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Controle de vendas: como fazer uma gestão eficiente

controle de vendas

Controle de vendas: como fazer uma gestão eficiente

Ter um controle de vendas pode mudar todo o cenário de lucro e faturamento de uma empresa. Se essa área do seu negócio está desorganizada é o momento de parar e pensar em formas de mudar.

Neste artigo, vamos te dar dicas para fazer uma eficiente gestão deste processo e como os resultados podem ser alavancados com essas mudanças!

Confira:

 

1. Tenha um banco de dados dos clientes

Qualquer gestor precisa saber quem são seus clientes, quem compra todo mês e a quantidade que consome. Por isso, ter uma base de dados dos seus consumidores é imprescindível para um controle de vendas eficiente.

Além disso, esse tipo de administração pode ajudar na hora de fazer orçamentos personalizados, entrar em contato quando um cliente fica sem comprar e quem são seus parceiros fidelizados.

 

2. Analise resultados para o controle de vendas

Para administrar uma área tão importante da empresa é preciso estar atento aos números! Sempre cheque, ao menos uma vez na semana, os resultados de seus vendedores, por exemplo. Desta forma, o gestor consegue ter uma noção de como está o ritmo da equipe e, caso esteja baixo, pensar em formas de melhorar. Sempre incentive seus colaboradores.

Além disso, é importante saber o custo de aquisição do seu cliente. Esse tipo de análise é necessária para um bom controle de vendas da sua empresa. Se para adquirir um cliente novo o valor tem sido alto é preciso refletir em outras maneiras de venda.

 

3. Faça uma boa comunicação com sua equipe

Ruído na comunicação pode acarretar diversos problemas na empresa e dentro de um departamento. Por isso, sempre converse com sua equipe e tenha uma frequência de reuniões.

Saber as principais dificuldades, discutir formas de melhorar os resultados e aumentar o faturamento e lucro da empresa é importante para qualquer negócio! Além disso, seus vendedores podem estar mais por dentro de algum processo e isso facilita na hora de planejar.

 

4. Invista em um software de gestão

Muitas empresas investiram e comprovaram que com o auxílio de um software de gestão o controle de vendas da empresa ficou ainda melhor! Um sistema irá auxiliar em todos os processos dessa área e ainda apontar riscos e oportunidades para o seu negócio, por exemplo.

Uma ferramenta como o ERP irá possibilitar o bloqueio de vendas para clientes inadimplentes, oferecerá relatórios gerenciais e ainda um histórico de venda de seus consumidores, como últimas compras de determinado produto. 

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