7 lições para ter um empreendimento de sucesso

7 lições para ter um empreendimento de sucesso

Criar um empreendimento de sucesso é o sonho de praticamente todo gestor, tanto para aqueles que já possuem há tempo suas empresas, quanto para aqueles que estão apenas começando uma nova jornada.

Porém, estatísticas mostram que poucos conseguem vencer as barreiras dos primeiros anos de vida de um negócio e de fato prosperar levando-os ao triunfo tão esperado.

Para lhe ajudar a alcançar excelentes resultados ainda este ano, elaboramos um post com 7 lições infalíveis que ajudaram grandes empreendedores como Silvio Santos e Steve Jobs a construírem seus impérios.

Sonhe grande, comece pequeno e aja rápido

Ter sonhos grandes e ambiciosos dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno. Então, porque pensar pequeno? Não importa o negócio ou quanto dinheiro você possui, é preciso primeiro sonhar para saber aonde se quer chegar.

Depois que sabemos onde queremos chegar, por mais distante que este objetivo pareça, temos condições de nos preparar, definindo metas e estratégias para alcançar as metas.

Um exemplo claro de como sonhar alto é importante, vem do nosso glorioso Silvio Santos, que começou sua carreira como vendedor ambulante, mas sempre teve grandes ambições. Ele traçou metas ousadas e teve coragem para lutar e enfrentar todos os desafios que o levaram a patamares impensáveis para a maioria.

Steve Jobs por exemplo, começou sua empresa na garagem da casa de seus pais e a transformou na Apple, uma das marcas mais valiosas do mundo.

Capacite-se

Muitos gestores com ideias brilhantes quebram não por não serem criativos, mas por não estarem preparados para executá-las. Gerir um empreendimento de sucesso é um desafio que vai além do conhecimento técnico ou da ambição. Estes dois fatores são fundamentais, mas o empreendedor precisa ter conhecimento claro sobre a gestão do negócio como um todo. Ele precisa compreender sobre finanças, liderança, gestão estratégica e gestão de pessoas, por exemplo.

Esse entendimento se torna ainda mais evidente quando a corporação começa a crescer e os problemas crescem juntos. Durante um período, Steve Jobs chegou a ser afastado da presidência da própria empresa que criou, pois os integrantes do conselho não o julgavam capaz de administrar a companhia com a dimensão que ela tomou.

Jobs passou um tempo se capacitando e passou por novas experiências, e quando retornou a Apple, transformou-a de uma empresa a beira da falência em uma das marcas mais desejadas do mundo.

Invista em inovação

Tanto Silvio Santos quanto Steve Jobs são referências em encontrar diferenciais para criarem um empreendimento de sucesso.

Silvio Santos é famoso por criar jargões e inovar em seus programas de auditório, atraindo públicos de todas as idades. Fora das telas, ele administra empresas como a Jequiti, campeã de vendas de perfumes que é reconhecida por inovar nos nomes dos produtos e na forma de comercialização.

Steve Jobs conseguiu transformar a Apple em um sucesso sempre inovando em seus produtos. O mais interessante é que Jobs não costumava fazer grandes invenções. Ele deixava claro que a inovação não precisa ser a reinvenção da roda, mas sim transformar algo que já existe em algo muito melhor.

Estes exemplos se aplicam em praticamente todos os produtos da Apple. O iPod por exemplo, que foi um dos maiores sucessos da companhia, é uma evolução dos aparelhos portáteis da Sony, conhecidos como Walkman.

Com o iPod também surgiu uma grande inovação na forma de se comercializar músicas. Mesmo comprando uma briga com as gravadoras no início, a Apple revolucionou o mercado de entretenimento com o iTunes.

E assim surgiram inovações de forma sucessiva na Apple, com o iPhone, iPad, Apple TV e Apple Watch.

Mantenha o foco

Uma das lições mais importantes para ter um empreendimento de sucesso é aprender a dizer não. Sim, isso mesmo, dizer não às vezes é muito mais difícil do que parece. Quando se é empreendedor, várias oportunidades de negócio surgem a toda hora. No entanto, bons gestores sabem dizer não e manter o foco nos seus objetivos já traçados.

Quando Steve Jobs reassumiu o comando da Apple, jogou fora vários projetos que estavam em andamento e que já tinham recebido alguns milhões de dólares em investimento. Ele deixou claro que para o momento da empresa, qualidade era muito melhor do que quantidade, então Jobs preferiu manter o foco da empresa em poucos projetos, para assim poder concentrar os esforços e recursos nas apostas mais importantes.

Trabalhe em equipe

São as pessoas que fazem a diferença em uma empresa. Ter uma equipe de alto nível, com conhecimentos complementares e sinergia é fundamental para a construção de um empreendimento de sucesso.

Silvio Santos sempre deixou claro o quanto manter uma equipe especializada é fundamental para a gestão de um negócio. Por outro lado, ele sempre procurou ser um líder presente em todos os seus empreendimentos, uma característica importante para garantir bons resultados e a motivação do time.

Faça um bom networking

Você conhece o personagem Homer Simpson? Se conhece, deve concordar comigo que ele tem um QI bem abaixo da média. Agora, você percebe o quanto Homer costuma sempre se dar bem nos episódios dos Simpsons? Pois é, e se reparar ainda mais, verá que ele é um cidadão sempre muito bem conectado, já conheceu pessoas como George Bush, Stephen Hawking, Mick Jagger e até mesmo Ronaldo, o Fenômeno.

Apesar de ser um desenho animado, este networking de Homer nos episódios dos Simpsons mostram o quanto ter uma rede de contatos é importante para o sucesso.

Construir um bom networking requer tempo, jogo de cintura e disposição para participar de eventos, feiras e viagens de negócios. Por outro lado, esta rede é fundamental para a construção de parcerias sólidas, como encontrar clientes, fornecedores e até quem sabe futuros sócios.

Modernize-se

Empresas que utilizam a tecnologia a seu favor costumam sempre sair na frente da concorrência. Para manter um empreendimento de sucesso, é preciso buscar as melhores alternativas que ajudarão a empresa a otimizar custos e até mesmo ajudar na gestão..

Já se foi o tempo em que era possível manter um negócio apenas com anotações em um caderninho, ou até mesmo em uma planilha de Excel. Uma corporação bem sucedida precisa de ferramentas que façam parte do dia a dia dos gestores.

Uma software de gestão, por exemplo, pode ser o diferencial competitivo. O sistema reduz eficientemente as despesas de uma empresa graças ao aprimoramento que desenvolve em diversos setores, em especial às melhorias na coordenação, na produtividade e no aumento de lucro. A inteligência do ERP é determinante para se destacar no mercado, já que a ferramenta permite avaliar riscos e oportunidades, comunicando ao usuário como andam as coisas na empresa, além de servir como base para a tomada de decisões assertivas e estratégicas.

E você, utiliza algumas dessas lições para ter um empreendimento de sucesso? Deixe seus comentários!

CTA - e-book Melhore a gestão do seu negócio em 4 passos

Compartilhe