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Quem nunca terminou um dia com aquela sensação de que poderia ter rendido mais? As tarefas do trabalho ficaram pela metade, faltou aquela passada no supermercado e a leitura de mais um capítulo daquele livro, que está parado há alguns dias na mesinha ao lado da cama. Como muitos dizem, o tempo é um recurso limitado e por isso é muito importante saber administrá-lo antes que a sua rotina se torne um apanhado de tarefas atrasadas, principalmente as tarefas do trabalho. Confira algumas dicas para auxiliar na produtividade do dia a dia e para controlar o seu tempo de uma maneira mais bem-sucedida.

Elenque prioridades

O primeiro passo para acabar com a procrastinação é saber quais são as tarefas mais importantes do seu dia. Nada de trocar a foto do perfil do Facebook se você precisa terminar um relatório para a reunião que começa em uma hora. Faça uma lista de acordo com a prioridade de cada tarefa, planeje o tempo que pretende gastar com cada um dos itens e tente manter um ritmo de trabalho. Cuidado para não deixar tarefas complexas com pouco tempo para a execução, pense bem e analise o grau de dificuldade de cada uma das tarefas antes de determinar quanto tempo do seu dia deve ser dedicado para aquela missão.

Organize seu espaço

Já parou para pensar em quanto tempo é perdido só procurando as coisas? Se sua resposta envolve as palavras muito e tempo talvez seja hora de dar uma limpada na sua área de trabalho. Um ambiente limpo e organizado auxilia na concentração e faz com que você saiba aonde estão seus pertences, ferramentas de trabalho ou papéis importantes!

Trabalho em equipe

Se você é gestor ou trabalha com uma equipe procure a ajuda dos colegas para se organizar e colocar as demandas em dia. Não se trata de delegar seu trabalho aos companheiros, mas sim de pedir um pequeno auxílio momentâneo com o objetivo de melhorar seu rendimento e por consequência todo o rendimento da equipe. Explique a razão do auxílio e não se esqueça de ficar à disposição dos colegas para ajuda-los no futuro.

Limpe seu computador

Quem trabalha o dia inteiro na frente de um computador sabe que ao longo tempo vão se acumulando ícones na área de trabalho, PDFs na pasta downloads e planilhas surgem na pasta dos anexos do e-mail. Organizar o ambiente virtual também ajuda a evitar perda de tempo, portanto, divida seus arquivos em pastas, jogue fora o que não é aproveitável e mantenha seu PC com a menor quantidade de arquivos e programas instalados (isso também auxilia na velocidade do processamento da máquina).

Cuidado com a internet

As maravilhas da internet parecem infinitas. A cada dia surge uma nova página de humor, uma notícia bombástica ou um post polêmico. As empresas mais atualizadas toleram aquele tempinho perdido na internet durante o expediente, mas muitas são rigorosas quanto ao acesso de sites de relacionamento, redes sociais e blogs durante o horário de trabalho. Evite misturar entretenimento com as suas tarefas, isso te ajuda a ganhar pontos com a chefia e ser mais objetivo durante o dia.

Essas são apenas algumas dicas para organizar melhor o tempo e evitar a procrastinação. Existem diversas outras maneiras de tentar manter o controle das tarefas do dia a dia, inclusive com o auxílio da tecnologia através de sistemas de gestão para organizar os processos e softwares que bloqueiam o acesso a algumas página da internet que são as campeãs da perda de tempo.

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