Você sabe o que é CRM de vendas? Esse sistema oferece recursos que auxiliam na construção e gestão de relacionamento com clientes a longo prazo, possibilitando a melhoria na experiência de compra e otimizando os processos comerciais.
Por meio dessa tecnologia, os gestores e vendedores conseguem monitorar todo o ciclo de vendas, centralizar dados, personalizar interações e identificar também as melhores oportunidades de vendas.
Leia o nosso artigo e compreenda o que é CRM de vendas, como ele funciona, principais vantagens e como escolher a melhor solução para seu negócio.
O Que É CRM De Vendas?
CRM de vendas é um software que auxilia no gerenciamento da gestão de clientes e prospects de uma empresa. Ele possui recursos que automatiza processos, eliminando tarefas manuais, além de organizar dados em uma plataforma centralizada, simplificando o acesso a informações importantes para o fechamento de negócios.
Esse sistema permite ainda o monitoramento de clientes, oferece análise de desempenho e integra seus recursos com outros sistemas usados por uma empresa.
O Que Faz O CRM?
Além de entender o que é CRM, é importante compreender quais são as funções desse sistema, permitindo que decida se essa tecnologia é a melhor para a sua empresa. Confira o que faz o CRM para a sua empresa:
- Armazenamento de dados básicos, como nome, telefone e endereço de clientes atuais e potenciais;
- Registro de interações, como visitas ao site, chamadas e e-mails, e organiza informações relevantes para facilitar o trabalho das equipes.
- Gerenciamento e monitoramento de informações de clientes de maneira centralizada.
- Acesso facilitado aos dados em qualquer dispositivo.
- Automatização da captura de e-mails;
- Simplifica de tarefas repetitivas;
- Relatórios precisos e recomendações em tempo real.
Quais Os Benefícios De Um CRM De Vendas?
O CRM de vendas é um sistema muito usado pelas empresas, principalmente, porque oferece uma série de benefícios para as operações comerciais. Listamos as principais vantagens, confira:
- Gestão centralizada: organização das interações e dados de clientes em uma única plataforma;
- Personalização de vendas: adaptação de ações abordagens às necessidades específicas dos clientes.
- Monitoramento eficiente: automatização do controle de leads e funil de vendas, garantindo continuidade nas negociações.
- Captação de novos clientes: possibilita uma melhor qualificação, nutrição e conversão de leads.
- Integração entre departamentos: promove colaboração ao compartilhar dados entre várias equipes.
- Automatização de tarefas: torna as tarefas repetitivas mais simples, como envio de e-mails e criação de relatórios automáticos.
- Informações unificadas: elimina duplicidades e oferece dados confiáveis e seguros.
- Geração de relatórios: proporciona análises para decisões estratégicas.
- Padronização de processos: as etapas de vendas e atendimento são padronizadas e consolidadas.
Quais Os Tipos De CRM?
Hoje em dia, as empresas podem contar com dois tipos de CRM para vendas, que são os seguintes:
- CRM local: implantando diretamente em servidores ou computadores da empresa, exigindo a utilização de mão de obra de TI especializada.
- CRM na nuvem: funciona por meio da internet, e não requer instalação de equipamentos ou equipe interna de TI, já que a infraestrutura é gerida remotamente pelo fornecedor.
Além disso, há ainda softwares direcionados apenas para as estratégias comerciais e também para ações que contem com a participação do marketing.
CRM E Vendas
Projetado para otimizar o processo de vendas, automatiza tarefas rotineiras, possibilitando que a equipe dedique mais tempo às etapas que geram conversão e fechamento de negócios.
CRM E Marketing
O CRM de vendas e marketing integra estratégias de marketing para monitorar toda a jornada do cliente no funil de vendas, possibilitando que os vendedores sejam proativos, usando dados para atrair e engajar potenciais clientes.
CRM E O Atendimento Ao Cliente
Esse CRM de vendas também abrange todo o suporte fornecido antes, durante e após a compra, sendo essencial para construir um relacionamento sólido.
Como Saber Se A Sua Empresa Precisa De Um CRM De Vendas?
Além de entender o que é CRM de vendas, conhecer os sinais que indicam a necessidade de investir nesse sistema é essencial. Confira quais são eles:
- Ausência de dados precisos sobre seus clientes;
- Problemas para registrar e acessar o histórico de interações de cada consumidor;
- Dificuldade em conhecer as preferências e necessidades individuais dos consumidores;
- Dificuldade para reter clientes e melhorar a fidelização;
- Rotatividade elevada de colaboradores, impactando a continuidade no atendimento;
- Dificuldade de fazer a gestão de dados de clientes;
- Planos de expansão que necessitam de maior controle sobre as interações com os clientes;
- Necessidade de potencializar a eficiência no suporte ao cliente;
- Falta de precisão nos relatórios para decisões estratégicas.
Como Um CRM De Vendas Ajuda A Empresa?
Não basta entender o que é CRM de vendas, é preciso compreender como essa ferramenta contribui para o aprimoramento das operações.
Esse sistema faz a organização de dados dos clientes em uma única plataforma, o que permite a simplificação dos processos e a criação de estratégias de vendas mais eficazes.
Somado a isso, o CRM de vendas também ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes e melhorar sua experiência.
Somado a isso, sua empresa possibilita interações customizadas baseadas em dados, além de permitir abordagens segmentadas a partir das características semelhantes de forma mais direcionada.
Ao automatizar tarefas operacionais, você libera equipe para se concentrar em atividades estratégicas, aumentando, assim, as chances de conversão.
Como Escolher Uma Plataforma De CRM?
Para escolher o melhor CRM de vendas para o seu negócio, é preciso considerar os seguintes aspectos:
- Análise de custos de aquisição, manutenção e operação para assegurar que o investimento esteja alinhado ao orçamento e às necessidades da empresa.
- Opte por um fornecedor que ofereça recursos adaptados às demandas operacionais e específicas do seu negócio.
- Priorize sistemas CRM intuitivos, com interface simples e de fácil aprendizado, para facilitar a adaptação da equipe.
- Verifique a compatibilidade com os sistemas já utilizados na empresa, assegurando uma operação integrada e eficiente.
- Considere a qualidade do suporte técnico para solucionar problemas rapidamente e manter a continuidade das operações.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é CRM de vendas e como escolher a melhor solução, conheça o sistema CRM da ADV, uma solução capaz de personalizar o atendimento e impulsionar resultados da sua empresa.
Um dos grandes benefícios do nosso sistema de CRM é o monitoramento em tempo real das atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente, além de automatizar processos.
O CRM da ADV Tecnologia oferece integração completa com outras ferramentas e sistemas utilizados pela empresa, como plataformas de e-mail, sistemas de ERP e software de marketing digital e muito mais.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras