Cuidados importantes que sua empresa deve ter após Black Friday

//Cuidados importantes que sua empresa deve ter após Black Friday

A cada ano a Black Friday se consagra mais no Brasil. A data de super desconto não é só aguardada pelos consumidores, que buscam preços mais baratos, mas também pelas empresas que participam do evento com o objetivo de alavancar as vendas.

Para ter sucesso, no entanto, não basta dar desconto no produto oferecido e divulgá-lo para sua lista de e-mail. É fundamental se organizar, principalmente após o evento, a fim de oferecer uma boa experiência de compra e conquistar novos clientes e fidelizar a base. Compilamos a seguir os 10 cuidados mais importantes que sua empresa deve ter após Black Friday.

1 – Aja com transparência

Ser honesto é obrigação, mas não é todo mundo que mostra que age com integridade com seus clientes. Segundo dados do PROCON e da Proteste, o grande medo do consumidor é o de estar sendo enganado pela empresa. A dica é não simular grandes descontos ou oferecer algo que não poderá cumprir. “É preciso lembrar que a Black Friday não é apenas um dia. Ela pode gerar boas oportunidades a longo prazo, para isso é fundamental transparência e honestidade desde o momento da compra até o pós-venda”, diz José Claudio, especialista em software de gestão e diretor executivo da ADV Tecnologia.

2 – Faça um bom controle de estoque

A gestão do estoque é o principal fator para o sucesso da campanha. É preciso ter o controle da quantidade dos produtos a serem comercializados para evitar o risco de não atender a demanda. “Não entregar um produto no prazo definido pode configurar publicidade ilegal, o que acarretará em consumidores insatisfeitos e órgãos de proteção atentos”.

Dependendo do volume de vendas, conseguir realizar uma gestão manual muitas vezes pode levar tempo e ser muito complexo ou até oneroso em alguns casos. “Um software de gestão pode otimizar todo o sistema logístico de vendas. Empresas que possuem um eficiente controle de inventário e estoque conseguem entregar o seu serviço com excelência”, afirma Claudio.

3 – Cumpra o prazo de entrega

Um ponto importante para a Black Friday é a logística de entrega dos pedidos. A empresa também precisa conhecer seu estoque e seu tempo de preparação para estimar o prazo de entrega correto ao cliente. “Essa informação deve ser clara e precisa para não gerar a expectativa de “pronta entrega” por parte do consumidor. Após o evento, é fundamental reforçar a estrutura da área de distribuição para atender a entrega e o despacho de produtos comprados na data”. 

4 – Tenha cuidado redobrado ao emitir e guardar notas fiscais

A emissão e o armazenamento de notas fiscais e documentos contábeis também é um cuidado fundamental. Como o volume das obrigações fiscais deve ser maior, a empresa deve estar preparada para não ocorrer faltas e atrasos e consequente gerar retrabalhos e até multas. “Novamente, um sistema de gestão pode contribuir ao realizar as operações fiscais de forma automática e padronizada, evitando erros, atrasos na entrega dos documentos eletrônicos e reduzindo a burocracia”.

5 – Otimize os canais de relacionamento com o consumidor

Muitos empresários acreditam que oferecer o preço mais barato do mercado é o grande atrativo para vender mais nessa data, porém o principal diferencial é o atendimento personalizado. “Mantenha um canal de comunicação eficiente. Destaque os endereços de e-mail e telefone para auxiliar os compradores, além de manter uma equipe para esclarecer dúvidas nas redes sociais. Quando você atende um consumidor de forma única e ágil ele se sente valorizado e sente mais confiança para comprar o que você está oferecendo.”, diz ele.

6 – O direito de arrependimento

O Código de Defesa do Consumidor permite que todas as compras, feitas pela internet, catálogos, telefone ou em domicílio, podem ser canceladas no prazo de 7 dias corridos, contados a partir do recebimento do produto. “As empresas, principalmente as atuantes no comércio eletrônico, devem respeitar esse direito independentemente da política de trocas e devoluções do estabelecimento comercial ou da existência de eventual defeito.”, finaliza o especialista.  

Por | 2017-11-28T13:25:13+00:00 28/11/17|

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