Sistema ERP para Indústria


Fazer a migração de ERP de forma eficiente é essencial para as empresas que desejam melhorar a competitividade no mercado, reduzir cursos, ter maior eficiência operacional e aumentar a produtividade. Porém, esse processo é muito delicado e exige a adoção de alguns cuidados para aproveitar o melhor desta tecnologia. 

Para te ajudar na migração de ERP, elaboramos um artigo que explica como acontece esse procedimento e o que deve ser observado na migração de ERP.

O Que É Migração De ERP?

migração erp

A migração de ERP é, basicamente, processo de transição de um sistema de gestão empresarial para outro. Para que essa transferência seja feita de forma adequada e com segurança, é preciso seguir algumas etapas importantes que, normalmente, são orientadas pelo fornecedor de tecnologia contratada. 

Quais Os Motivos Para Fazer A Migração De Um ERP?

Há muitos motivos para fazer a migração de um ERP. Um dos mais comuns é a necessidade de contratar uma solução mais moderna, pois, com o tempo, os sistemas de gestão ficam obsoletos e deixam de atender às necessidades dos negócios. 

Os sistemas mais inovadores trazem funcionalidades precisas e eficientes para fazer o gerenciamento integrado de todos os departamentos, além de recursos completos que se adequam à realidade de empresas de diferentes perfis. 

Outro motivo para fazer a migração de ERP é o tamanho do sistema, que deixa de atender a complexidade das operações. Isso acontece principalmente com empresas que expandem suas atividades.

O custo e a produtividade também são motivos para a migração de ERP. Se o sistema usado atualmente está fora do orçamento da companhia, chegou a hora de encontrar uma solução com o melhor custo-benefício. 

Há também situações em que a empresa contrata uma ERP, mas ele não se adapta às suas operações, o que gera a necessidade de fazer a migração de ERP.

Como Funciona A Migração De ERP?

A migração de ERP é um processo que envolve uma série de etapas, como já mencionamos. A primeira é uma avaliação completa das necessidades e objetivos da empresa. Depois disso, é preciso buscar uma solução que se adequa ao perfil do seu negócio.

A partir da contratação do sistema, inicia-se a etapa da personalização e configuração para fazer a adaptação dos processos internos. É preciso ainda oferecer treinamento aos colaboradores que utilizarão o sistema. O processo de migração de ERP envolve ainda testes rigorosos para que o sistema opere de maneira adequada.

Como Migrar De Sistema ERP?

Para migrar de sistema ERP, além dessas etapas que mencionamos acima, há ainda outros procedimentos essenciais. Confira!

Mapeamento De Processos

O mapeamento de processos é uma etapa importantíssima na migração de ERP, que requer uma avaliação completa de todos os procedimentos da empresa.

Sendo assim, é preciso identificar as atividades e tarefas, fluxos de trabalho, interações e dependências entre os setores. A finalidade é compreender como a companhia opera e quais funções estão interligadas. Com isso, é possível fazer uma migração mais adequada, segura e efetiva. 

Dimensionamento da Solução

Para fazer a migração, é preciso considerar o dimensionamento da solução. Dessa maneira, você deve considerar fatores como o tamanho da empresa, quantidade de usuários, complexidade dos processos, integrações necessárias e os objetivos com o novo sistema ERP

Feito isso, a empresa deve dimensionar a solução de maneira adequada para garantir que ela suporte a carga de trabalho, permitindo também a escalabilidade à medida que a empresa cresce. 

Comunicação com a Equipe

A comunicação com a equipe também é fundamental na migração de ERP. Os colaboradores que utilizarão o sistema devem conhecer as funcionalidades e como usar o novo sistema. 

Por isso, promova treinamentos e informe os colaboradores sobre os cronogramas de implantação do ERP, os impactos nas operações e como os processos serão executados com a ativação da nova solução. 

Qual ERP Escolher Para Migrar?

migração erp

O melhor ERP será sempre aquele que atende às necessidades da sua empresa, isso inclui recursos disponíveis, orçamento, mercado de atuação, etc. 

Por isso, na hora de definir a melhor solução para fazer a migração, é preciso avaliar cada um desses critérios, pois, assim, você encontrará a solução mais adequada para o seu negócio.

Quais São Os Principais Riscos Que Merecem Atenção?

A migração de ERP pode apresentar alguns riscos para as organizações, quando feita de forma incorreta e sem planejamento. Dessa forma, um dos principais riscos é a interrupção das atividades operacionais, o que afeta a produtividade, causando impactos, inclusive, nas finanças da companhia. 

A migração de ERP mal planejada pode envolver também falhas no processo de integração, onde o sistema não consegue ser integrado com outras soluções usadas pelas empresas, o que pode resultar em perda de dados ou processos ineficientes.

Outro risco é quando a solução contratada pela empresa não atende totalmente às necessidades operacionais, levando a processos ineficientes.

Por fim, a segurança da informação também pode ser tornar um risco quando a migração de ERP não é feita corretamente ou com uma empresa que não atende a todos os requisitos de proteção de dados. 

Dicas Para Fazer A Migração De ERP

  • Tenha um Planejamento Sólido: defina objetivos claros, cronograma e alocação de recursos.
  • Avaliação de Necessidades: dê prioridade para os requisitos necessários para a operação da sua empresa.
  • Tenha Uma Equipe de Implementação: escolha profissionais competentes e qualificados.
  • Comunique-se Com a Equipe: informe os colaboradores sobre todas as etapas do processo de migração de ERP.
  • Faça Testes: medida essencial para identificar e corrigir problemas potenciais.
  • Backup de Dados: antes de fazer a migração, faça backups completos dos dados.
  • Monitore Constantemente: depois da implantação, acompanhe os processos e ajuste, se necessário.  
  • Segurança de Dados: utilize medidas eficazes de proteção de informações sensíveis.
  • Documentação Completa: tenha todos os registros do processo de migração.

Conclusão

Depois de ler este artigo, ficou mais claro tudo que envolve a migração de ERP? Então, para um processo seguro, siga as nossas dicas.

Se você quer migrar para uma solução mais completa, segura e eficiente, conheça as soluções ADV Tecnologia, um sistema ERP completo para otimizar os processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços. Entre em contato conosco e faça uma demonstração gratuita preenchendo o formulário abaixo!


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis