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Se você, empresário ou gestor, precisa otimizar a movimentação de estoque dos produtos, insumos e matérias-primas, saiba que a metodologia kardex pode ser a sua grande aliada para tornar seu processo de armazenagem mais eficiente.

Esse método é uma ferramenta de controle de estoque que auxilia no registro de entradas e saídas de mercadorias de maneira organizada e sistemática. 

Por meio de fichas e planilhas, o kardex possibilita um registro detalhado do movimento de cada item, incluindo datas de entrada e saída, quantidades, saldo disponível, entre outras informações relevantes.

Continue lendo o nosso artigo e entenda o que é kardex, como esse método funciona e como aplicá-lo na sua empresa de maneira eficiente. 

O Que É O Kardex?

O kardex, como mencionamos no início deste artigo, é uma metodologia de controle de estoque projetada para registrar e monitorar a movimentação de produtos, insumos e matérias-primas em armazéns.

Esse método utiliza um sistema de fichas, planilhas ou softwares, que detalham tudo que entrou e saiu de um estoque, reunindo também outras informações, como datas, quantidades e saldos disponíveis.

Para Que Serve O Kardex?

O kardex serve para proporcionar uma visão mais clara e atualizada das condições do estoque, tornando a gestão de produtos muito mais otimizada e eficiente. 

Além disso, a ficha kardex serve também para auxiliar os gestores na detecção de problemas no processo de armazenagem, na identificação de tendências de demanda e na necessidade de reposição de estoque. Ela contribui ainda para que a empresa evite desperdícios, controle custos e garanta uma melhor distribuição de recursos. 

História Do Kardex

O método kardex foi criado no início do século XX como um sistema de arquivamento de fichas em armários, para organizar dados em diversos contextos, incluindo o controle de estoque em empresas. 

Embora tenha sido em grande parte substituído por sistemas informatizados mais avançados, o conceito básico do kardex ainda é usado por diversas empresas, influenciando as práticas de gestão de estoque.

Qual A Importância Do Kardex?

O kardex tornou-se uma ferramenta essencial, principalmente, para as empresas que desejam otimizar a movimentação de produtos nos armazéns.

Isso acontece porque essa metodologia consegue fornecer um controle detalhado e preciso do estoque de uma empresa, o que possibilita uma gestão mais eficiente e estratégica dos recursos. 

Ao obter um registro sistemático e minucioso de todas as entradas e saídas de produtos, insumos e matérias-primas, os gestores conseguem tomar decisões embasadas em dados precisos.

Dessa forma, a empresa tem uma visão clara do inventário em tempo real, possibilitando ações rápidas e seguras para melhorar a eficiência operacional e potencializar os resultados.

Como Usar Kardex Ou Controle Convencional De Estoque?

O kardex é um método que mantém os registros de movimentações em fichas, softwares ou planilhas, que trazem todos os detalhes das transações de forma cronológica e estruturada. Sendo assim, cada entrada e saída é registrada, o que possibilita acompanhamento preciso de tudo que acontece dentro do estoque.

Por outro lado, o controle convencional de estoque pode utilizar registros em papel, e planilhas eletrônicas para fazer esse acompanhamento. 

Lembrando que a escolha entre o uso do kardex ou de um controle convencional deve levar em consideração as necessidades operacionais e os recursos disponíveis da empresa. 

Contudo, vale ressaltar que o kardex é uma ferramenta eficaz para organizar e controlar estoques e, quando usada juntamente com sistemas de controle de estoque, é possível obter ainda mais vantagens, como automação de processos, análise de dados mais avançada, etc.

O Que É Um Relatório Kardex?

Um relatório kardex é um documento que detalha as principais informações sobre o movimento de estoque de uma empresa em um período específico.

Sendo assim, ele reúne dados sobre entradas e saídas de produtos, insumos ou matérias-primas, fornecendo dados como datas, quantidades e saldo disponível. 

O Que É Uma Ficha Kardex?

Já a ficha kardex é um documento composto por diversas colunas que registram informações como datas de entrada e saída de produtos, quantidades, saldo disponível, além de outras informações relevantes.

Dessa forma, esse documento auxilia no acompanhamento do fluxo de mercadorias, na identificação de tendências de demanda, controle de custos e tomada decisões estratégicas relacionadas à gestão do inventário. Resumidamente, ela serve como uma ferramenta valiosa para o controle e análise do estoque de uma empresa.

Como Fazer Um Kardex?

Para criar um kardex eficiente, o primeiro passo é criar um cadastro completo dos itens que serão controlados, incluindo dados, como descrição, código, unidade de medida e outras informações relevantes. O passo seguinte é definir um local apropriado para armazenar e manter essas informações de maneira organizada e acessível

Você pode usar um software de gestão de estoque que, inclusive, é a solução mais indicada, já que esse sistema permite uma automação mais eficiente do processo, além de possibilitar a integração com outros setores, a geração de relatórios e análises precisas.

Embora não seja o mais indicado, você pode usar uma planilha ou mesmo fazer registros em papel. Porém, lembre-se que esse método pode gerar dados imprecisos. Após escolher a estratégia mais adequada, é preciso alimentar de forma contínua o kardex, registrando a data da aquisição, quantidade adquirida, preço unitário e fornecedor.

Conclusão

O kardex garante uma organização eficaz e um controle preciso do fluxo de mercadorias. Ao aliar essa metodologia com um software de gestão de estoque, sua empresa pode desfrutar de um processo eficiente e uma visão mais abrangente e precisa do armazenamento dos seus produtos.  

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