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Para que qualquer empresa desenvolva uma gestão eficiente, é preciso, dentre diversos pontos, compreender como e onde se dão seus gastos, diferenciando as despesas fixas das despesas variáveis. 

Independentemente do porte e da área de atuação, quando um gestor consegue identificar essas despesas de maneira correta, garante a sustentabilidade do negócio e contribui significativamente para o seu crescimento e sucesso a longo prazo.

Além disso, essa compreensão detalhada das despesas fixas e variáveis permite uma alocação mais precisa de recursos, otimizando investimentos e maximizando a lucratividade da empresa. 

Leia o nosso artigo e entenda o que são despesas fixas e despesas variáveis, quais são elas e como analisá-las corretamente. 

O Que São Despesas Fixas?

As despesas fixas podem ser caracterizadas como as despesas que ocorrem sempre, sem valores obrigatoriamente fixos, que não possuem ligação com a atividade produtiva nem com o volume de vendas do negócio.

Isso significa que tais despesas ocorrerão de forma regular, seja a empresa operando em plena capacidade ou durante períodos de menor atividade, como férias coletivas. Dessa forma, elas devem ser pagas consistentemente, independentemente do ciclo de vendas da empresa.

Entre os principais exemplos, podemos citar contas de consumo geral, tais como energia elétrica, telefone e água, que frequentemente têm um valor mínimo mesmo com baixo consumo.

Outras despesas fixas incluem o pagamento dos salários dos funcionários, os honorários do contador, o aluguel do imóvel e o seguro empresarial, etc. 

Lembrando que essas despesas ocorrem regularmente e não estão diretamente ligadas à produção ou volume de vendas.

O Que São Despesas Variáveis?

Já as despesas variáveis, independentemente do tamanho e da atividade principal de uma empresa, têm ligação direta com sua razão de ser. 

Como exemplo, podemos citar as comissões dos vendedores; afinal de contas, quanto mais mercadorias forem vendidas em uma loja, mais comissão será direcionada aos profissionais em decorrência dos negócios fechados.

Também podemos citar como despesas variáveis a matéria-prima consumida por uma indústria durante o processo produtivo e os impostos, que estão ligados à negociação desses produtos ou à prestação de serviços.

Os gastos com publicidade e propaganda também não ocorrem de maneira contínua, pois dependem de fatores como sazonalidade, localização geográfica, idade do público-alvo, dentre outros.

Os fretes que a empresa precisa pagar para entregar os produtos vendidos e as embalagens das mercadorias também se enquadram no conceito de despesas variáveis, pois sua frequência está diretamente relacionada às vendas e, consequentemente, à produção.

Por Que Fazer Essa Classificação Das Despesas?

Fazer a classificação das despesas é importante para qualquer negócio, principalmente, porque essa prática proporciona uma compreensão mais profunda dos resultados financeiros, ajudando a identificar as principais influências nos lucros ou prejuízos.

Além disso, ela serve também como base para decisões mais precisas, permitindo cortar custos e calcular preços de venda com maior eficácia.

Conhecer os valores de despesas fixas e variáveis também contribui para calcular indicadores financeiros importantes, como a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio.

Quais São As Principais Distinções Entre Elas?

Como você viu até aqui, conhecer quais são as despesas fixas e variáveis é essencial, mas saber como diferenciá-las é igualmente importante para a estabilidade e eficiência operacional das empresas.

Como já mencionamos, as despesas fixas são consistentes e essenciais para a operação, permanecendo estáveis independentemente do desempenho empresarial. 

Em contrapartida, as despesas variáveis flutuam conforme o nível de atividade da empresa, exigindo monitoramento constante para alinhamento com o orçamento. 

Quais Os Exemplos De Despesas Fixas E Variáveis?

No contexto empresarial, há uma variedade de despesas fixas e variáveis que os gestores precisam considerar para a operação. 

Entre os exemplos de despesas fixas, podemos citar as seguintes:

  • Custos de serviços públicos, como água, luz e gás;
  • Manutenção e reparo de equipamentos;
  • Remuneração e despesas de colaboradores;
  • Locação e despesas condominiais;
  • Serviços de internet;
  • Gastos de manutenção empresarial, incluindo segurança, contabilidade e consultoria jurídica, etc.

