Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

5 coisas que todo líder deve saber

5 coisas que todo líder deve saber

Atualmente, o líder possui um papel que vai muito além de repassar tarefas e cobrar pela boa execução delas. Agora, o profissional que exerce um cargo de liderança precisa se destacar e se diferenciar perante seus colegas de trabalho para conseguir continuar no mercado, contribuindo para a otimização dos processos e para a gestão eficiente dos negócios.

Existem pessoas que já têm um perfil de liderança e outras que, com boas orientações e muita prática, podem se tornar grandes líderes. Você sabe quais as principais características de um bom líder? Escolhemos quatro principais dicas que os gestores devem saber para que possam conduzir seus negócios da melhor maneira possível.

Liderar é diferente de chefiar

Todo líder é um chefe, mas nem todo chefe é um bom líder. Essa afirmação mostra um pouco como os profissionais precisam se preparar para assumir um cargo com novas atribuições. O chefe é aquele que apenas manda e cobra pela execução e pelos resultados das tarefas. Já o líder é um profissional respeitado pelos colaboradores, que obtém resultados pelo comprometimento da equipe e não apenas cumprem ordens.

Ser solícito e bom ouvinte

Uma característica importante para os líderes é saber ouvir. É fundamental ser solícito, entender as dificuldades dos subordinados, analisar quais os motivos para que determinado prazo não tenha sido cumprido ou outras questões referentes ao trabalho. As pessoas sempre esperam por líderes atenciosos, que compreendam suas dúvidas e ajudem na conquista de crescimento profissional.

Saber engajar sua equipe

Outro item fundamental para o conhecimento dos líderes é como engajar e motivar suas equipes. Os líderes têm de ser entusiasmados, gostar do que fazem e dar o exemplo. Mostrar como se faz ajuda as pessoas a se comprometerem com um resultado satisfatório.

Dar retorno sobre os processos

Todos gostam de saber se estão seguindo pelo melhor caminho. Não deixe de dar retorno sobre as tarefas e projetos que seus subordinados ou colegas de trabalho estão realizando. Críticas, elogios e opiniões fazem o profissional crescer e melhorar seu desempenho.

Treinar sua liderança

Muitas pessoas são promovidas ou exercem algum cargo de liderança, mas nem sempre elas são preparadas para assumir essas responsabilidades. A boa notícia é que a liderança pode ser aperfeiçoada e, para isso, o profissional deve estar disposto a ler sobre o assunto, trocar informações com outros profissionais da área, participar de cursos ou seminários e assistir vídeos com cases de sucesso. A sugestão é encontrar a maneira com a qual você mais se identifica.

Diante das idéias apresentadas, pode-se considerar que a liderança é conquistada com o tempo, com confiança e com exemplos. Bons líderes se destacam por serem agentes contribuintes do crescimento profissional de outras pessoas. Esperamos que nossas dicas possam te ajudar a conduzir seus negócios de maneira assertiva, consolidando cada vez mais sua atuação no mercado.

O que achou de nossas dicas? Conte-nos nos comentários alguma experiência pela qual passou e ajude outras pessoas a serem melhores líderes. Desejamos sucesso na tarefa de liderar pessoas!

Compartilhe