O que é Aging List e como pode auxiliar na gestão financeira?

Você já teve dúvidas em como analisar os dados e transações bancárias da sua empresa? Pois, o Aging List é uma solução indicada para o seu dia a dia, otimizando os processos de tomada de decisão. Capaz de facilitar acessos e lembrar o usuário de datas limites de contas a pagar, esta ferramenta de gestão vem ganhando público em todo o Brasil.

No blog post de hoje a ADV Tecnologia explica o que é aging list, quais as diferenças e semelhanças com fluxo de caixa, além de quais maneiras obter um controle financeiro mais efetivo e ágil. Veja estas respostas na sequência!

O que é Aging List? Conheça esta ferramenta!

Aging list é a seleção de contas a pagar e receber de uma empresa. Por apresentar os dados em ordem cronológica, a ferramenta utiliza tabelas para a classificação financeira dos débitos ou valores a receber, dentre outros detalhes relacionados aos dados e fluxos empresariais.

Alguns administradores costumam confundir o conceito de Fluxo de Caixa com o Aging List. Mas acredite, eles possem características distintas, e saber como administra-los é fundamental para a saúde financeira do empreendimento. A ADV Tecnologia fornece estas informações logo na sequência.

Fluxo de caixa? O que é e como gerenciar.

Pontos positivos do Aging List

As vantagens em adotar o Aging List em uma empresa compreendem o controle de contas a pagar e receber, previsão de débitos e lançamentos futuros, administração de compradores com dívidas, bem como, a percepção de falhas nas cobranças.

Para administradores atentos aos dados da empresa, a ferramenta possibilita decisões ágeis e inteligentes, baseadas em dados e metas estabelecidas. Inclusive, utilizando o Aging List fica muito mais acessível à conquista destes resultados positivos.

Veja também: Controle financeiro: como manter meu caixa no azul?

Como fazer um Aging List?

Para planejar e efetuar o Aging List da empresa, saiba que o processo é simples, ainda que ofereça muitos detalhes sobre credores, empresas e contatos. Seja com planilhas simples, ou utilizando um sistema eficiente com soluções automatizadas, o Aging List é uma ferramenta que possibilita o controle efetivo dos dados empresariais. Tenha em mãos as seguintes informações:

  • dados de fornecedores e consumidores;
  • datas de vencimento das contas a pagar e receber.

Agora, confira abaixo as principais diferenças entre o aging list e o fluxo de caixa para o seu negócio!

Qual a diferença entre Aging List e Fluxo de Caixa?

Ainda que o Aging List e o Fluxo de Caixa pareçam ferramentas de trabalho bastante similares, acredite, eles diferem e apresentam funções bem distintas entre si. Se por um lado o Fluxo de Caixa define um montante a ser debitado em um período, o Aging List apresenta os dados dos compradores – o que inclui vencimentos, lançamentos futuros e contas a pagar.

Especialistas em gestão financeira afirmam, o Aging List é um complemento importante do Fluxo de Caixa, e utilizá-los é essencial para a conquista da saúde financeira de toda empresa. Conheça mais sobre cada um deles!

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é a ferramenta de gestão financeira que, dentre outras possibilidades, oferece o controle das entradas e saídas de contas da empresa em um dado período. Além disso, o fluxo também pode ser preditivo, com foco em períodos futuros. Desta forma, os gestores passam a administrar com maior segurança os fluxos previstos, bem como, os efetivamente realizados.

Caso você queira saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir nosso post sobre: Qual a importância do fluxo de caixa nas empresas?

Como gerenciar o aging list e o fluxo de caixa?

Tão importante quanto utilizar o aging list e o fluxo de caixa, é essencial saber como administra-los de maneira eficiente. É altamente indicado o uso de um sistema de gestão que auxilia no gerenciamento dos dados e funções. Sabemos que o processo pode ser feito a mão, mas contando com o sistema, os resultados são precisos e confiáveis, características essenciais para o sucesso de uma empresa

O fluxo de caixa e o aging list possibilitam que os administradores possam otimizar e planejar a situação financeira. Como estas ferramentas utilizam dados importantes, o uso de um sistema seguro e confiável garante o devido cuidado das informações de contatos e transações empresariais.

Gostou de conhecer a importância de ferramentas como o aging list e o fluxo de caixa na administração do seu negócio? Então, siga de olho nos conteúdos que a ADV Tecnologia prepara semanalmente para você aqui no blog. Além disso, compartilhe estas informações com familiares ou sócios interessados em gestão inovadora.

Até o próximo artigo!

Demonstração Grátis