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Se você possui uma pequena e média empresa e está na busca por vender mais produtos ou serviços, você precisa conhecer a jornada do cliente. Entender o que seus clientes pensam, como escolhem as marcas e produtos que precisam e outros fatores que influenciam a decisão de compra é fundamental.

Neste artigo, você irá entender como a jornada do cliente pode ser utilizada para fazer sua empresa crescer ainda mais. Tudo isso através de uma estratégia de vendas que cria resultados reais!

O que é a jornada do cliente?

Jornada do cliente é o nome dado à trajetória percorrida pelo consumidor de um produto ou serviço do início ao fim do processo de compra. Então, mesmo antes de se decidir pela finalização da compra, ele já está dando os primeiros passos em sua jornada. 

Basicamente, a jornada do cliente tem como objetivo, auxiliar a equipe comercial e de marketing, para preverem possíveis questões, dúvidas e necessidades do seu cliente. Com essa previsão, é possível criar estratégias mais assertivas e focadas. 

Qual a importância da jornada do cliente?

A jornada do cliente se torna um grande conceito para as mais diversas empresas, seja ela pequena, média ou grande. Com um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia e os dados, portanto, devem ser aliados para criar experiências de compra personalizadas e realizar as abordagens certas nos momentos certos.

O mais importante é ter em mente que a jornada do cliente é uma ferramenta valiosa para conduzir leads (seu potencial comprador) à melhor experiência de compra possível. Afinal, a experiência do consumidor vem ganhando espaço e protagonismo entre as empresas ao longo dos anos. 

Como aplicar a jornada do cliente na minha empresa?

É possível aplicar essa metodologia na sua empresa, do momento em que o cliente toma conhecimento de seu produto ou serviço, até a conversão da compra. Assim, o cliente atravessa uma jornada de descoberta de sua solução, que é dividida em 4 etapas:

Aprendizado e descoberta

O seu potencial cliente inicia as etapas de uma possível compra, mas ele ainda não sabe se realmente tem um problema ou identificou uma oportunidade. Nesta etapa, não é indicado que o seu time de vendas entre em contato direto com ele, já que ele ainda não sabe o que precisa e não conhece a sua empresa.

Reconhecimento do problema

Nessa etapa, o possível comprador identifica uma oportunidade ou conhece o seu problema. A principal dor dele está clara e as pesquisas e procuras vão focar em entender melhor como resolver esse problema, aprendendo sobre as possíveis soluções.

Essa é uma oportunidade de o seu time de vendas ajudar. Se ele preencher um formulário e se tornar uma lead, garanta que o seu time de vendas o prepare para a compra, sabendo como fazer a nutrição de leads com conteúdo relevante e auxiliando nas dúvidas sobre o produto e a solução.

Consideração da solução

A partir de agora os seus vendedores vão adotar estratégias mais incisivas. O seu possível cliente já sabe qual é o seu problema e começa a conhecer e avaliar algumas soluções possíveis para esse problema.

Os seus times de vendas e de marketing devem ajudar a criar o senso de urgência para o prospect, ou seja, mostrar que aquele problema deve ser resolvido rápido, acelerando a jornada do cliente. É uma tendência que possíveis compradores se esqueçam do problema e não adquiram a solução.

Mantenha contato com o prospect (ou lead, o que é ainda melhor). Certifique-se de qual é a dor e o que ele procura na solução, lidere-o no caminho de que a sua solução é a melhor.

Decisão de compra

Aqui o seu possível cliente já está comparando as soluções e decidindo qual se encaixa melhor para o seu problema (além do seu bolso e das suas necessidades).

Os seus vendedores precisam mostrar claramente as vantagens do seu produto e os diferenciais da sua empresa — essas são as principais armas para o seu time de vendas.

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