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Como evitar ruĆ­dos na comunicaĆ§Ć£o interna da sua empresa

Como evitar ruĆ­dos na comunicaĆ§Ć£o interna da sua empresa

Como jĆ” dizia o velho Chacrinha, ā€œquem nĆ£o se comunica, se trumbicaā€. Seja lĆ” o que for trumbica, uma coisa Ć© certa: a comunicaĆ§Ć£o faz parte da organizaĆ§Ć£o de praticamente tudo que existe no mundo. Nem os nĆŗmeros ou as leis fariam sentido sem a transmissĆ£o do conhecimento e a coordenaĆ§Ć£o do trabalho atravĆ©s do diĆ”logo.

Essa importĆ¢ncia demorou um pouco a ser percebida por algumas empresas e pessoas, que acabaram se “trumbicando” sem a devida atenĆ§Ć£o com os processos de comunicaĆ§Ć£o. Evitar os ruĆ­dos (tambĆ©m conhecida como falhas de comunicaĆ§Ć£o) no diĆ”logo dos colaboradores Ć© fundamental para os resultados de qualquer empresa. Portanto, confira no post de hoje algumas dicas para evitar confusƵes na comunicaĆ§Ć£o interna e garantir um bom entrosamento!

Fale e escute

O primeiro passo para a comunicaĆ§Ć£o plena e funcional entre equipes de trabalho Ć© garantir aos colaboradores a oportunidade de ouvir e tambĆ©m de falar. DecisƵes tomadas a portas fechadas e impostas ao grupo com falta de liberdade para promover as ideias de cada um Ć© um pĆ©ssimo hĆ”bito que deve ser abolido pelos gestores que pretendem desenvolver um bom trabalho. Chefes e subordinados devem conversar, trocar experiĆŖncias e opiniƵes sobre as demandas do cotidiano, pois sĆ³ assim Ć© possĆ­vel conhecer o perfil de cada um e sua maneira de resolver os problemas.

Muito alƩm do mural

Muita gente ainda restringe a ideia de comunicaĆ§Ć£o interna aos avisos em um mural ou, na melhor das hipĆ³teses, em um jornalzinho de circulaĆ§Ć£o interna e a intranet da empresa. Essa simplicidade deve ser abolida, afinal, o papel da comunicaĆ§Ć£o na empresa nĆ£o Ć© apenas para entreter nas horas vagas ou dar pequenos avisos. O diĆ”logo continua sendo o aspecto mais importante, e por isso, Ć© bom considerar novas formas de comunicaĆ§Ć£o entre os colaboradores.

As redes sociais e outras ferramentas de relacionamento foram criadas exatamente para evoluir esse tipo de contato entre os colaboradores. EntĆ£o, nĆ£o fique atrelado aos modelos do passado no momento de planejar a comunicaĆ§Ć£o interna da sua empresa.

DiƔlogo como motivador para resultados

A boa comunicaĆ§Ć£o e liberdade de opiniĆ£o sĆ£o alguns dos aspectos que motivam os colaboradores de uma empresa, afinal, nada como trabalhar em um local onde a pessoa sente que suas ideias sĆ£o relevantes e podem fazer parte do plano de aƧƵes de seu setor.

Essa abertura para a comunicaĆ§Ć£o total demonstra melhoria no desempenho. De acordo com estudo da Universidade de Michigan, as empresas que fazem a comunicaĆ§Ć£o interna de forma plena apresentam margens de lucro maiores, alĆ©m do crescimento na satisfaĆ§Ć£o dos funcionĆ”rios, algo que impacta diretamente nos resultados.

A comunicaĆ§Ć£o empresarial ainda Ć© um conceito relativamente novo, se comparado com outros aspectos da cultura corporativa. Aos poucos, as empresas passaram a entender o poder do diĆ”logo e a necessidade de montar equipes dedicadas ao desenvolvimento de prĆ”ticas comunicacionais.

Esse comportamento apenas demonstra que a preocupaĆ§Ć£o com o ambiente de trabalho e com as informaƧƵes Ć© cada vez maior, visando tornar o cotidiano do trabalho algo mais transparente e produtivo.

Sua empresa possui um plano de comunicaĆ§Ć£o ou estĆ” desenvolvendo o projeto? Os ruĆ­dos na comunicaĆ§Ć£o interna estĆ£o atrapalhando seu trabalho? EntĆ£o conte as suas experiĆŖncias nos comentĆ”rios!

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