Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

7 vantagens do ERP na nuvem

7 vantagens do ERP na nuvem

Como você provavelmente já sabe, contar com um sistema integrado de gestão empresarial (o famoso Enterprise Resource Planning) representa uma grande vantagem competitiva para empresas de todos os portes e segmentos. Afinal, essa solução torna os departamentos mais integrados, ajuda a ajustar processos, diminui a ocorrência de erros e retrabalhos, além de uma série de outras vantagens. Mas de ERP na nuvem, você já ouviu falar? Pois é justamente sobre ele que vamos conversar neste artigo. Aqui você descobrirá uma série de vantagens do ERP baseado em cloud computing, sendo utilizada como um serviço, via internet, e alocada em um provedor de serviços.

Mas, antes de mais nada, vamos rememorar brevemente o que é essa tal computação em nuvem? Simples: é um conceito que remete a diferentes cenários em que recursos de computação são entregues como um serviço por meio de uma conexão de rede. É, portanto, um tipo de computação que se baseia na partilha de um conjunto de recursos físicos ou virtuais, em vez de implantar hardware e software local ou pessoal. Nosso foco aqui é o software na nuvem, mais precisamente o ERP na nuvem. Então vamos às razões que fazem do ERP na nuvem uma excelente escolha para empresas que querem ganhar competitividade técnica e mercadológica:

Está sempre disponível

Um dos grandes desafios de ter o ERP na infraestrutura interna é mantê-lo sempre disponível e com alta performance. Afinal, quando os usuários deixam de conseguir acessar as funcionalidades do sistema, a operação fica mais lenta, podendo até parar. E esse tipo de situação acaba causando prejuízos. Já com um bom serviço de computação em nuvem, esse problema é praticamente eliminado, pois o provedor detém poder tecnológico e trabalha com espelhamento de servidores. Dessa forma, quando um servidor eventualmente fica fora do ar, outro é automaticamente ativado. E esse revezamento automatizado faz com que os usuários nem sequer sintam que houve um breve período de indisponibilidade.

Possibilita a redução de custos

Uma das vantagens que mais satisfazem os empresários quando se trata de ERP na nuvem é a redução de custos. Isso porque, com esse recurso, em vez de gastar com licenças para o software e com infraestrutura para mantê-lo rodando, passa a ser preciso apenas contratar o direito de uso da solução e pagar pelas funcionalidades utilizadas, como em uma espécie de assinatura. Além do mais, as manutenções e atualizações que precisam ser baixadas pelos usuários de tempos em tempos no modelo tradicional desaparecem com a nuvem. E esse é o princípio do Software as a Service (SaaS), ou software como serviço, modelo de aquisição de sistemas em nuvem já amplamente adotado pelo mundo afora.

O ERP na Nuvem é mais seguro

Com um ERP na nuvem, tampouco é necessário se preocupar com a segurança dos dados armazenados, adquirindo ferramentas específicas para o combate a vírus e contratando pessoal especializado. Isso porque o fornecedor de computação em nuvem detém o devido poder técnico e segue práticas internacionalmente reconhecidas para garantir que os dados estejam sempre seguros. E mais: em contrato, o provedor se compromete a responder pelos danos causados às informações corporativas, caso, de alguma foma, eles venham a acontecer. Da mesma forma, quando uma máquina quebra ou quando há a impossibilidade de chegar até o escritório, os dados se mantêm seguros no data center do provedor, podendo ser acessados por outros dispositivos.

Proporciona mais mobilidade ao negócio

Com o ERP na nuvem, os usuários não ficam mais limitados às quatro paredes do escritório. Eles podem acessar o sistema e operá-lo de qualquer lugar, em qualquer momento e via qualquer dispositivo! Para isso, basta estar conectado à internet, ser autorizado e ter a chave de acesso. E essa mobilidade pode significar um salto e tanto para o negócio. Um vendedor que vai a campo, por exemplo, não precisa mais ligar para um assistente ou mandar um e-mail para inserir certo pedido no sistema. Nesse caso, ele pode usar seu smartphone e imputar os dados recebidos em tempo real pelo back office. Isso agiliza bastante os processos e agiliza o atendimento a mais clientes e com mais qualidade.

Alavanca a colaboração

Tudo bem que poder acessar as soluções a partir de qualquer lugar e a todo momento já é uma excelente vantagem. Mas esse benefício fica ainda melhor quando aliado ao poder de colaboratividade do ERP na nuvem. Com esse recurso, diferentes departamentos podem acessar arquivos simultaneamente, sem a necessidade de enviar anexos por e-mail ou trocar papéis. Isso diminui bastante o tempo trabalhado por cada departamento em uma mesma atividade, o que eleva a produtividade da empresa a outro patamar.

Oferece mais controle aos gestores

Também os gestores e executivos da empresa ganham mais controle com um sistema que pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar. Afinal de contas, com essa ferramenta não é mais preciso ir até o escritório para tirar relatórios gerenciais, analisá-los e tomar decisões. No caso, basta estar conectado à internet e ter à disposição um dispositivo (seja desktop, notebook, tablet ou smartphone, por exemplo) para despachar o que for de onde estiver.

Oferece escalabilidade tecnológica

Se antes era preciso fazer novas aquisições de licenças e passar por longos períodos de implantação máquina a máquina periodicamente, agora, com o ERP na nuvem, isso não é mais um problema. Contratou novos colaboradores? Basta avisar o provedor de SaaS, alterar o acordo e disponibilizar o acesso em poucos cliques. Seu negócio foi feito para crescer, não foi? Então por que se limitar por conta da tecnologia? A quantidade de dados aumentou? Com a computação em nuvem você tem espaço ilimitado. Perdeu um documento importante? Com a computação em nuvem o backup é automático.

A verdade é que, quando o ERP está na nuvem, a empresa se torna mais competitiva tanto do ponto de vista operacional quanto da perspectiva econômica, pois não precisa fazer grandes investimentos em infraestrutura e pode se concentrar no que faz de melhor: gerar negócios. Toda a parte técnica passa a ser preocupação de um fornecedor especializado. E ele, por sua vez, entregará o melhor para cumprir com suas obrigações e manter o cliente sempre satisfeito. Assim é vantajoso para todos os envolvidos!

Mas agora nos conte aqui: você já conhecia essas vantagens do ERP na nuvem? Comente e compartilhe suas impressões e seus conhecimentos conosco! E se quiser receber nossos conteúdos em primeira mão, aproveite para assinar agora mesmo nossa newsletter!

Compartilhe