Se você é varejista e possui estoque físico e virtual, é necessário manter os dois bem alinhados para evitar que erros de divergência de estoque aconteçam. Afinal, seu principal objetivo é vender os produtos que estão neste estoque, evitando perdê-los por falta de atenção ou organização.

O fluxo de caixa é uma ferramenta extremamente importante para a gestão financeira de qualquer empresa. Ele permite que sejam conhecidos não só os valores líquidos de recursos disponíveis, mas toda a movimentação de entrada e saída do negócio. Entretanto, alguns erros em sua elaboração podem prejudicar até mesmo a própria continuidade do seu empreendimento.

Essas divergências de estoque podem acontecer desde o momento do recebimento do produto, até o instante que ela passa pelo ponto de venda, seja ele físico ou virtual. Por isso, neste texto, vamos explicar qual é a melhor forma de evitar que isso aconteça e prejudique os resultados da empresa.

Cuidado com os produtos na divergência de estoque

Faça o controle de todos os produtos da sua empresa. Assim, quando o seu consumidor realizar uma compra, ele pode ter a garantia que vai receber o produto que pediu na data que foi estipulado. Evitando que ele compre e o item não esteja disponível. Isso certamente não é bom para a sua empresa, podendo que o feedback negativo se espalhe.

Sem o controle dos produtos, pode ser que você anuncie online e, se o cliente se for até ela para comprar presencialmente, descobrir que aquele produto não está disponível. Essa situação precisa ser evitada, uma vez que pode acabar sendo até pior nesse caso, uma vez que o seu cliente estará indo até você.

Separe o mostruário

É necessário ter uma boa estratégia de logística dentro do seu estoque. Então, antes de pensar em anunciar tudo o que você tem na sua loja e deixar para o seu cliente escolher, é preciso separar algumas peças e embalagens para deixar nas vitrines dentro da sua loja. Essa escolha não precisa ter um motivo, mas devem ser produtos atraentes, que façam seu cliente querer comprar.

Quando a loja é online, pode até ficar mais fácil de anunciar o produto, uma vez que os anúncios poderão ser vinculados em qualquer parte do seu site, juntamente com cupons de desconto. Afinal, o site é a sua vitrine online.

É preciso entender quais produtos saem mais, quais estão mais parados no estoque, entre outros. Considere ainda que esse seja um produto sazonal e esteja em um período no qual as vendas estejam no ápice. Mesmo que você faça a encomenda com urgência, a mercadoria pode não chegar a tempo, impactando negativamente nas vendas.

Tenha um sistema de gestão para evitar a divergência de estoque!

Ter um bom sistema de gestão pode te auxiliar muito a gerenciar não só o estoque, mas todas as áreas da sua empresa. Os softwares de ERP fazem com que seja possível concentrar todos os dados e processos da sua empresa em uma só ferramenta, tornando muito mais fácil fazer tudo o que você precisa.

O sistema pode te ajudar tanto na divergência de estoque, quanto em controle do fluxo de caixa, gestão de vendas e de pessoas, e emitir relatórios totalmente completos. A gestão da sua empresa é totalmente facilitada através de um sistema ERP.

Utilizando a melhor plataforma de gestão, é possível obter resultados incríveis tanto na organização, quanto nas vendas do seu empreendimento. Você pode saber mais do sistema de gestão em outros posts da ADV Tecnologia.

Não deixe de planejar

E, claro, com tudo isso, agora é preciso se manter organizado e de olho nos números do sistema. Não esqueça de definir seus planos, metas, prazos e objetivos. Dessa forma, você trará as suas ideias para a realidade e poderá conferir se estão dando certo ou não.

Todo empreendimento de sucesso tem esse processo muito bem definido e consolidado, de modo que não há motivos para você não fazer o mesmo na sua empresa. Aproveite de cada informação fornecida e as utilize para tornar a sua loja física e virtual bem integradas, trabalhando a favor do sucesso do seu negócio.

Implementando o software ERP

Quer saber mais sobre como implementar um bom sistema de gestão? Entenda a importância de um ERP e como ele pode melhorar ainda mais o planejamento e custos da sua empresa. É possível fazer uma boa implementação e ainda treinar sua equipe para essa mudança. Baixe agora o guia definitivo para implementar um software em sua empresa.

Guia Definitivo para Implementar um Software em sua Empresa

Demonstração Grátis