivo central do Sistema ERP é tornar os processos empresariais mais seguros e eficientes, centralizando informações entre diferentes segmentos da empresa. Para atingir tais benefícios, a integração do ERP com APIs é essencial.

Veja outras vantagens da integração:

  • integração de diferentes segmentos;
  • intercâmbio de dados;
  • tempo otimizado;
  • maior segurança nas ações.

Logo, integrar ERP e APIs possibilita maiores investimentos em atividades personalizadas para a empresa e a inclusão de novas tecnologias. Além disso, a redução de gastos e falhas nos processos são destaques desta implementação.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Já sabe quais os benefícios da integração de API e ERP? Então, siga de olho nos conteúdos que a ADV Tecnologia prepara semanalmente para a sua empresa entender mais desse mundo.

Demonstração Grátis