Para garantir que sua empresa seja um sucesso, é preciso fazer um planejamento anual, levando em conta tudo o que um sistema de ERP pode auxiliar. Começar a organizar o ano do seu negócio é um dos pontos altos para garantir que tudo dê certo.

Os acontecimentos do ano de 2020 foram inesperados, pegando muitos empresários de surpresa, por isso, ter um planejamento anual bem estruturado vai evitar que qualquer problema seja evitado, seja com o financeiro, produtos, estoque, produção, entre outros.

O que é preciso para fazer um bom planejamento anual?

Basicamente, para o planejamento funcionar, é necessário primeiro entender o que já foi feito no ano anterior. Visualize tudo o que aconteceu: erros, acertos, verificar os indicadores financeiros, as vendas, o crescimento da empresa e identificar o desempenho de toda a equipe.

Todo esse diagnóstico que será feito, é ideal para identificar os resultados e objetivos daquele ano. Principalmente, determinar o que não foi alcançado, para avaliar melhores estratégias, que sejam eficazes para o que a empresa almeja alcançar.

ERP e o planejamento anual

Uma vez que o planejamento toma como base o que já ocorreu, se projetando nesse passado da empresa. Com isso, o sistema de ERP entra como núcleo e base para que o empresário busque, a partir das informações necessárias do passado, fazendo com que ele faça o planejamento de vendas, financeiro, tributário, comercial, até mesmo o planejamento de marketing.

Todas essas informações ficam alocadas dentro do ERP. Então, a partir das informações já utilizadas no sistema, no ano anterior, é possível traçar e provisionar um planejamento para o próximo ano.

Um planejamento precisa de metas

Uma empresa não consegue se sustentar sem um planejamento, pois é como se ela estivesse navegando sem uma bússola. É preciso ter uma meta e um foco para saber onde o seu negócio vai chegar.

Para que isso aconteça, também é necessário ter uma verba reservada para alcançar as novas metas, que estão ligadas ao planejamento. Por exemplo, se para o próximo ano a empresa precisa de 100 novos contratos, e ao longo do último ano a empresa vendeu 80 (vindas do ERP), será um aumento de 20% para clientes novos. Então, é necessário buscar insumos para incluir na sua operação, formas de alcançar essa meta.

ERP e os dados

O ERP vai seguir como um balizador para o seu planejamento, ajudando a sua empresa a traçar essas metas e buscar o seu resultado. O sistema vai lidar com os dados e informações friamente, então o empresário precisa levar em conta também os fatores externos, como foi em 2020, com a pandemia do novo coronavírus.

O sistema conta apenas com as informações contidas nele, seja no faturamento, no financeiro, estoque, etc. Portanto, o ERP é o núcleo de uma empresa, no qual, baseado nele, será possível traçar e planejar uma meta para o próximo ano. E, consequentemente, no outro ano, serão feitas novas comparações, com as informações disponibilizadas pelo ERP.

Com as informações fornecidas pelo ERP, é possível traçar os objetivos de maneira mais assertiva, olhando para os dados reais. Sem o ERP o seu planejamento pode não ser tão real, o que dificulta o alcance do seu planejamento.

Mude seu software ERP

Um bom sistema ERP vai ajudar em todas as áreas da sua empresa. Saiba 20 motivos para fazer a troca do seu sistema de gestão e investir em um sistema totalmente completo, que vai ajudar sua empresa a crescer ainda mais no mercado. Baixe agora o e-book!

600x345

Demonstração Grátis