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Entenda a perda de vendas por n√£o ter produtos nas prateleiras

perda de vendas por n√£o ter produtos nas prateleiras

Entenda a perda de vendas por n√£o ter produtos nas prateleiras

Imagine um consumidor que finalmente decide adquirir um produto e, com muita cautela, escolhe justamente o seu negócio para concluir a transação. Mas quando chega ao local para bater o martelo, não encontra o que deseja nas prateleiras! Esse consumidor sairá dali mais que frustrado e, sem pensar duas vezes, entrará na loja da concorrência. Ou então pense no consumidor que adentra seu negócio apenas para conhecer as possibilidades, mas não se depara com absolutamente nada para estimular sua vontade de compra, já que as prateleiras estão vazias. Definitivamente não é preciso ser um expert em vendas para identificar que há muita coisa errada em ambas as cenas, não é mesmo?

De fato, essas s√£o duas situa√ß√Ķes completamente inadmiss√≠veis, pois afetam a confian√ßa dos consumidores no neg√≥cio, causando quedas nas vendas e comprometimento da reputa√ß√£o da marca. Por isso, evitar que esse desabastecimento ocorra se torna indispens√°vel para a conserva√ß√£o da for√ßa da empresa no mercado e, claro, a manuten√ß√£o de sua receita. Quer entender melhor como se chega ao ponto de faltar mercadoria nas prateleiras e o que fazer para evitar esse cen√°rio nada ideal? Ent√£o fique de olho no nosso post de hoje:

Por que a falta de produtos nas prateleiras ocorre?

Antes mesmo de entender quais são os efeitos da falta de produtos nas prateleiras é preciso entender por que essa situação acontece, já que está diretamente ligada a erros de gestão. De maneira geral, os principais motivos para a falta de produtos disponíveis são:

Gest√£o de estoque ineficaz

Um gerenciamento de estoque ineficiente resulta quase sempre em prateleiras vazias e clientes n√£o encontrando aquilo que desejam. Isso pode acontecer, por exemplo, pela falta de informa√ß√Ķes sobre os itens consumidos e os dispon√≠veis, levando a um conhecimento tardio de que o neg√≥cio j√° n√£o disp√Ķe de estoque para suprir suas necessidades. Isso √© mais comum quando os estoques s√£o gerenciados manualmente e, portanto, precisam da interven√ß√£o humana para que se tenha certeza absoluta sobre quais itens est√£o dispon√≠veis e em que quantidade. Como n√£o √© nada incomum que um funcion√°rio erre na contagem, o gerenciamento do estoque acaba sofrendo impactos importantes.

Escolha incorreta do fornecedor

Um bom fornecedor √© aquele que oferece agilidade e versatilidade para garantir que o comerciante tenha, a tempo, os itens de que precisa em seu neg√≥cio. Se o contratado n√£o possui essas caracter√≠sticas, voc√™ certamente sofrer√° com o desabastecimento de suas prateleiras em algum momento, consequentemente causando a perda de vendas. Essa decis√£o √©, portanto, crucial para evitar esse tipo de problema, j√° que sem comprometimento e agilidade seu neg√≥cio n√£o consegue repor o estoque de acordo com as necessidades dos clientes. E como nem sempre √© poss√≠vel fazer grandes compras com muita anteced√™ncia, as prateleiras ‚ÄĒ e os cofres da empresa! ‚ÄĒ √© que terminam sofrendo.

Falhas na comunicação

√Äs vezes, entretanto, o fornecedor at√© possui a versatilidade necess√°ria, mas falhas na comunica√ß√£o fazem com que o produto n√£o chegue a tempo de suprir uma falta de estoque prestes a acontecer. Essa tamb√©m √© uma falha que normalmente est√° associada √† falta de um gerenciamento adequado do estoque. Sem ter as dire√ß√Ķes exatas sobre que quantidade seu neg√≥cio precisa e quando exatamente precisa de tais mercadorias, o fornecedor simplesmente n√£o tem como garantir a entrega, levando ao desabastecimento.

Previs√£o imprecisa de vendas

Outro erro gerencial diz respeito à previsão incorreta de vendas, quando a gestão acredita que a quantidade de determinado produto levará um tempo X para ser completamente vendida, mas leva, na verdade, muito menos que isso. Nesse caso, como o pedido para o fornecedor era baseado na previsão e ele não possui a versatilidade necessária, o negócio passa tempo demais sem o produto que os clientes tanto desejam. Ao ter uma boa previsão de vendas, o negócio passa a conseguir antecipar necessidades futuras, evitando a falta de produtos nas prateleiras.

E como essa falta de produtos afeta suas vendas?

