Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Todo gestor ou empresário sabe que uma linha de produção é parte fundamental de uma empresa. Se ela estiver funcionando bem, todos os outros setores tendem a seguir a mesma linha e operar com bom desempenho. Mas se ela tiver com gargalos na produção, essa rede de positividade na organização pode desaparecer.

Por isso, um bom chefe de operações precisa identificar esses gargalos e as suas causas para poder encontrar as melhores soluções. E pode até parecer algo complexo, mas a maioria desses problemas são comuns e existem muitas saídas para eles, como um bom planejamento e controle de produção.

Então, se você quer aprender a como identificar esses gargalos na sua produção e resolvê-los, continue lendo e nós vamos te ajudar.

O que é um gargalo de produção?

Para saber como identificar e solucionar esse problema, é preciso antes saber o que ele é. Esses gargalos são pontos na linha de produção em que há um “travamento”, ou seja, as tarefas a serem realizadas não acontecem conforme o previsto ou o necessário. Assim, a produção para ou continua lentamente, prejudicando toda a empresa.

Um exemplo prático pode ajudar a compreender melhor o conceito, vamos pensar em uma indústria com uma máquina capaz de produzir 100 itens por dia. O gestor imagina que ao fim de um dia de trabalho ele terá 100 produtos prontos, mas isso não acontece por conta de que o seu setor de embalagens só consegue embalar 60 itens dos 100 produzidos. Esse é um exemplo simples de gargalo.

Na realidade, esses tipos de problemas sempre existirão, já que é difícil uma empresa ter toda a sua linha de produção operando com a mesma velocidade e capacidade. Porém, o gestor deve tentar diminuir ao máximo o número de gargalos de produção para manter os processos funcionando da melhor forma possível.

Quais os tipos de gargalos na produção?

Existem várias situações que podem ser consideradas um gargalo, além do exemplo visto anteriormente. Então, é fundamental conhecer alguns dos mais comuns para se atentar na operação do seu negócio, veja a seguir alguns dos principais.

1. Falta de matéria-prima

Esse contratempo é muito comum em várias organizações. Ele ocorre quando a indústria não tem a matéria-prima ou quantidade necessária para fabricar seu produto. Isso é consequência de uma má gestão de compras dos materiais, seja com fornecedores que não entregam no prazo combinado ou por culpa dos próprios gestores que não adquiriram o número ideal de matérias-primas.

2. Problemas nos equipamentos

Máquinas ou ferramentas funcionando incorretamente por conta de estarem antigos demais, ou precisando de manutenção podem atrasar a fabricação. Causando perca de materiais ou qualidade dos produtos, além de poderem até mesmo parar totalmente a linha de produção.

3. Falta de controle de estoque

Relacionado ao item 1, esse tipo de gargalo pode causar a paralisação da sua linha inteira. Se a empresa não tem uma boa gestão de estoque, podem faltar materiais para a produção e o time de operação ficar totalmente parado.

Isso ocorre por não haver informações certas sobre a quantidade de matéria-prima no estoque ou quando é o momento ideal de comprar mais. Então, esse tipo de gargalo costuma trazer vários problemas junto dele.

4. Falta de controle da produção

A produção precisa ter um acompanhamento de perto ou acontecerão diversos problemas. E isso não ocorre por conta da empresa ter bons funcionários ou não, mas sim por que sem um acompanhamento eles podem acabar ficando perdidos no processo, sem engajamento e organização para atingir as metas.

O gestor deve estar sempre próximo do processo de fabricação para engajar a equipe e organizá-la para o atingimento de metas. Além disso, estando mais perto, ele consegue identificar mais rapidamente os problemas e imprevistos.

5. Diferença entre a capacidade e demanda

Se uma empresa não tem uma capacidade de produção adequada a sua demanda, podem ocorrer diversos erros. Como vimos no primeiro exemplo, se a demanda for maior que a capacidade produtiva da fábrica, podem faltar produtos na entrega ao cliente. E o contrário também é problemático, se você produz muito a mais do que a demanda, vão sobrar muitos itens parados no estoque.

Quais as consequências desses gargalos na empresa?