Já no caso das despesas variáveis estão as seguintes:

  • Compra de matéria-prima;
  • Despesas de transporte e logística;
  • Acidentes de trabalho
  • Danos causados por falhas na rede elétrica;
  • Falhas no sistema de esgoto ou nos computadores da empresa;
  • Investimentos em tecnologia da informação, como a compra de novos equipamentos;
  • Despesas relacionadas ao transporte de produtos ou funcionários, etc.

Como Identificar As Despesas Fixas E Variáveis Da Sua Empresa?

Para fazer uma categorização das despesas empresariais, o ideal é manter uma gestão dos gastos operacionais por meio de acompanhamento financeiro preciso e regular, devidamente registrado e documentado.

A implementação de um sistema de gestão financeira pode garantir maior eficiência nesse processo, simplificando e automatizando a elaboração de relatórios mensais de despesas e a sua correta classificação.

Além disso, analise também a flutuação dos gastos em relação à produção ou ao volume de vendas durante um determinado período. Dessa forma, você consegue identificar possíveis correlações entre esses fatores e determinar quais despesas são fixas e quais são variáveis.

Como Calcular Essas Despesas?

Para calcular as despesas corretamente, é necessário seguir um passo a passo:

  • Identifique todas as despesas consideradas fixas na operação.
  • Some o valor de todas elas para determinar o total de custos fixos mensais, independentemente do volume de produção ou vendas.
  • Para entender o impacto por unidade produzida ou vendida, divida o total de custos fixos pelo número de unidades produzidas ou vendidas durante o período.
  • Para uma visão mais ampla, analise como os custos fixos se relacionam com as vendas totais. 
  • Faça isso dividindo o total de custos fixos pelo volume de itens produzidos ou vendidos e multiplicando o resultado por 100 para obter a porcentagem.

Vamos considerar um novo exemplo:

Imagine que uma empresa tenha custos fixos mensais de R$ 8.000 e seu faturamento mensal seja de R$ 25.000. Para calcular a porcentagem dos custos fixos em relação ao faturamento, você faria o seguinte:

Custo fixo: R$ 8.000 / R$ 25.000

Custo fixo: 0,32 × 100

Custo fixo: 32%

Portanto, os custos fixos representam 32% do faturamento total da empresa.

Como Fazer A Gestão Das Despesas?

Esses conceitos, embora simples, precisam ser muito bem diferenciados por um gestor financeiro no momento da elaboração de um orçamento, por exemplo, já que são peças-chave para a elaboração do planejamento financeiro de qualquer empresa.

Assim, caso seja necessário, ficará mais fácil saber quais desses custos fixos e variáveis poderão ser revisados, cortando-os ou os amenizando, tudo de acordo com suas características e sua periodicidade.

Pensando nisso, é sempre importante rever as despesas fixas, desde o papel utilizado para impressões, cafezinhos, copos de plástico, material de escritório, planos de telefonia e internet, por exemplo.

Deve-se verificar o que realmente é usado e se há desperdícios. Esse é também o momento de revisar todos os contratos de prestação de serviços, seja em relação a contadores, advogados ou consultores, além dos gastos com aluguel e negociação de financiamentos, sempre com o intuito de buscar melhores condições.

Algumas máquinas e equipamentos ultrapassados também devem ser revistos, pois podem consumir muita energia elétrica pela tecnologia ser mais antiga. 

E especificamente pensando em empresas que possuem serviços de entrega, deve-se buscar reduzir gastos logísticos com o consumo de combustível, que costuma absorver uma parcela considerável das receitas do negócio.

No caso das despesas variáveis, é possível substituir matérias-primas ou fazer uma reavaliação de todo o processo produtivo, além de buscar alternativas para a entrega dos produtos comercializados, o que pode diminuir sensivelmente o valor dos fretes.

As embalagens também podem ser refeitas, gerando economia no custo do produto final. Mas nesse caso vale lembrar que a qualidade deve ser assegurada, a fim de não afugentar os clientes!

Um bom processo de gestão depende da identificação correta das despesas fixas e variáveis, o que fará com que os recursos financeiros possam ser utilizados de maneira mais eficiente para a empresa, além de indicarem alternativas de mudança.

Conclusão

Compreender as despesas fixas e variáveis é essencial para uma gestão financeira eficaz. 

Aliás, saiba que um sistema de gestão moderno e completo pode facilitar esse processo, fornecendo relatórios financeiros e ajudando os gestores a tomar decisões informadas para otimizar os custos e maximizar os lucros da empresa.

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