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Cuidados importantes que sua empresa deve ter após Black Friday

Cuidados importantes que sua empresa deve ter após Black Friday

A cada ano a Black Friday se consagra mais no Brasil. A data de super desconto não é só aguardada pelos consumidores, que buscam preços mais baratos, mas também pelas empresas que participam do evento com o objetivo de alavancar as vendas.

Para ter sucesso, no entanto, n√£o basta dar desconto no produto oferecido e divulg√°-lo para sua lista de e-mail. √Č fundamental se organizar, principalmente ap√≥s o evento, a fim de oferecer uma boa experi√™ncia de compra e conquistar novos clientes e fidelizar a base. Compilamos a seguir os 10 cuidados mais importantes que sua empresa deve ter ap√≥s Black Friday.

1 РAja com transparência

Ser honesto √© obriga√ß√£o, mas n√£o √© todo mundo que mostra que age com integridade com seus clientes. Segundo dados do PROCON e da Proteste, o grande medo do consumidor √© o de estar sendo enganado pela empresa. A dica √© n√£o simular grandes descontos ou oferecer algo que n√£o poder√° cumprir. ‚Äú√Č preciso lembrar que a Black Friday n√£o √© apenas um dia. Ela pode gerar boas oportunidades a longo prazo, para isso √© fundamental transpar√™ncia e honestidade desde o momento da compra at√© o p√≥s-venda‚ÄĚ, diz Jos√© Claudio, especialista em software de gest√£o e diretor executivo da ADV Tecnologia.

2 РFaça um bom controle de estoque

A gest√£o do estoque √© o principal fator para o sucesso da campanha. √Č preciso ter o controle da quantidade dos produtos a serem comercializados para evitar o risco de n√£o atender a demanda. ‚ÄúN√£o entregar um produto no prazo definido pode configurar publicidade ilegal, o que acarretar√° em consumidores insatisfeitos e √≥rg√£os de prote√ß√£o atentos‚ÄĚ.

Dependendo do volume de vendas, conseguir realizar uma gest√£o manual muitas vezes pode levar tempo e ser muito complexo ou at√© oneroso em alguns casos. ‚ÄúUm software de gest√£o pode otimizar todo o sistema log√≠stico de vendas. Empresas que possuem um eficiente controle de invent√°rio e estoque conseguem entregar o seu servi√ßo com excel√™ncia‚ÄĚ, afirma Claudio.

3 – Cumpra o prazo de entrega

Um ponto importante para a Black Friday √© a log√≠stica de entrega dos pedidos. A empresa tamb√©m precisa conhecer seu estoque e seu tempo de prepara√ß√£o para estimar o prazo de entrega correto ao cliente. ‚ÄúEssa informa√ß√£o deve ser clara e precisa para n√£o gerar a expectativa de ‚Äúpronta entrega‚ÄĚ por parte do consumidor. Ap√≥s o evento, √© fundamental refor√ßar a estrutura da √°rea de distribui√ß√£o para atender a entrega e o despacho de produtos comprados na data‚ÄĚ.¬†

4 – Tenha cuidado redobrado ao emitir e guardar notas fiscais

A emiss√£o e o armazenamento de notas fiscais e documentos cont√°beis tamb√©m √© um cuidado fundamental. Como o volume das obriga√ß√Ķes fiscais deve ser maior, a empresa deve estar preparada para n√£o ocorrer faltas e atrasos e consequente gerar retrabalhos e at√© multas. ‚ÄúNovamente, um sistema de gest√£o pode contribuir ao realizar as opera√ß√Ķes fiscais de forma autom√°tica e padronizada, evitando erros, atrasos na entrega dos documentos eletr√īnicos e reduzindo a burocracia‚ÄĚ.

5 – Otimize os canais de relacionamento com o consumidor

Muitos empres√°rios acreditam que oferecer o pre√ßo mais barato do mercado √© o grande atrativo para vender mais nessa data, por√©m o principal diferencial √© o atendimento personalizado. ‚ÄúMantenha um canal de comunica√ß√£o eficiente. Destaque os endere√ßos de e-mail e telefone para auxiliar os compradores, al√©m de manter uma equipe para esclarecer d√ļvidas nas redes sociais. Quando voc√™ atende um consumidor de forma √ļnica e √°gil ele se sente valorizado e sente mais confian√ßa para comprar o que voc√™ est√° oferecendo.‚ÄĚ, diz ele.

6 – O direito de arrependimento

O C√≥digo de Defesa do Consumidor permite que todas as compras, feitas pela internet, cat√°logos, telefone ou em domic√≠lio, podem ser canceladas no prazo de 7 dias corridos, contados a partir do recebimento do produto. ‚ÄúAs empresas, principalmente as atuantes no com√©rcio eletr√īnico, devem respeitar esse direito independentemente da pol√≠tica de trocas e devolu√ß√Ķes do estabelecimento comercial ou da exist√™ncia de eventual defeito.‚ÄĚ, finaliza o especialista. ¬†

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