Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Sabemos que tomar cuidados com a Black Friday é constantemente recomendando aos consumidores toda vez que essa data de descontos se aproxima. Mas e as lojas e outros negócios? Quais são as dicas que garantem que esse dia aconteça de forma tranquila e que tudo corra bem? É importante que ambas as partes saibam quais aspectos considerar nessa época de alto consumo.

No caso de negócios, seja atacado ou varejo, para ter sucesso, não basta dar desconto no produto oferecido e divulgá-lo para sua lista de e-mail. É fundamental se organizar, principalmente após o evento, a fim de oferecer uma boa experiência de compra, conquistar novos clientes e fidelizar a base. Tudo isso contribui para melhorar os resultados da sua empresa, a curto e longo prazo.

Continue lendo para conhecer as 7 (sete) dicas que separamos com informações importantes sobre como se cuidar antes, durante e após a chegada desse evento cheio de oportunidades.

Toda empresa precisa ter cuidados com a Black Friday?

É normal que essa pergunta acabe surgindo em algum momento. Contudo, é um pouco difícil encontrar informações quando o assunto são as lojas e não os consumidores. Isso acontece por que a grande maioria das matérias, artigos e outros meios de compartilhamento de informação tendem a dar maior prioridade para quem compra e não para quem vende.

Com uma rápida pesquisa é possível encontrar diversos tipos de materiais na internet que contam casos de pessoas que foram lesadas financeiramente. Infelizmente, os casos são tão comuns que é difícil constituir uma boa imagem nessa época. E é exatamente por esse motivo que a loja que melhor se prepara garante uma clientela fidelizada.

Portanto, para que o seu empreendimento seja bem sucedido quando se trata de Black Friday, é fundamental que algumas atitudes e posicionamentos sejam adotados. Confira logo abaixo as dicas da ADV Tecnologia para impulsionar suas vendas de forma constante e duradoura.

1. Aja com transparência

Operar com honestidade é obrigação de todos os gestores e empresários. Contudo, não é todo mundo que exercita essa virtude e age com integridade perante aos seus clientes. Segundo diversas pesquisas, o comportamento dos clientes muda durante essa época do ano, onde a possibilidade de conquistas de nova clientela aumenta consideravelmente.

No entanto, o grande medo dos usuários e compradores é o de estar sendo enganado no momento da compra. O que vale nesse momento é não simular grandes descontos ou oferecer algo que a sua companhia não poderá cumprir.

Segundo o especialista em software de gestão e diretor executivo da ADV Tecnologia, José Cláudio, “É preciso lembrar que a Black Friday não é apenas um dia. Ela pode gerar boas oportunidades a longo prazo, para isso é fundamental transparência e honestidade desde o momento da compra até o pós-venda”. Por esse motivo, atuar de forma transparente é essencial.

2. Tenha um bom controle de estoque

gestão do estoque, como falamos em outra publicação, é o principal fator para o sucesso da sua campanha. É necessário ter o controle da quantidade dos produtos a serem comercializados para evitar o risco de não conseguir atender à alta demanda imposta por essa época sazonal.

Conforme afirmado por um dos membros especialistas da nossa equipe, os perigos de não entregar um produto ou serviço dentro do prazo definido pode configurar publicidade ilegal, acarretando em compradores insatisfeitos e problemas com os órgãos de proteção ao consumidor.

Dependendo do volume de vendas, conseguir realizar uma gestão manual pode consumir muito tempo e tirar o foco de outras tarefas necessárias. Sendo assim, ter acesso a um software de gestão pode otimizar as atividades da empresa e melhorar todo o sistema logístico de vendas.

3. Cumpra o prazo de entrega

Outro ponto muito importante sobre a Black Friday é a logística de entrega dos pedidos. Essa pauta está alinhada à segunda dica, pois todos os empreendimentos precisam conhecer bem o seu estoque e quanto tempo leva a preparação do despacho das mercadorias. Com essa informação, é muito mais simples estimar o prazo de entrega correto ao cliente.

Comerciantes experientes sabem que ter esses dados à mão evita contratempos quanto aos prazos reais da capacidade de envio dos produtos, evitando a quebra de confiança com datas não cumpridas. Dessa maneira, após o evento, é necessário reforçar a estrutura da área de distribuição para atender a entrega e o despacho dos itens comprados na data.

4. Tenha cuidado redobrado ao emitir e guardar notas fiscais

A emissão e o armazenamento correto de notas fiscais e documentos contábeis também fazem parte das práticas que todo negócio deve adotar. Como é esperado que o volume das obrigações fiscais aumente, é preciso se antecipar para que não ocorram faltas e atrasos, gerando retrabalhos e até mesmo multas.

Também nesse fator, a contribuição de um sistema automatizado de gestão é imensurável, trazendo impactos muitos positivos durante toda as operações financeiras.

5. Otimize os canais de relacionamento com o consumidor

Muitos empresários acreditam que oferecer o preço mais barato do mercado é o grande atrativo para vender mais nessa data. Porém, o principal diferencial é o atendimento personalizado. Segundo um artigo do Think with Google, a omnicanalidade tem ganhado cada vez mais espaço no mercado atual.

Esse conceito explora o aumento do interesse dos clientes em comprar por meio de vários formatos. E ter um atendimento ao cliente fortalecido e bem estruturado promove a resolução de problemas e facilita a conversa entre as partes. Estreitando laços e criando um senso de confiança em relação à sua marca.

Para tanto, destaque os endereços de e-mail e telefone para auxiliar os cliente, além de manter uma equipe para esclarecer dúvidas nas redes sociais. Quando você atende um consumidor de forma única e ágil ele se sente valorizado e sente mais confiança para comprar o que você está oferecendo.

Confira como um ERP pode te ajudar no atendimento ao cliente.

6. O direito de arrependimento

O Código de Defesa do Consumidor permite que todas as compras, feitas pela internet, catálogos, telefone ou em domicílio, sejam passivas de cancelamento, dentro de um prazo de 7 dias corridos, contados a partir do recebimento do produto.

Segundo um dos especialistas da ADV Tecnologia, “As empresas, principalmente as atuantes no comércio eletrônico, devem respeitar esse direito independentemente da política de trocas e devoluções do estabelecimento comercial ou da existência de eventual defeito”.

7. Planeje bem suas promoções

Quando falamos em baixa de preços, é primordial entender quais são os produtos e valores que devem ser alterados nesse período de intensa procura. Promoções que sejam bem planejadas são aquelas que consideram as necessidades e preferências das pessoas e como seu negócio pode oferecê-las.

Dê maior atenção aos itens que fazem parte do que é considerado como “carro-chefe”, eles atraem maior procura e possuem maior alcance. Outro passo é observar as possibilidades de venda de produtos que estão sem muito giro no estoque, montando kits ou ofertando facilidades de pagamento, por exemplo.

E por fim, utilize esse momento para valorizar os compradores mais fiéis da sua loja. Essa é uma ótima oportunidade de solidificar esse relacionamento.

Quer saber mais sobre comércio, sistemas de gestão, fluxo de caixa e outros aspectos relacionados a processos empresariais? Continue explorando o nosso blog e confira os conteúdos da nossa plataforma.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis