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Atendimento a clientes: 4 dicas que voc锚 precisa saber

Atendimento a clientes: 4 dicas que voc锚 precisa saber

Um dos maiores erros dos gestores de pequenas empresas 茅 o de achar que, por causa do porte de suas organiza莽玫es, n茫o h谩 a necessidade (ou mesmo a possibilidade) de se realizar investimentos para o aprimoramento de suas atividades, j谩 que, na vis茫o deles, essa iniciativa est谩 ao alcance somente de organiza莽玫es de maior porte. Por equ铆vocos como esses 茅 que os concorrentes maiores rapidamente tomam a fatia de mercado que pertence aos menores, o que, al茅m da fal锚ncia, causa muita frustra莽茫o aos administradores.

Com os avan莽os tecnol贸gicos e o f谩cil acesso 脿s informa莽玫es, s贸 n茫o aprimora a qualidade dos servi莽os quem n茫o quer. E um dos pontos em que os empreendimentos pequenos podem sobressair-se 茅 na proximidade com o consumidor. Veja agora 4 dicas para usar esse benef铆cio a favor de sua empresa e fazer com que o atendimento a clientes seja um dos diferenciais competitivos de seu neg贸cio!

Compreenda o que o cliente precisa ou deseja

Para que o atendimento a clientes seja feito de maneira correta, a equipe de vendas de um estabelecimento precisa estar disposta e preparada para ouvir o que o consumidor tem a dizer. Isso 茅 crucial para saber o que e como vender sem que fique parecendo que a sua organiza莽茫o est谩 鈥渆mpurrando鈥 produtos ou servi莽os. Agindo dessa forma, haver谩 maior satisfa莽茫o, efici锚ncia e agilidade nos processos comerciais.

Aprenda a reunir e a trabalhar com informa莽玫es estrat茅gicas

Quanto mais informa莽玫es voc锚 conseguir reunir sobre o seu cliente, melhores ser茫o os resultados no caixa da empresa ao final do m锚s. Mas como fazer isso? Softwares de gest茫o s茫o fundamentais nesse processo, pois eles permitem que o hist贸rico das compras seja armazenado, assim como dados adicionais que o vendedor achar importante. Dessa maneira, a empresa poder谩 ser proativa e oferecer algum item complementar 脿 煤ltima venda, por exemplo.

Ofere莽a aten莽茫o em todas as etapas da venda

Alguns vendedores t锚m o p茅ssimo h谩bito de se mostrarem dispon铆veis e atenciosos somente at茅 o momento em que o cliente decide efetivar a compra. Quando um atendente para de dar aten莽茫o ao consumidor assim que ele vai ao caixa, perde-se boa parte das chances de se estabelecer um bom relacionamento.

Afinal, o comprador quer se sentir 煤nico, sentir que 茅 importante para a empresa, e n茫o simplesmente uma fonte de boas comiss玫es no final do m锚s. Para realizar um bom atendimento e garantir a fideliza莽茫o, esteja presente em todas as etapas da venda, inclusive no p贸s-venda.

Saiba que ser simp谩tico e educado 茅 essencial, mas n茫o 茅 suficiente

Para realizar um bom atendimento, 茅 necess谩rio que o vendedor seja capaz de entender o cliente. E, para que ele consiga ter essa compreens茫o, simpatia e educa莽茫o n茫o bastam! 脡 claro que esses comportamentos s茫o essenciais para cativar o consumidor, e oferecem uma boa abertura para que a venda aconte莽a. Por茅m, sozinhos, eles n茫o s茫o capazes de suprir todas as necessidades deste processo comercial. Treinamentos e outras qualifica莽玫es s茫o imprescind铆veis para aprimorar constantemente o trabalho.

As empresas de pequeno porte n茫o podem subestimar o seu tamanho e devem identificar quais s茫o seus pontos fortes us谩-los como um diferencial competitivo. 脡 importante tamb茅m que elas n茫o negligenciem os benef铆cios das tecnologias e incorporem-nas no ambiente de trabalho para aumentar, ainda mais, a performance dos vendedores.

E voc锚, tem mais alguma dica para um bom atendimento a clientes? Quais delas voc锚 j谩 utiliza? Conte para a gente enviando um coment谩rio!

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