Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

7 tecnologias indispensáveis para pequenas empresas

7 tecnologias indispensáveis para pequenas empresas

Não é porque a sua empresa vai bem que ela não pode melhorar, não é mesmo? Para a sorte de todos, vivemos em uma época que a tecnologia está mais acessível do que nunca, tornando-a praticamente indispensável no nosso dia a dia. Hoje temos acesso a novas formas de nos comunicar, novas maneiras de compartilhar informação no meio corporativo, coisas que podem estar ainda distantes para algumas pessoas, mas plenamente acessíveis para qualquer empresa.

Para aquele empresário curioso com as tecnologias atuais, não se preocupe. No artigo de hoje vamos falar sobre 7 tecnologias indispensáveis para as pequenas empresas.

Computação na nuvem

Para começar, não podemos deixar de falar da tecnologia preferida das pequenas empresas. A computação na nuvem veio com tudo, foi adotada por grandes empresas que procuravam economia e se mostrou um grande negócio para as demais. Qual outra tecnologia permite que o pequeno empresário consiga utilizar ferramentas iguais aquelas utilizadas pelos grandes players do mercado a preços acessíveis?

A nuvem permite que uma série de softwares e equipamentos sejam utilizados a distância, dispensando o investimento em servidores caros e licenças pouco interessantes financeiramente. Toda a estrutura passa a ser utilizada através da internet como serviços, da mesma forma que se faz com água, luz e telefone.

Se a empresa precisa de mais poder de processamento, basta pagar por ele. Caso haja necessidade de cancelar o serviço, basta fazê-lo. Pouco burocrática e de grande custo-benefício, a computação na nuvem é uma tendência cada vez mais presente no dia a dia das pequenas empresas.

VoIP

O VoIP se estabeleceu em 2004 como uma nova forma de comunicação entre pessoas de todo o mundo. Ao invés das antiquadas linhas telefônicas públicas, essa tecnologia usa a internet e todas as possibilidades que oferecidas por ela. Precisou falar com uma pessoa do outro lado do planeta? Basta procurar por ela em um programa dedicado ou ligar para ela diretamente no telefone a um custo muito reduzido.

As possibilidades do VoIP vão muito além de preço, estamos falando da possibilidade de reuniões com um grande número de participantes, troca de documentos e planilhas durante ligações, compartilhamento de telas e muitas outras coisas. Vale lembrar que praticamente todo o aparelho de uso pessoal que se conecta a internet é compatível com o VoIP, graças a soluções totalmente integradas a nuvem.

Se o seu negócio ainda não utiliza a voz sobre IP, pode ter certeza que está perdendo uma grande oportunidade de economizar e enriquecer a forma como a sua empresa se comunica com o mundo.

Videoconferência

Colocamos essa solução próximo ao VoIP por essa ser muito dependente da anterior. Cada vez mais as empresas estão evitando pequenas reuniões presenciais e utilizando a videoconferência. A razão para isso é muito simples: economia. Ao invés de investir em viagens e hospedagens, uma videoconferência cumpre muito bem o propósito de realizar uma reunião entre duas ou mais partes. O maior inconveniente a se preocupar é o fuso horário, já que uma das partes pode estar do outro lado do planeta.

O investimento vai de acordo com as possibilidades de cada um. É possível transformar uma sala de reuniões em uma sala de videoconferência com certas adaptações, com a possibilidade de participação de várias pessoas. Por outro lado, se não há necessidade de uma sala dedicada, basta utilizar um computador em um ambiente com som controlado e um bom conjunto de câmera e microfone. Até um tablet pode ser usado, caso espaço seja um problema.

Compartilhamento de dados

Não há mais espaço para funcionários que carregam planilhas e demais documentos em pendrives. O futuro é o compartilhamento de dados. Utilizando uma série de serviços (alguns deles gratuitos), é possível não apenas guardar documentos, mas compartilhá-los com outras pessoas. Se for necessário que o trabalho seja feito por um grupo, todos podem trabalhar em conjunto, alterando o documento em simultâneo. Sim, é o fim da troca de centenas de e-mails para elaborar um único relatório.

Graças a soluções na nuvem (ela mais uma vez), documentos podem ser também acessados através de dispositivos móveis como tablets e smartphones. Algo excelente para a empresa e também para os funcionários, que conseguem estar atualizados mesmo quando estiverem em campo.

Plataformas de gerenciamento de equipe

Dentro de empresas convencionais, o trabalho é distribuído entre setores e cada um desses passa a ter uma meta de entrega. Pode acontecer de um departamento atrasar e como consequência, fazer com que todo o projeto se atrase. Para evitar esse tipo de situação, além de otimizar o desempenho geral de uma organização, foram criadas plataformas de gerenciamento de equipes.

Funciona da seguinte maneira, cada pessoa passa a ter suas funções delegadas através de uma plataforma on-line, onde prazos estão bem definidos e todo o desempenho de uma tarefa deve ser informada. O supervisor consegue entregar tarefas e acompanhar o andamento de cada uma, podendo ter uma visão macro do trabalho de toda a empresa.

Virtualização

Não, não vamos falar de óculos de realidade virtual, mas de uma forma muito interessante de economizar com equipamentos de informática. Através da virtualização, um computador (mais potente) pode rodar vários sistemas operacionais em simultâneo, transformando uma única máquina em várias. Basta adicionar dispositivos como mouse, teclados e monitores. Vários ambientes de trabalho em apenas um.

Quando um funcionário utiliza um computador, está utilizando apenas uma pequena parte do seu poder de processamento, o que não se mostra muito vantajoso quando pensamos no custo-benefício. Com a virtualização, é possível usar várias máquinas, melhorando o custo com base no investimento, sem falar que mais barato comprar uma máquina forte do que várias medianas. Muitas empresas já utilizam servidores centrais para rodar softwares de forma virtual, garantindo economia e produtividade para o negócio.

Software integrado de gestão

Com foco nas pequenas empresas, os softwares integrados de gestão prometem ajudar na visão geral do negócio, gerando informação sobre a parte administrativa, financeira, comercial, dentre outros. É como se todo o desempenho de uma organização, incluindo seus setores, estivesse totalmente visível para uma melhor tomada de decisões. A palavra de ordem aqui é unificação com base em economia de recursos e máximo desempenho.

Como pôde ver, essa ferramenta não garante apenas um maior controle do negócio, mas informações, dados valiosos que serão relevantes para a área comercial atuar com mais foco. Não é apenas organização interna, é aumento nos negócios.

Nunca foi tão simples a pequena empresa ter acesso à tecnologia de ponta para otimizar os seus negócios. São soluções que surgem de todas os lados e, que graças à tecnologia atual, conseguem oferecer alto desempenho a preços bastante competitivos. Não deixe de analisar todas as opções disponíveis para o seu negócio.

Gostou desse artigo sobre tecnologias indispensáveis para pequenas empresas? Lembre-se que ele pode ser útil para outras pessoas. Não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Compartilhe