Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Como melhorar o clima interno da sua empresa

Como melhorar o clima interno da sua empresa

O clima organizacional tem forte impacto na produtividade das empresas, pois afeta diretamente os níveis de satisfação e motivação dos colaboradores e equipes. Por isso, é essencial adotar práticas relacionadas à gestão de pessoas, que assegurem a construção e a manutenção de um ambiente de trabalho colaborativo e agregador.

Assim sendo, algumas medidas devem ser tomadas, por empresas e gestores, no sentido de melhorar o clima interno, a integração entre as equipes, o senso de pertencimento e o engajamento aos objetivos corporativos. Conheça algumas dicas de como melhorar o clima interno da sua empresa!

Aposte em uma liderança positiva

Uma boa gestão é extremamente importante para o sucesso dos negócios e, nesse contexto, é preciso considerar a presença do líder, capaz de adotar uma atitude positiva, próxima aos colaboradores, transmitindo otimismo, entusiasmo, empenho e segurança. Essa postura favorece a melhoria do clima interno por meio de conceitos de liderança.

Crie um sistema de comunicação assertivo

A comunicação é fundamental para uma gestão efetiva. Cabe às empresas compartilhar informações, manter suas equipes atualizadas sobre o mercado, concorrentes, projetos e, principalmente, sobre os desafios futuros. Os canais também devem ser avaliados para que atinjam todos os colaboradores. Vale a pena utilizar newsletters, e-mails, reuniões gerenciais e até mesmo o tradicional mural de avisos. Essa prática fortalece a relação de confiança entre gestores e colaboradores.

Estabeleça metas individuais e coletivas

A definição de metas individuais e coletivas também favorece o ambiente de trabalho. A transparência na divulgação dos objetivos, a divisão de tarefas e a delegação de responsabilidades incentiva o trabalho em equipe e a busca por melhores resultados, de forma justa e coerente.

Respeite as diferenças e valorize as competências

O clima interno depende também de aspectos relativos ao comportamento dos gestores e dos membros das equipes, principalmente em relação ao respeito às diferenças e à valorização das competências. Esses fatores integram o conceito de complementariedade e garantem times mais fortes e completos. Quando falamos em respeito, é preciso atentar para sinais de discriminação, preconceito, fofoca e bullying, que são condutas nocivas e que não devem ser permitidas no meio corporativo.

Invista no desenvolvimento da equipe

Treinamento e qualificação devem estar entre as prioridades de qualquer empresa, mas para serem realmente eficientes, é preciso elaborar um plano de desenvolvimento individual de modo a reforçar as potencialidades de cada colaborador, bem como aprimorar algumas competências. Essa personalização garante melhores resultados, além de profissionais mais satisfeitos, competentes e preparados. Outro aspecto a ser considerado é o fortalecimento da própria equipe através de práticas específicas, como team building e coaching em grupo, que permitem a formação de times mais conscientes e produtivos.

Assuma o feedback como ferramenta de gestão de pessoas

O feedback é uma das mais importantes ferramentas para gestão de pessoas, sendo também focal no desenvolvimento dos colaboradores. Por meio de conversas estruturadas e francas, o líder reconhece a dedicação e os talentos, mas também orienta e corrige comportamentos inadequados. O feedback também aproxima gestores e equipes através da seriedade e imparcialidade do método.

Estimule a participação e a colaboração

Outra medida importante para melhorar o clima interno é criar espaços para a participação dos colaboradores, ou seja, um ambiente onde o colaborador seja de fato ouvido, permitindo a troca de idéias, sugestões, opiniões e experiências, sempre com foco em soluções e alternativas inovadoras. A integração das equipes e setores também é essencial para reforçar a colaboração e senso de coletividade.

Defina políticas de remuneração e benefícios

As políticas de remuneração e benefícios são importantes para esclarecer os parâmetros e critérios utilizados para decisões que envolvam questões salariais ou promoções internas. Um bom plano de cargos e salários pode, inclusive, incentivar os profissionais a buscarem qualificação e experiência a fim de conquistarem novas oportunidades.

Adote a pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é um importante recurso para mensurar se as práticas adotadas estão sendo efetivas, isto é, se os colaboradores estão realmente motivados e engajados. Através das respostas é possível identificar quais são os pontos fortes da gestão, bem como aquilo que precisa ser corrigido ao aperfeiçoado a fim de melhorar o clima interno.

Na sua opinião, quais são as práticas que mais influenciam o clima interno de uma empresa? Compartilhe conosco suas opiniões e experiências nos comentários!

 
Compartilhe