Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Aprenda a otimizar a cadeia de suprimentos da sua empresa

Aprenda a otimizar a cadeia de suprimentos da sua empresa

Aprenda a otimizar a cadeia de suprimentos da sua empresa

Um dos grandes objetivos de todo empreendedor é conseguir tornar a sua empresa mais competitiva no mercado. Quando a cadeia de suprimentos é bem gerida, os resultados de todas as empresas envolvidas são aprimorados e passam a competir como um grupo, em vez de isoladamente, o que potencializa ainda mais a sua vantagem no mercado.

No post de hoje vamos oferecer algumas dicas que ir√£o contribuir para otimizar a cadeia de suprimentos e garantir melhores resultados. Quer saber mais sobre o assunto? Ent√£o acompanhe a seguir.

Maior controle sobre os fornecedores

Para otimizar a cadeia de suprimentos, não basta monitorar os preços e prazos praticados pelos seus fornecedores. Para garantir que a qualidade dos produtos e serviços se origine no início, o ideal é criar programas de desenvolvimento para as empresas que desejam fornecer para o seu negócio.

Uma pol√≠tica de desenvolvimento de fornecedores pode envolver a exig√™ncia de certifica√ß√Ķes de qualidade, pr√°ticas sustent√°veis e constante qualifica√ß√£o. Tudo isso, √© claro, al√©m do monitoramento constante de suas atividades.

Aprimorar processos internos

√Č de fundamental import√Ęncia aumentar o n√≠vel de exig√™ncia de fornecedores e parceiros quando o que se deseja √© obter melhores resultados. Contudo, essas mudan√ßas s√≥ s√£o eficazes quando os processos internos s√£o avaliados e aprimorados.

√Č necess√°rio buscar solu√ß√Ķes que contribuam para o aumento da produtividade, redu√ß√£o de desperd√≠cios e custos, elimina√ß√£o de etapas desnecess√°rias e ado√ß√£o de melhores pr√°ticas de mercado.

Otimizar a previs√£o de demandas

A melhor maneira de aprimorar os resultados em vendas e reduzir os custos com estoque desnecess√°rio de materiais √© atrav√©s de an√°lises mais assertivas sobre a previs√£o de demanda. √Č preciso analisar o hist√≥rico de vendas, melhorar o fluxo de comunica√ß√£o com a √°rea comercial ‚ÄĒ que pode contribuir com informa√ß√Ķes mais precisas sobre a procura dos clientes ‚ÄĒ e, principalmente, prever a sazonalidade de certos itens.

Melhores resultados em vendas e redução de custos com estoque são fatores essenciais para uma empresa aumentar sua competitividade no mercado.

Promover a integração entre os elos da cadeia

Para otimizar a cadeia de suprimentos, o compartilhamento de informa√ß√Ķes √© primordial. A empresa precisa manter a comunica√ß√£o fluida entre seus setores, por√©m, precisa tamb√©m se certificar de que seus fornecedores e parceiros est√£o atualizados a respeito do planejamento, o que faz com que o interc√Ęmbio de dados precise ocorrer em tempo real.

Por exemplo: no momento que a previsão de demanda foi realizada, os fornecedores de produtos ou matérias-primas precisam ser acionados para garantir que a necessidade será suprida; os fornecedores de embalagem precisam estar cientes da produção necessária e os prazos de entrega; a equipe de estoque deve ser comunicada a respeito do volume de recebimentos; o setor de vendas possui a programação e já pode acionar a logística a respeito das rotas de entrega e a necessidade de veículos para distribuição.

Como uma cadeia de suprimentos envolve os fornecedores e parceiros de uma empresa, al√©m de adotar medidas que contribuam para os resultados internos, √© necess√°rio tamb√©m planejar e monitorar a√ß√Ķes que envolvam os outros elos integrantes dessa rede. Assim, √© poss√≠vel obter resultados que ir√£o impactar positivamente de ponta a ponta no processo produtivo.

Sua empresa j√° realiza o monitoramento da rede? Quais a√ß√Ķes s√£o adotadas para otimizar a cadeia de suprimentos? Compartilhe suas experi√™ncias conosco atrav√©s dos coment√°rios!

CTA - e-book estoque - p

Compartilhe