Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Como definir as metas de vendas da sua equipe

Como definir as metas de vendas da sua equipe

Como definir as metas de vendas da sua equipe

Qual a maneira mais eficiente para a equipe de vendas manter sempre a motivação e garantir altos níveis de desempenho? Estabelecendo metas. Quando o gestor utiliza essa estratégia com inteligência, ele consegue de uma só vez atender as necessidades individuais dos vendedores e cumprir as exigências da empresa.

Porém, para ter o efeito que se espera com a definição as metas, é preciso obedecer alguns critérios. Por isso, preparamos um guia para norteá-lo enquanto cria as metas para seu time de vendas! Confira.

A meta deve acompanhar o mercado

Como definir as metas de vendas sem conhecer o mercado que atua? No papel é fácil colocar uma meta de faturamento de um milhão ou um crescimento de 200%, mas é preciso conhecer o percentual de crescimento do setor, verificar se ele está estável ou em queda e quais são as perspectivas para o mercado. Essas informações podem ser facilmente obtidas em jornais, revistas, internet e na associação da classe. Ter essas informações é o primeiro passo para a criação das metas.

Saiba o crescimento da sua empresa

Trace um histórico de como foi o aumento das suas vendas nos últimos anos. Verifique se houve alguma sazonalidade e se o seu crescimento acompanhou o mercado. Um detalhe importante deve ser analisado nessa fase: caso sua empresa tenha crescido um número próximo do mercado, os méritos podem não ter sido de sua equipe. Sua empresa certamente pode ter sido “empurrada” com o crescimento do setor… mas e quando o mercado estagnar, qual será sua estratégia? Pense nisso para continuar crescendo!

Defina as regras do jogo com antecipação

Nem pense em criar novas metas e objetivos para a equipe depois de já tê-las definido e apresentado a todos. É preciso que haja critérios e normas para haver sucesso; é preciso que toda a equipe saiba com antecedência o que a empresa espera dela e quais recompensas terão se cumprirem as metas.

Outro fator importante é jamais prometer o que não puder cumprir. O gestor que faz isso estará dando um tiro no pé. A equipe todo ficará desconfiada, desmotivada e frustrada com o gestor, podendo colocar em risco metas futuras. Sempre crie metas alcançáveis para que toda a equipe se motive e se valorize.

Qualifique sua equipe para bater as metas

Assim como um time de futebol ou qualquer outro atleta que se empenha e treina exaustivamente para poder vencer uma partida, sua equipe de vendas também deve se preparar para cumprir as metas. É preciso qualificar todo o time de vendas constantemente para que o desempenho de todos saia como o esperado.

A galinha dos ovos de ouro de toda a organização é a equipe de vendas: ela é a responsável pela receita da empresa. De nada adianta investir em novos equipamentos e tecnologia se não investir em seus colaboradores, então aprimore as técnicas de vendas de sua equipe, como contornar objeções, agregar valores ao produto e como melhorar o atendimento. Essas são as verdadeiras ferramentas que sua equipe irá precisar para alcanças as metas.

Deixe claro o que o vendedor deve fazer para atingir as metas

Ensine-os a alcançar a excelência. Mostre o que cada um precisa fazer e aprimorar e quais hábitos eles devem perder para obter sucesso. Sua equipe precisa estar engajada com o propósito estabelecido, e cada vendedor precisa se sentir seguro e confiante, sabendo que pode contar com a liderança do gestor. Preste bem atenção nesta palavra: LIDERANÇA. Ela fará toda a diferença na jornada da equipe para o sucesso.

E então, gestor, vai adotar essas estratégias e definir as metas de venda para ajudar você e sua equipe a terem sucesso em alcançá-las? Só não se esqueça de voltar aqui para nos contar nos comentários como foi o resultado dessa empreitada!

CTA - e-book Melhore a gestão do seu negócio em 4 passos

Compartilhe