Protocolo TLS 1.2 (SOLUCIONADO): como resolver incompatibilidades na NF-e 4.0

/, Sem categoria/Protocolo TLS 1.2 (SOLUCIONADO): como resolver incompatibilidades na NF-e 4.0

Com a nova versão na NF-e 4.0, a SEFAZ passará a utilizar também o Protocolo TLS 1.2 para comunicação. Conforme descrito na nota técnica 2016.002, o Protocolo SSL foi substituído pelo TLS 1.2 por questões de segurança.

Contudo, O TLS 1.2 só existe no Windows 7 ou superior, ocorrendo incompatibilidade em versões anteriores para emissão da NF-e.

E como resolver?

É necessário fazer a atualização ou ativação TLS 1.2, que poderá ser executada através da Central de atualizações do próprio Windows ou manualmente através dos links disponíveis pela Microsoft. Para isso, identifique a versão do seu sistema e sua respectiva solução.

Requisitos das edições do Windows:

Windows XP e Windows Server 2003: Não possuem o protocolo TLS 1.2, desta forma, não será mais possível transmitir as notas à SEFAZ.

Solução: (Terá que trocar o sistema operacional para uma versão superior ao Windows 7). Recomenda-se que entre em contato com o seu técnico para realizar essa ação.

Windows 7/Windows Server 2008: Possui o Protocolo TLS 1.2, porém só funcionará se tiver a atualização do SP1 (Service Pack 1) e uma segunda atualização específica da Microsoft para a correção de erros.

Solução: (Terá que ativar o TLS 1.2 – Nas opções da internet do seu computador, geralmente acessado pelo internet explorer, na Aba Avançadas, marque a opção “usar TLS 1.2), conforme a print abaixo: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesmo assim continua dando erro? Caso feito as alterações acima, e mesmo assim persistir o erro, significa que o seu SP1 ou SP2 não estão atualizados, para isto será necessário atualizar o sistema operacional, conforme orientações abaixo: (Obs: Recomendamos que procure um técnico da sua empresa para realizar essa operação). 

Passo a Passo:

  • Acesso de Administrador:

Para fazer o procedimento é necessário ter permissão de administrador.

  • Acesso sem bloqueio as configurações do Update:

É necessário ter acesso liberado a central de Update do Windows, para que seja possível verificar se há atualizações disponíveis. Acesse o painel de controle e pesquise por: Windows Update. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida, acesse: Procurar atualizações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida, será realizada uma verificação no sistema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso o Windows encontre uma atualização, basta clicar em: Instalar atualizações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao concluir o processo de atualização é indispensável a reinicialização do computador.

Updates necessários:

Se desejar, poderá baixar os pacotes das atualizações no site da Microsoft através dos links disponíveis logo abaixo. Porém, antes é necessário identificar a versão do Sistema Operacional do seu computador.

Passo a Passo

Acesse o Menu Iniciar do Windows, ou pressione a tecla ‘Windows’ e pesquise por Painel de Controle. Em seguida, clique em: Sistema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Será exibido a tela com as informações do computador, verifique o tipo de sistema Operacional se é 32 ou 64 bits.

Obs: Esta informação é importante para a atualização do SP1 (Service Pack 1) ou SP2 (Service Pack 2). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida, faça o download dos pacotes das atualizações: 

»  KB976932: Windows 7 e Windows Server 2008 R2 Service Pack 1.
https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=5842

» KB2992611: Atualização de Segurança do Windows 7.
https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=44633

» KB948465: Windows Server 2008 Service Pack 2.
 https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=15278

Ao finalizar, reinicie o computador para que as alterações sejam realizadas.

O erro ao emitir NF-e não é do sistema de gestão da ADV Tecnologia e sim do sistema operacional, utilizado no seu computador. Portanto, ao contatar o nosso suporte, não poderemos prestar auxílios maiores do que as recomendações acima.

De qualquer maneira, continuamos à disposição.

Equipe ADV Tecnologia

Por | 2018-08-02T20:03:27+00:00 02/08/18|

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da ADV Tecnologia.

Ligue Agora: (11) 2261-4000 Fora do Estado de SP: 0800 818 2804