O Brasil atingiu em agosto de 2021 um novo recorde de inadimplentes, cerca de 11,890 milhões de famílias endividadas, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Pensar em formas de evitar calotes de clientes pode ser considerado um grande desafio para as empresas. 

Com a crise econômica causada pela pandemia e o alto índice de desemprego, a tendência é que o número de inadimplentes aumente. Pensando nisso, a ADV Tecnologia listou 5 formas de se livrar do prejuízo. Confira:

1. Dê preferência para o uso cartão de débito/crédito

Se há alguns anos perguntassem “como evitar um calote de cliente”, a resposta seria: evite aceitar cheques. Hoje, a dica quase universal é: opte por cartão de crédito como forma de pagamento na sua empresa.

Caso o seu negócio permita utilizar o cartão de crédito, opte por essa forma. Antes, claro, faça uma conta simples sobre o índice de inadimplência da sua empresa e a porcentagem cobrada pelo cartão de crédito. 

2. Ter um contrato bem amarrado

Uma das formas de evitar calotes de clientes é ter um contrato bem amarrado com detalhes e informações necessárias. Ter a prestação do seu serviço documentada dará a possibilidade de levar, em caso de inadimplência, para os meios legais como Serasa. 

3. Veja o cadastro positivo para evitar calotes de clientes 

Atualmente, as empresas também podem consultar o cadastro positivo. O seu negócio pode ter essa política de fazer pesquisa sobre o cliente antes de fechar qualquer compra. No entanto, a escolha de vender ou não para um consumidor que tem um cadastro negativo deve ser pensada. 

Algumas empresas arriscam e vendem para clientes que não têm um cadastro positivo, já que o mercado está em crise e as dificuldades de manter um negócio são cada vez maiores. 

4. Pedir referência

A velha referência sempre vai continuar sendo uma das formas de como evitar calotes de clientes. A referência de um conhecido pode te dar mais segurança.  Obviamente, não será algo certeiro e 100% confiável.

Algumas empresas, além de usarem essas dicas, vinculam a conclusão do serviço, por exemplo, com a parte do pagamento. Em outros casos, só entregam o produto após o pagamento total. Existem mecanismos que podem ser utilizados de acordo com seu negócio e que darão mais segurança. 

5. Acompanhar índice de inadimplência

Junto das formas de como evitar calotes de clientes citadas acima, é importante sempre acompanhar o índice de inadimplência. Ele será um balizador da sua empresa. 

Além do índice geral divulgado pelos órgãos oficiais, há os índices de cada segmento. “Se o seu segmento é o varejo, por exemplo, e o índice de inadimplência está em 7% e o da empresa em 5%, você está em um nível bom. Caso o seu negócio esteja em um índice maior do que 7%, você precisa ver o que há de errado.”

Depois de acompanhar esses índices, as empresas também podem estabelecer metas para diminuir a inadimplência dos consumidores, essa é uma das formas de como evitar calotes de clientes.

6. Como evitar calotes de clientes com um ERP 

Uma outra maneira de evitar calotes de clientes é utilizar um sistema de gestão. O ERP auxilia o empreendedor em uma decisão dessa, porque uma coisa é o cliente ter uma negativação, outra é quando ele tem uma recorrência de dívidas. O risco do consumidor não pagar é maior. Caso a inadimplência do cliente seja registrada no ERP, o sistema será um instrumento para organizar as informações e alertar o histórico de pagamentos de um determinado consumidor. 

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