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Conhecer os vários tipos de CRM presentes no mercado permite que a escolha adequada de um sistema que atenda às demandas específicas da sua empresa, possibilitando ainda a otimização de processos de vendas e relacionamento com os clientes.

Esse sistema possibilita a centralização de dados de um cliente em uma única plataforma, a interação personalizada com os contatos, além de facilitar o acesso, a gestão e análise de todos os aspectos dos prospects e compradores de uma empresa. 

Leia o nosso artigo e conheça os principais tipos de CRM, vantagens e como escolher a solução ideal para o seu negócio. 

O Que É De CRM?

O CRM é uma sigla para Customer Relationship Management. Em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, uma abordagem que combina recursos tecnológicos, processos e metodologias para gerenciar e aprimorar as interações com os clientes de uma empresa. 

A proposta é organizar dados e históricos de prospects e compradores para obter informações estratégicas sobre vendas, marketing e atendimento.

Ao colocar em prática essa estratégia, as empresas podem estreitar relacionamentos, aumentar a fidelização do cliente e potencializar seus resultados.

O Que Significa Sistema De CRM?

O sistema CRM é um software que executa o gerenciamento e otimização das interações entre a marca e seus clientes. Essa solução tecnológica centraliza informações variadas dos contatos, como nome, email, telefone, histórico de compras, comunicações e preferências, possibilitando ações mais estratégicas e personalizadas. 

Somado a isso, esse sistema também automatiza processos, realiza a na análise de indicadores, garantindo eficiência operacional e fortalecendo o relacionamento com os clientes.

Qual O Principal Objetivo Do De CRM?

O principal objetivo do CRM é melhorar a gestão de relacionamento com os clientes das empresas. 

Em vez de fazer controles manuais e usar planilhas para registrar e acompanhar dados, esse sistema automatiza as operações, o que permite interações automáticas, relações mais personalizadas e uma melhora, inclusive, na taxa de conversão e retenção dos clientes.

Como Funciona O De CRM?

Além de conhecer os tipos de CRM, é importante compreender como esse software funciona. Ele opera a partir de uma plataforma integrada e centralizada que faz a automatização de todas as tarefas e processos de maneira inteligente.

Sendo assim, os profissionais de marketing e vendas não precisam realizar atividades manuais e repetitivas, como envio de emails, por exemplo, para se relacionar com os contatos. 

Somado a isso, ele utiliza tecnologia em nuvem para armazenar os dados, garantindo segurança de dados e também organiza as contas e os contatos em tempo real.

Ou seja, assim que um cliente entra no CRM, automaticamente, o sistema já faz seu registro, apresentando os dados existentes e disponibilizando o contato para o início das interações. 

Quais São As Principais Vantagens Do De CRM?

Os diferentes tipos de CRM proporcionam inúmeras vantagens para as empresas, independentemente do seu porte ou setor de atuação. 

Isso porque, hoje em dia, há soluções projetadas para as mais diferentes finalidades, permitindo que os negócios invistam em soluções altamente personalizadas.

Com isso, é possível fortalecer o vínculo com clientes e aumentar a eficiência das equipes, o que pode impactar positivamente a lucratividade

Somado a isso, os vários tipos de CRM oferecem armazenamento seguro e acessível de dados dos clientes, integra processos de vários departamentos, possibilita acesso rápido a informações essenciais, aperfeiçoa o atendimento ao cliente e os processos de vendas, impulsionando os resultados.

Quais São Os Tipos De CRM?

Atualmente, o mercado disponibiliza diversos tipos de CRM, como analítico, operacional, colaborativo e estratégico, que se adequam para os mais diversos objetivos empresariais e de vendas. Compreenda a seguir como cada tipo de CRM funciona:

Analítico

O CRM analítico é projetado para a execução de análises de dados. Sendo assim, ele disponibiliza relatórios detalhados sobre prospects e clientes, como o status no funil de vendas e interações, auxiliando na definição de estratégias de vendas para captar e converter clientes.

Operacional

O CRM operacional concentra-se na produtividade das equipes e processos. Ele automatiza tarefas e organiza dados de contatos e interações, sendo mais indicado para empresas que possuem jornadas de compra mais longas e complexas.

Colaborativo

O CRM Colaborativo é um tipo de CRM voltado para a integração de equipes, como marketing e vendas. Seu objetivo é proporcionar um alinhamento dos times, reduzindo ruídos na comunicação e gargalos nos processos, o que possibilita a otimização dos resultados coletivos.

Estratégico

O sistema estratégico reúne os recursos de outros tipos de CRM, promovendo uma gestão abrangente das áreas de vendas, marketing e atendimento, estreitando o relacionamento com os clientes e apoiando decisões estratégicas.

Como Escolher Um Sistema CRM?

Se você quer dicas para escolher entre os diversos tipos de CRM, confira alguns aspectos que precisam ser observados:

  • Defina necessidades e prioridades: compreenda qual o objetivo com a contratação desse sistema: melhorar vendas e atendimento? Integrar equipes? Melhorar o relacionamento? Assim, fica mais fácil escolher a solução que mais se adequa às necessidades. 
  • Avalie funcionalidades: priorize sistemas que ofereçam recursos avançados, como automação, análise de dados, integração com outras ferramentas e relatórios personalizados.
  • Confira a escalabilidade: certifique-se de que a solução consegue acompanhar a evolução e o crescimento das operações da sua empresa.
  • Fique de olho na usabilidade: opte por uma plataforma intuitiva e com suporte técnico eficiente.
  • Faça antes de contratar: vários tipos de CRM oferecem versões de teste ou demonstrações para que o cliente possa analisar se a solução atende às suas expectativas.

Conclusão

Escolher entre os tipos de CRM é um cuidado essencial para garantir a eficiência das operações de vendas e relacionamento com os clientes. Antes de escolher uma solução, leve em consideração as nossas dicas.

Mas se está buscando a melhor tecnologia do mercado, conheça o sistema CRM da ADV, uma solução capaz de personalizar o atendimento e impulsionar resultados da sua empresa. 

Um dos grandes benefícios do nosso sistema de CRM é o monitoramento em tempo real das atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente, além de automatizar processos.

O CRM da ADV Tecnologia oferece integração completa com outras ferramentas e sistemas utilizados pela empresa, como plataformas de e-mail, sistemas de ERP e software de marketing digital e muito mais. 


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