Além dos problemas de atraso e até paralisação na produção, os gargalos dentro de uma indústria causam vários outros transtornos. Confira a seguir cinco deles que podem trazer diversos prejuízos para a organização.

1. Imprevisibilidade na produção

Isso ocorre, pois não há capacidade de descobrir realmente quantos produtos estão sendo feitos e qual o tempo necessário para fabricar cada um. O que pode causar problemas na entrega do produto final ao cliente e gerar insatisfação com a sua marca.

2. Má qualidade no produto final

Os diversos gargalos na produção vão prejudicar a qualidade do produto ao final da sua fabricação. Seja por serem feitos muito rapidamente para cobrir os atrasos ou por problemas na organização da equipe.

3. Conflitos internos

Com tantos problemas na linha de produção, a sua equipe pode acabar entrando em conflitos entre si. Isso acontece por conta dos inúmeros desgastes causados pelos gargalos, que atrasam e impedem o time de operação produzir conforme o esperado.

4. Baixa produtividade

E é claro que com esses diversos gargalos na sua linha de produção, ela irá produzir menos que o previsto. Muitas vezes a equipe fica paralisada por falhas nas máquinas ou falta de materiais, prejudicando sua produtividade.

5. Perda de validade do estoque

Com a linha de produção atuando em velocidade menor do que a necessária, as matérias-primas podem perder a sua validade paradas no estoque. Isso gera enormes prejuízos financeiros na empresa e atrasos na entrega dos produtos, além de muitos outros transtornos na organização.

Resumindo, as consequências de um gargalo na sua produção são vários, desde os financeiros até a insatisfação do consumidor com a marca. Por isso, um bom gestor precisa identificar e resolver esses problemas com eficiência.

Como identificar e resolver os gargalos?

Como você viu, existem inúmeros tipos de gargalos de produção e que podem causar muitos prejuízos para a empresa. Então, o gestor deve agir com rapidez e eficiência na hora de solucionar os entraves na produção.

Mapeie o processo

Uma boa dica para identificar eles é mapear o seu processo de produção, assim é possível conhecer cada etapa dele e reconhecer os pontos que devem ser melhorados. Conheça os recursos necessários, máquinas, funcionários e tudo o que envolve essa cadeia de produção.

Defina o tipo adequado de produção

Se você tem um bom conhecimento da sua linha produtiva, é possível definir corretamente qual é o melhor tipo de processo para o seu negócio. Ele pode ser em linha, lotes ou por projetos, o importante é que ele seja escolhido conforme o formato de sua empresa.

Use KPIs

KPI é uma sigla para Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance. Com esses indicadores de desempenho é possível metrificar os processos da sua indústria, obtendo diagnósticos precisos ao observar os números das métricas feitas.

Quando um desses números mostrar que há um problema na produção, significa que é momento certo de fazer algo. Alguns exemplos de KPIs úteis são:

  • Número de produtos defeituosos;
  • Tempo inativo das máquinas;
  • Quantidade de itens produzidos em determinado ciclo de tempo;
  • Número de horas trabalhadas na linha de produção.

Existem alguns outros indicadores que podem ser adequados para a sua empresa, então você deve procurar conhecer cada um deles e identificar quais os melhores para serem utilizados no seu negócio.

Implemente um software de gestão

A tecnologia pode ser utilizada a seu favor na organização da empresa. Implementar um software de gestão é uma alternativa muito interessante para controlar os processos e automatizá-los. Isso diminui muito os erros na gestão de produção e os softwares de hoje em dia trazem várias ferramentas úteis que contribuem com outras áreas do seu negócio.

Um sistema de ERP industrial não é um gasto e sim um investimento. Essa ferramenta integra todos os processos da empresa, sendo possível controlar o estoque, ter acesso a solicitações e cotações de compras, entre outros.

Entendeu como funcionam os gargalos de produção e quais as consequências deles para o seu negócio? Eles podem trazer diversos transtornos e devem ser evitados ao máximo, mas com as dicas do blog da ADV Tecnologia fica muito mais fácil identificar cada um e resolvê-los.

Então, se você gostou do conteúdo, continue aqui em nosso blog e confira muitas outras postagens que vão te ajudar na gestão da sua empresa!


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis