Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

O que fazer para melhorar a tomada de decisão no seu negócio

melhorar a tomada de decisão no seu negócio

O que fazer para melhorar a tomada de decisão no seu negócio

O cenário econômico e as organizações nele inseridas estão em constante transformação e evolução. Isso aumenta a importância da influência que um exerce constantemente sobre o outro, assim como as consequências de qualquer tomada de decisão.

A habilidade de fazer escolhas eficazes é uma das competências mais importantes que um gestor deve desenvolver, já que ela fornece inúmeros ganhos. Segurança e confiança no processo de decisão, maior impacto da escolha realizada, mais eficiência e rapidez nesse processo e maior competitividade são apenas alguns deles.

Neste artigo, explicaremos como tomar melhores decisões e o que o gestor precisa saber e fazer para ter sucesso nas suas escolhas. Confira!

Invista no planejamento estratégico

Todo processo de decisão deve seguir um bom planejamento estratégico, norteando as ações na organização e fundamentando a tomada de decisão dos negócios. É preciso ter muito claro quais são os objetivos da empresa frente o mercado, bem como o detalhamento do perfil do consumidor, dos concorrentes, os desafios do segmento, dos produtos e/ou serviços. Com base nestas informações o gestor poderá ter maiores chances de acertar em suas escolhas e obter melhores resultados.

Sempre tenha em mente um Plano B

Nem sempre as coisas saem como o previsto, e mesmo que o gestor tenha realizado um excelente planejamento estratégico, os negócios estão a todo instante suscetíveis a contratempos e que, por ventura, obrigam o processo de tomada de decisão a seguir outro curso e reprogramar uma nova rota. Ter em mente um Plano B facilita situações emergenciais, e mesmo que ações estejam na reta final é possível que algo dê errado e é deste instante que a posição do líder é fundamental. Ter uma rota de escape prepara para situações que exigem resolução imediata é obrigatório num processo de tomada de decisão.

Use a criatividade a seu favor

O gestor de buscar sempre inovar e fugir do lugar-comum. A criatividade é o estímulo para novas possibilidades e múltiplas soluções para um mesmo problema. Além do que, ser criativo instiga a equipe a ser motivada e pode ser um importante fator na revitalidade da gestão. Muitas vezes uma decisão criativa e inusitada pode ser a chave do sucesso de um projeto corporativo.

Analisando todos os pontos de vista

Antes de tomar qualquer decisão, o gestor precisa de ter uma visão geral da situação da organização. É imprescindível que haja uma análise dos prós e contras, bem como da situação de todas as pessoas envolvidas no processo decisório. As melhores decisões são aquelas nas quais todos os pontos de vistas são levados em consideração e que inclui a equipe.

É preciso ter mente aberta para encarar os novos desafios e oportunidades do mercado. Os melhores gestores são flexíveis e propensos a mudar planos e tomar novas atitudes. Seguir um plano inicial sem se preocupar com possíveis variações ou mudanças pode levar a falhas ou perda de oportunidades. Novas idéias podem acabar sendo melhores do que as iniciais, por isso é preciso ouvir todos os envolvidos e ter uma gestão participativa durante todo o processo decisório.

E você, sabe tomar decisões da melhor maneira possível? Compartilhe sua opinião na seção de comentários!

CTA - e-book Como a informacao pode mudar o seu negocio - p

Compartilhe