Qual a maneira mais eficiente para a equipe de vendas manter sempre a motivação e garantir altos níveis de desempenho? Estabelecendo metas. Quando o gestor utiliza essa estratégia com inteligência, ele consegue de uma só vez atender as necessidades individuais dos vendedores e cumprir as exigências da empresa.
Porém, para ter o efeito que se espera com a definição as metas, é preciso obedecer alguns critérios. Por isso, preparamos um guia para norteá-lo enquanto cria as metas para seu time de vendas! Confira.
Indice
A meta deve acompanhar o mercado
Como definir as metas de vendas sem conhecer o mercado que atua? No papel é fácil colocar uma meta de faturamento de um milhão ou um crescimento de 200%, mas é preciso conhecer o percentual de crescimento do setor, verificar se ele está estável ou em queda e quais são as perspectivas para o mercado. Essas informações podem ser facilmente obtidas em jornais, revistas, internet e na associação da classe. Ter essas informações é o primeiro passo para a criação das metas.
Saiba o crescimento da sua empresa
Trace um histórico de como foi o aumento das suas vendas nos últimos anos. Verifique se houve alguma sazonalidade e se o seu crescimento acompanhou o mercado. Um detalhe importante deve ser analisado nessa fase: caso sua empresa tenha crescido um número próximo do mercado, os méritos podem não ter sido de sua equipe. Sua empresa certamente pode ter sido “empurrada” com o crescimento do setor… mas e quando o mercado estagnar, qual será sua estratégia? Pense nisso para continuar crescendo!
Defina as regras do jogo com antecipação
Nem pense em criar novas metas e objetivos para a equipe depois de já tê-las definido e apresentado a todos. É preciso que haja critérios e normas para haver sucesso; é preciso que toda a equipe saiba com antecedência o que a empresa espera dela e quais recompensas terão se cumprirem as metas.
Outro fator importante é jamais prometer o que não puder cumprir. O gestor que faz isso estará dando um tiro no pé. A equipe todo ficará desconfiada, desmotivada e frustrada com o gestor, podendo colocar em risco metas futuras. Sempre crie metas alcançáveis para que toda a equipe se motive e se valorize.
Qualifique sua equipe para bater as metas
Assim como um time de futebol ou qualquer outro atleta que se empenha e treina exaustivamente para poder vencer uma partida, sua equipe de vendas também deve se preparar para cumprir as metas. É preciso qualificar todo o time de vendas constantemente para que o desempenho de todos saia como o esperado.
A galinha dos ovos de ouro de toda a organização é a equipe de vendas: ela é a responsável pela receita da empresa. De nada adianta investir em novos equipamentos e tecnologia se não investir em seus colaboradores, então aprimore as técnicas de vendas de sua equipe, como contornar objeções, agregar valores ao produto e como melhorar o atendimento. Essas são as verdadeiras ferramentas que sua equipe irá precisar para alcanças as metas.
Deixe claro o que o vendedor deve fazer para atingir as metas
Ensine-os a alcançar a excelência. Mostre o que cada um precisa fazer e aprimorar e quais hábitos eles devem perder para obter sucesso. Sua equipe precisa estar engajada com o propósito estabelecido, e cada vendedor precisa se sentir seguro e confiante, sabendo que pode contar com a liderança do gestor. Preste bem atenção nesta palavra: LIDERANÇA. Ela fará toda a diferença na jornada da equipe para o sucesso.
E então, gestor, vai adotar essas estratégias e definir as metas de venda para ajudar você e sua equipe a terem sucesso em alcançá-las? Só não se esqueça de voltar aqui para nos contar nos comentários como foi o resultado dessa empreitada!
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