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Atendimento a clientes: 4 dicas que você precisa saber

Atendimento a clientes: 4 dicas que você precisa saber

Um dos maiores erros dos gestores de pequenas empresas é o de achar que, por causa do porte de suas organizações, não há a necessidade (ou mesmo a possibilidade) de se realizar investimentos para o aprimoramento de suas atividades, já que, na visão deles, essa iniciativa está ao alcance somente de organizações de maior porte. Por equívocos como esses é que os concorrentes maiores rapidamente tomam a fatia de mercado que pertence aos menores, o que, além da falência, causa muita frustração aos administradores.

Com os avanços tecnológicos e o fácil acesso às informações, só não aprimora a qualidade dos serviços quem não quer. E um dos pontos em que os empreendimentos pequenos podem sobressair-se é na proximidade com o consumidor. Veja agora 4 dicas para usar esse benefício a favor de sua empresa e fazer com que o atendimento a clientes seja um dos diferenciais competitivos de seu negócio!

Compreenda o que o cliente precisa ou deseja

Para que o atendimento a clientes seja feito de maneira correta, a equipe de vendas de um estabelecimento precisa estar disposta e preparada para ouvir o que o consumidor tem a dizer. Isso é crucial para saber o que e como vender sem que fique parecendo que a sua organização está “empurrando” produtos ou serviços. Agindo dessa forma, haverá maior satisfação, eficiência e agilidade nos processos comerciais.

Aprenda a reunir e a trabalhar com informações estratégicas

Quanto mais informações você conseguir reunir sobre o seu cliente, melhores serão os resultados no caixa da empresa ao final do mês. Mas como fazer isso? Softwares de gestão são fundamentais nesse processo, pois eles permitem que o histórico das compras seja armazenado, assim como dados adicionais que o vendedor achar importante. Dessa maneira, a empresa poderá ser proativa e oferecer algum item complementar à última venda, por exemplo.

Ofereça atenção em todas as etapas da venda

Alguns vendedores têm o péssimo hábito de se mostrarem disponíveis e atenciosos somente até o momento em que o cliente decide efetivar a compra. Quando um atendente para de dar atenção ao consumidor assim que ele vai ao caixa, perde-se boa parte das chances de se estabelecer um bom relacionamento.

Afinal, o comprador quer se sentir único, sentir que é importante para a empresa, e não simplesmente uma fonte de boas comissões no final do mês. Para realizar um bom atendimento e garantir a fidelização, esteja presente em todas as etapas da venda, inclusive no pós-venda.

Saiba que ser simpático e educado é essencial, mas não é suficiente

Para realizar um bom atendimento, é necessário que o vendedor seja capaz de entender o cliente. E, para que ele consiga ter essa compreensão, simpatia e educação não bastam! É claro que esses comportamentos são essenciais para cativar o consumidor, e oferecem uma boa abertura para que a venda aconteça. Porém, sozinhos, eles não são capazes de suprir todas as necessidades deste processo comercial. Treinamentos e outras qualificações são imprescindíveis para aprimorar constantemente o trabalho.

As empresas de pequeno porte não podem subestimar o seu tamanho e devem identificar quais são seus pontos fortes usá-los como um diferencial competitivo. É importante também que elas não negligenciem os benefícios das tecnologias e incorporem-nas no ambiente de trabalho para aumentar, ainda mais, a performance dos vendedores.

E você, tem mais alguma dica para um bom atendimento a clientes? Quais delas você já utiliza? Conte para a gente enviando um comentário!

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