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Atendimento a clientes: 4 dicas que você precisa saber

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Atendimento a clientes: 4 dicas que você precisa saber

Um dos maiores erros dos gestores de pequenas empresas √© o de achar que, por causa do porte de suas organiza√ß√Ķes, n√£o h√° a necessidade (ou mesmo a possibilidade) de se realizar investimentos para o aprimoramento de suas atividades, j√° que, na vis√£o deles, essa iniciativa est√° ao alcance somente de organiza√ß√Ķes de maior porte. Por equ√≠vocos como esses √© que os concorrentes maiores rapidamente tomam a fatia de mercado que pertence aos menores, o que, al√©m da fal√™ncia, causa muita frustra√ß√£o aos administradores.

Com os avan√ßos tecnol√≥gicos e o f√°cil acesso √†s informa√ß√Ķes, s√≥ n√£o aprimora a qualidade dos servi√ßos quem n√£o quer. E um dos pontos em que os empreendimentos pequenos podem sobressair-se √© na proximidade com o consumidor. Veja agora 4 dicas para usar esse benef√≠cio a favor de sua empresa e fazer com que o atendimento a clientes seja um dos diferenciais competitivos de seu neg√≥cio!

Compreenda o que o cliente precisa ou deseja

Para que o atendimento a clientes seja feito de maneira correta, a equipe de vendas de um estabelecimento precisa estar disposta e preparada para ouvir o que o consumidor tem a dizer. Isso √© crucial para saber o que e como vender sem que fique parecendo que a sua organiza√ß√£o est√° ‚Äúempurrando‚ÄĚ produtos ou servi√ßos. Agindo dessa forma, haver√° maior satisfa√ß√£o, efici√™ncia e agilidade nos processos comerciais.

Aprenda a reunir e a trabalhar com informa√ß√Ķes estrat√©gicas

Quanto mais informa√ß√Ķes voc√™ conseguir reunir sobre o seu cliente, melhores ser√£o os resultados no caixa da empresa ao final do m√™s. Mas como fazer isso? Softwares de gest√£o s√£o fundamentais nesse processo, pois eles permitem que o hist√≥rico das compras seja armazenado, assim como dados adicionais que o vendedor achar importante. Dessa maneira, a empresa poder√° ser proativa e oferecer algum item complementar √† √ļltima venda, por exemplo.

Ofereça atenção em todas as etapas da venda

Alguns vendedores têm o péssimo hábito de se mostrarem disponíveis e atenciosos somente até o momento em que o cliente decide efetivar a compra. Quando um atendente para de dar atenção ao consumidor assim que ele vai ao caixa, perde-se boa parte das chances de se estabelecer um bom relacionamento.

Afinal, o comprador quer se sentir √ļnico, sentir que √© importante para a empresa, e n√£o simplesmente uma fonte de boas comiss√Ķes no final do m√™s. Para realizar um bom atendimento e garantir a fideliza√ß√£o, esteja presente em todas as etapas da venda, inclusive no p√≥s-venda.

Saiba que ser simpático e educado é essencial, mas não é suficiente

Para realizar um bom atendimento, √© necess√°rio que o vendedor seja capaz de entender o cliente. E, para que ele consiga ter essa compreens√£o, simpatia e educa√ß√£o n√£o bastam! √Č claro que esses comportamentos s√£o essenciais para cativar o consumidor, e oferecem uma boa abertura para que a venda aconte√ßa. Por√©m, sozinhos, eles n√£o s√£o capazes de suprir todas as necessidades deste processo comercial. Treinamentos e outras qualifica√ß√Ķes s√£o imprescind√≠veis para aprimorar constantemente o trabalho.

As empresas de pequeno porte n√£o podem subestimar o seu tamanho e devem identificar quais s√£o seus pontos fortes us√°-los como um diferencial competitivo. √Č importante tamb√©m que elas n√£o negligenciem os benef√≠cios das tecnologias e incorporem-nas no ambiente de trabalho para aumentar, ainda mais, a performance dos vendedores.

E você, tem mais alguma dica para um bom atendimento a clientes? Quais delas você já utiliza? Conte para a gente enviando um comentário!

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