Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Fim do boleto simples: tudo que você precisa saber!

Fim do boleto simples: tudo que você precisa saber!

O fim do boleto simples está próximo. Desde 2015, quando a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou uma nova plataforma de cobrança, o assunto virou pauta entre os empresários.

Você já garantiu a emissão do boleto registrado? Você sabia que até setembro deste ano, apenas essa modalidade será aprovada? Sabe as principais mudanças e vantagens? Para começar, vamos explicar o motivo do fim do boleto simples, quais as vantagens e os prazos.

Confira!

 

Qual o motivo do fim do boleto simples?

A justificativa, segundo a Febraban, é aumentar a segurança, diminuir o número de fraudes e até mesmo cobranças indevidas. Como o boleto simples não precisa ser registrado no sistema bancário e não obriga o pagamento exclusivo em um determinado banco, por exemplo.

Por isso, muitas empresas acabam adotando essa forma de pagamento. No entanto, apesar de apresentar menos segurança e maior chance de fraude, o boleto simples ou sem registro, como também é conhecido, foi o mais utilizado.

Segundo dados da Febraban, 40% dos boletos emitidos por dia, em 2016, no Brasil pelas lojas online foram sem registro.

 

E qual a diferença entre o boleto registrado?

Além de oferecer mais informações e estar vinculado a uma instituição financeira, a empresa paga para emitir o boleto, mesmo que ele não pago pelo cliente. No entanto, ele oferece maior segurança para o empresário e consumidor.

O empresário que utiliza o boleto registrado tem o direito de protestá-lo em cartório e exigir o pagamento ao cliente, por exemplo, caso o produto ou serviço tenha sido realizado

Além disso, é possível  ter maior controle financeiro das vendas, já que o documento fornece mais informações sobre quem comprou, o quê, quando e quem vendeu.

 

Qual o prazo final?

Desde o início do ano, a Febraban já vem estipulando prazo para determinados valores de boleto (veja abaixo). O prazo final é 22 de setembro, por isso, sua empresa precisa correr o quanto antes!


A ADV Tecnologia pode ajudar seu negócio na emissão de boletos com registro. Temos a solução ideal para sua empresa não ter prejuízos com essa mudança e ainda alcançar uma gestão de sucesso.

Compartilhe