Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

A importância da segurança da informação para sua empresa

A importância da segurança da informação para sua empresa

Em um mundo cada vez mais digital, a segurança da informação é um tema cada vez mais recorrente e uma preocupação cada vez maior das empresas. A questão, entretanto, é muito mais ampla e complexa do que apenas a eliminação de vulnerabilidades e proteção contra ataques de hackers, já que uma segurança bem feita afeta positivamente todos os resultados da sua empresa. Por isso, elencamos no post de hoje algumas importâncias da segurança da informação e como ela atua. Acompanhe!

Confidencialidade

A confidencialidade não se trata de deixar os dados escondidos ou de torná-los um segredo inacessível, mas sim de garantir que os dados sejam acessados apenas por pessoas autorizadas. Esse pilar da segurança de informação é importante porque garante, por exemplo, que somente os gestores tenham acesso a um determinado dado sobre os funcionários, garantindo e preservando a segurança das operações da empresa em geral.

Integridade

A integridade é outro objetivo da segurança de informação e visa a garantir que os conteúdos sejam mantidos de maneira segura e sempre protegidos. Um arquivo que possui integridade é um arquivo que não sofreu quaisquer danos, seja por atuação interna ou externa.

Além disso, a integridade também é importante para manter os dados relevantes e protegidos contra falhas técnicas. O backup, por exemplo, é uma ferramenta para conseguir seguridade dos dados de maneira prolongada.

Disponibilidade

Já a disponibilidade diz respeito ao fato de os dados poderem ser acessados pelo usuário em qualquer momento que ele queira ou precise. Essa característica é importante porque é fundamental ao processo que se disponha de informações a qualquer tempo e hora.

A disponibilidade também está ligada ao uso de tecnologias móveis e de cloud computing, já que usar esse tipo de recurso significa que o usuário pode fazer solicitações de onde estiver, e por isso a disponibilidade deve ser garantida adequadamente.

Autenticidade

A autenticidade, por sua vez, diz respeito ao fato de que os dados só podem ser alterados mediante determinadas permissões. Isso evita, por exemplo, dados corrompidos ou errados graças a uma alteração inadvertida e não autorizada. Para considerar a importância desse fator, imagine, por exemplo, que a folha de pagamento de uma empresa é planejada e gerada digitalmente. Sem o pilar de autenticidade, qualquer funcionário poderia alterar os valores e garantir salários mais elevados.

Confiabilidade

Diretamente relacionada à autenticidade, está a confiabilidade, pois é ela que garante que os dados são e continuarão sendo relevantes e corretos. Com isso, há a certeza de que os dados podem ser usados sem maiores preocupações quanto ao seu valor, o que evita a necessidade de múltiplas conferências e retrabalhos, tornando o desenvolvimento das atividades mais produtivo e mais eficiente.

É o caso, por exemplo, de softwares de gestão. Com a certeza da confiabilidade, é possível delegar a aquisição e análise de dados para esses programas, garantindo mais rapidez em todo o processo.

A importância da segurança de informação para sua empresa reside no fato de que ela não garante apenas uma proteção contra invasores externos, mas também previne o comprometimento das informações de maneira interna. Com isso, sua empresa passa a ficar mais protegida e dispor de dados realmente relevantes para seus resultados, melhorando os processos. Gostou? Então curta nossa página no Facebook para se manter sempre atualizado com informações como essas.

Compartilhe