Um sistema de gestão empresarial para distribuidora é capaz de renovar a gestão do negócio. Vale relembrar o conceito do termo ERP (Enterprise Resource Planning), que em português significa: Planejamento de Recursos Empresariais. Ou seja, além de auxiliar em pontos essenciais no processo de distribuição, o software é capaz de automatizar as tarefas operacionais de todas as áreas da empresa. 

No artigo de hoje vamos conhecer os recursos disponíveis em um sistema de gestão empresarial para distribuidora. Confira! 

1. Agilidade na emissão de pedidos 

Uma das principais necessidades das distribuidoras e atacadistas é ter agilidade nos processos de emissão de pedido. Para isso, o software precisa automatizar a força de vendas fornecendo as seguintes informações para o representante: histórico de acompanhamento do cliente (situação cadastral, últimas compras); Consultar o preço do concorrente; Calcular a lucratividade do pedido (comissão flex); entre outras. 

Com a solução também é possível ter agilidade na criação automática de propostas e orçamentos personalizados (com fotos e descrição técnica).

2. Agilidade no faturamento 

Com a integração do AFV (automação de força de vendas) com o ERP, os pedidos lançados são encaminhados automaticamente para o setor financeiro. Isso garante mais agilidade na entrega dos produtos e no faturamento. 

3. Emissão de nota e cálculos de tributos automáticos

Na busca pela competitividade e por melhores resultados, as distribuidoras  têm procurado reduzir seus custos e principalmente os seus tributos. Mas para que isso aconteça é preciso buscar a organização fiscal e o software ERP também pode te ajudar nessa missão e o melhor: de forma automática! 

No sistema, você consegue definir quais são as regras de tributação do seu negócio. A partir disso, é possível emitir um pedido, gerar uma ordem de separação, controlar cada etapa por status e ainda fazer a emissão da nota fiscal eletrônica, tudo em uma única tela. 

O sistema de gestão empresarial para distribuidora da ADV Tecnologia também conta com o módulo CNAB, que além de efetuar a emissão dos boletos de cobrança, contempla a geração do arquivo remessa para que os boletos sejam registrados junto ao banco para a quitação automática dos títulos liquidados, através da leitura do arquivo de retorno. 

4. Controle de estoque eficiente com sistema de gestão empresarial para distribuidora

Um bom ERP para distribuidora também deve fornecer um controle de estoque eficaz. O sistema deve fazer o cálculo automático de estoque mínimo e ponto de pedido.

Além de sugestão de reposição de itens baseados na análise automática da demanda, para atender a demanda sem cortes de pedidos e sem estoques excessivos, e ainda assim manter um preço que lhe permita competitividade com o mercado.

5. Gerenciamento das etapas de separação e expedição 

O sistema de gestão empresarial para distribuidora deve oferecer o controle das etapas de separação e expedição, com ferramentas para conferências por código de barras. Evitando erros, como envio de produtos em maior ou menor quantidade do que solicitado pelo cliente. 

6. Monitoramento da rota 

Ter um sistema de roteirização também é essencial para distribuidoras e atacadistas. A solução irá traçar o itinerário das entregas seguindo uma lógica de prioridade, mas que também garanta uma economia de combustível e rapidez no prazo de recebimento dos clientes.

7. Alertas inteligentes 

O sistema de gestão da ADV Tecnologia dispõe da ferramenta de alertas inteligentes, que garante proatividade no uso das informações, pois envia automaticamente para o e-mail ou celular dos usuários todos os dados que sejam importantes para as decisões do dia a dia, como por exemplo:

  • Alertas sobre clientes que deixaram de enviar pedidos ou cotações; 
  • Itens que precisam ser comprados para atender a demanda real de pedidos; 
  • Pedidos de compra em atraso; 
  • Orçamentos enviados e pendentes a mais de x dias;
  • Evolução das metas de vendas e lucro;
  • Acompanhamento dos prazos de validade para produtos controlados por lote; entre outros. 

Como renovar sua empresa com um sistema de gestão empresarial para distribuidora

Os atacadistas e distribuidores tem vários desafios, entre eles, o de ter um processo de vendas extremamente ágil, deste o momento do pedido até a efetiva entrega do produto. 

Para ajudar nestes desafios, oferecemos há 26 anos, o Advanced Business ERP, um software de gestão completo e fácil de usar ao mesmo tempo, onde o usuário executa todos os processos e controles que um distribuidor precisa, através de poucas telas e cliques.

Faça uma demonstração gratuita online do nosso software. Você vai descobrir como otimizar os processos operacionais e aumentar os lucros da sua distribuidora! 

Demonstração Grátis