Agora que você já sabe por que essa falta de produtos nas prateleiras acontece, passemos para suas consequências, analisando como isso afeta seus negócios. Consegue imaginar como o impacto causado em um cliente que sai da sua loja sem o que deseja é extremamente prejudicial à marca? De maneira geral, essa falta de produtos resulta em:

Perda de oportunidade

Quando um cliente se dirige a seu neg√≥cio em busca de um produto, significa que ele j√° passou por todo o funil de vendas: foi atra√≠do pela mercadoria, considerou seu neg√≥cio como a melhor op√ß√£o e finalmente decidiu pela compra. Assim, ao n√£o disponibilizar o produto, seu varejo desperdi√ßa uma oportunidade e tanto de fechar uma compra que j√° estava praticamente concretizada. Sabia que a indisponibilidade de produtos foi respons√°vel por 5% das vendas perdidas no primeiro semestre de 2015? Melhor se preparar para n√£o ser mais um n√ļmero nessa estat√≠stica!

Falta de competitividade

A falta de produtos nas prateleiras também resulta na perda de competitividade do seu negócio, uma vez que, se o consumidor não encontra o produto por lá, certamente procurará no concorrente ou até optará por uma opção semelhante. Essa perda de competitividade também acontece em relação às lojas virtuais, afinal, já que o cliente não encontrou o que buscava em uma loja física, é bem possível que termine procurando em uma loja on-line por toda a comodidade do processo de compra, fazendo seu negócio perder competitividade.

Desinteresse do consumidor

Se o consumidor não encontra o produto que deseja em suas prateleiras, grandes são as chances de que ele desista ou do artigo ou da sua loja, uma vez que estoques incompletos tendem a levar o cliente ao desinteresse. Fisicamente falando, prateleiras vazias também fazem com que os clientes sejam visualmente desestimulados no local de vendas de maneira geral, diminuindo as chances de que ele efetue qualquer compra.

Como é possível corrigir esse problema?

Felizmente, esse tipo de problema tem sim solu√ß√£o, desde que se promova uma atua√ß√£o mais estrat√©gica e focada na import√Ęncia da preven√ß√£o. Ent√£o guarde desde j√° que as √°reas de log√≠stica e controle possuem relev√Ęncia fundamental nessa corre√ß√£o, exigindo que voc√™:

Nunca espere o estoque acabar

Pode parecer óbvio, mas muitos varejistas deixam que o estoque acabe completamente para só então fazerem novos pedidos. Isso pode acontecer tanto de maneira involuntária, por erros, como propositalmente. Mas para evitar que as prateleiras fiquem vazias é indispensável cortar esse hábito pela raiz, o que inclui fazer cálculos corretos e precisos de quanto tempo o estoque vai durar, em média, e de qual é o tempo necessário para a entrega do fornecedor. Comece por aí e veja como seu negócio não sofrerá mais.

Conhe√ßa bem seu p√ļblico

Somente ao conhecer a fundo seu p√ļblico √© que voc√™ conseguir√° fazer uma previs√£o de vendas realmente adequada. Por isso, invista em pesquisas e an√°lises para saber quais s√£o os interesses e se h√° padr√Ķes de consumo por parte de seus clientes, pois assim ficar√° mais f√°cil identificar as necessidade relativas ao estoque. Essa atitude √© especialmente ben√©fica quando se pretende lan√ßar uma novidade no mercado, por exemplo, j√° que n√£o h√° hist√≥rico para an√°lise.

Faça investimentos em logística

O fator mais importante, entretanto, √© fazer investimentos assertivos em log√≠stica, atuando de maneira a conseguir maior efici√™ncia no setor. √Č a√≠ que entram um controle de estoque mais preciso e a implementa√ß√£o de um software de gest√£o, como um ERP. Com essa tecnologia, a aquisi√ß√£o de dados passa a ser feita automaticamente, o que resulta em um controle tamb√©m automatizado e preciso, permitindo, portanto, que sua gest√£o seja mais eficiente e evite a falta de produtos.

N√£o ter produtos nas prateleiras √©, sem d√ļvida, um fator que pode fazer com que suas vendas sofram quedas bruscas, tendo como consequ√™ncia a perda de oportunidades de neg√≥cios e de competitividade em geral. Ao atuar principalmente na melhoria da log√≠stica, com a aquisi√ß√£o um software de gest√£o eficiente, esse problema pode ser minimizado, muitas vezes, a ponto de n√£o mais existir. Ent√£o o que ainda est√° esperando para tomar suas provid√™ncias?

Agora comente aqui e nos conte se j√° passou por esse tipo de experi√™ncia como empreendedor ou mesmo como consumidor! Como foi? Aproveite e curta nossa p√°gina no Facebook e acompanhe nossas atualiza√ß√Ķes!

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