Você sabe o que é venda cruzada e como essa estratégia pode melhorar os resultados do seu negócio?
Chamada também de cross-sell, essa estratégia de venda baseia-se na oferta de produtos ou serviços complementares àquele que o cliente já adquiriu.
O objetivo principal dessa abordagem é aumentar o valor da compra, elevando o ticket médio e garantindo uma experiência de compra ainda mais personalizada.
Quer entender o que é venda cruzada, como ela funciona e as vantagens para a sua empresa? Leia o nosso artigo!
O Que É Venda Cruzada?
A venda cruzada é uma técnica que incentiva o cliente a adquirir produtos ou serviços relacionados ao que item que ela já adquiriu ou está em processo de aquisição.
A ideia é oferecer ao cliente opções que podem servir como um complemento à aquisição inicial, o que possibilita o aumento do valor total de compra e também impede que o cliente busque esses produtos na concorrência.
Quais Os Exemplos De Venda Cruzada?
Para ficar mais claro sobre o que é venda cruzada, listamos alguns exemplos. Confira:
- Oferta de seguros e garantias estendidas: quando um cliente compra um celular, por exemplo, é possível oferecer um seguro contra roubo ou itens complementares, como fones de ouvido ou relógio, aumentando o valor do pedido.
- Oferta de expansões ou atualizações: ao aderir a um plano de internet, a empresa pode oferecer um upgrade da capacidade de dados, além de adicionar pacotes de streaming, por exemplo.
Quais Os Benefícios Da Venda Cruzada?
Um dos principais benefícios da venda cruzada é que essa abordagem permite o aumento das vendas e do faturamento da empresa, além de garantir total personalização da experiência do cliente.
Somado a isso, essa estratégia também contribui para a fidelização do consumidor, o que incentiva a compras recorrentes e fortalece o relacionamento com o público.
Outra vantagem é a promoção eficiente de produtos e serviços da sua empresa, além de reduzir o custo de vendas e o custo de aquisição de clientes (CAC).
Qual A Relação Entre Vendas Cruzadas E Casadas?
Não há relação entre venda cruzada e venda casada, já que são abordagens totalmente diferentes. Enquanto a venda cruzada é uma abordagem que oferece itens complementares à compra, a venda casada é uma estratégia proibida, pois força o cliente a fazer uma compra extra para adquirir o item desejado.
Quais As Diferenças Entre Cross Sell E Upsell?
A principal diferença entre upsell e venda cruzada (cross sell) reside no tipo de produto oferecido pela empresa.
No upsell, a proposta é apresentar uma versão mais avançada ou com um preço maior dentro da mesma categoria do produto, ou serviço desejado. Por outro lado, o cross sell é uma técnica que sugere itens complementares, porém de categorias diferentes.
Venda Cruzada É Crime?
A venda cruzada não é crime. Na verdade, é a venda casada que é uma estratégia proibida, já que ela força o cliente a comprar um produto ou serviço adicional para adquirir o item desejado.
Como esse tipo de venda cria uma obrigação de compra, ela torna-se ilegal e contraria às normas de proteção ao consumidor.
Qual A Punição Para Venda Casada?
No Brasil, a penalidade para a prática de venda casada inclui a aplicação de multas aplicadas pelo Procon, além da possibilidade do pagamento de indenização por danos morais por parte de clientes que se sentiram lesados.
Quais As Melhores Técnicas De Vendas Cruzadas?
Há algumas técnicas eficazes de venda cruzada para aumentar o valor das compras. Confira:
- Apresente diferentes tipos de produtos complementares: ofereça itens de maior valor ou que proporcione alguma diversão ou satisfação ao cliente, aumentando as chances de venda.
- Use a prova social: ao oferecer um produto ou serviço, apresente avaliações positivas de produtos complementares. No caso do e-commerce, você pode criar seções como “quem comprou este produto também adquiriu”, gerando confiança ao usar recomendações de outros clientes.
- Ofertas por limite de pedido: estimule a compra de produtos ou serviços adicionais para ganhar um item ao atingir determinado valor de compra.
Como Fazer Venda Cruzada?
Para implementar a estratégia de venda cruzada, é importante adotar algumas boas práticas para despertar o interesse do cliente.
O primeiro passo é compreender os interesses dos seus clientes, padrões e preferências, pois, assim, é possível apresentar ofertas customizadas e úteis, em vez de tentar apenas empurrar produtos adicionais.
Além disso, no caso de uma loja online, fique de olho nos produtos visualizados recentemente pelo cliente, já que isso revela quais são seus interesses adicionais ao item desejado.
Outro cuidado importante para fazer uma venda cruzada é oferecer produtos de maneira natural e personalizada, evitando que uma abordagem forçada sobrecarregue o cliente com muitas opções.
Cuidado ao oferecer produtos com valores muito elevados, uma vez que o cliente já tem uma expectativa de gasto. Sendo assim, opte por apresentar itens de menor valor, aumentando as chances de aceitação da oferta.
Para o sucesso da venda cruzada, não deixe também de criar um plano de ação e treinar sua equipe para alinhar todos os processos comerciais.
Por fim, monitore regularmente os resultados, analisando quais produtos e estratégias geram o melhor desempenho, fazendo ajustes conforme necessário.
Conclusão
A venda cruzada é uma excelente estratégia para aumentar o valor do ticket médio, mas lembre-se de considerar as nossas dicas para obter os melhores resultados.
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José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras