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Como evitar ruídos na comunicação interna da sua empresa

Como evitar ruídos na comunicação interna da sua empresa

Como evitar ruídos na comunicação interna da sua empresa

Como j√° dizia o velho Chacrinha, ‚Äúquem n√£o se comunica, se trumbica‚ÄĚ. Seja l√° o que for trumbica, uma coisa √© certa: a comunica√ß√£o faz parte da organiza√ß√£o de praticamente tudo que existe no mundo. Nem os n√ļmeros ou as leis fariam sentido sem a transmiss√£o do conhecimento e a coordena√ß√£o do trabalho atrav√©s do di√°logo.

Essa import√Ęncia demorou um pouco a ser percebida por algumas empresas e pessoas, que acabaram se “trumbicando” sem a devida aten√ß√£o com os processos de comunica√ß√£o. Evitar os ru√≠dos (tamb√©m conhecida como falhas de comunica√ß√£o) no di√°logo dos colaboradores √© fundamental para os resultados de qualquer empresa. Portanto, confira no post de hoje algumas dicas para evitar confus√Ķes na comunica√ß√£o interna e garantir um bom entrosamento!

Fale e escute

O primeiro passo para a comunica√ß√£o plena e funcional entre equipes de trabalho √© garantir aos colaboradores a oportunidade de ouvir e tamb√©m de falar. Decis√Ķes tomadas a portas fechadas e impostas ao grupo com falta de liberdade para promover as ideias de cada um √© um p√©ssimo h√°bito que deve ser abolido pelos gestores que pretendem desenvolver um bom trabalho. Chefes e subordinados devem conversar, trocar experi√™ncias e opini√Ķes sobre as demandas do cotidiano, pois s√≥ assim √© poss√≠vel conhecer o perfil de cada um e sua maneira de resolver os problemas.

Muito além do mural

Muita gente ainda restringe a ideia de comunicação interna aos avisos em um mural ou, na melhor das hipóteses, em um jornalzinho de circulação interna e a intranet da empresa. Essa simplicidade deve ser abolida, afinal, o papel da comunicação na empresa não é apenas para entreter nas horas vagas ou dar pequenos avisos. O diálogo continua sendo o aspecto mais importante, e por isso, é bom considerar novas formas de comunicação entre os colaboradores.

As redes sociais e outras ferramentas de relacionamento foram criadas exatamente para evoluir esse tipo de contato entre os colaboradores. Então, não fique atrelado aos modelos do passado no momento de planejar a comunicação interna da sua empresa.

Di√°logo como motivador para resultados

A boa comunica√ß√£o e liberdade de opini√£o s√£o alguns dos aspectos que motivam os colaboradores de uma empresa, afinal, nada como trabalhar em um local onde a pessoa sente que suas ideias s√£o relevantes e podem fazer parte do plano de a√ß√Ķes de seu setor.

Essa abertura para a comunicação total demonstra melhoria no desempenho. De acordo com estudo da Universidade de Michigan, as empresas que fazem a comunicação interna de forma plena apresentam margens de lucro maiores, além do crescimento na satisfação dos funcionários, algo que impacta diretamente nos resultados.

A comunicação empresarial ainda é um conceito relativamente novo, se comparado com outros aspectos da cultura corporativa. Aos poucos, as empresas passaram a entender o poder do diálogo e a necessidade de montar equipes dedicadas ao desenvolvimento de práticas comunicacionais.

Esse comportamento apenas demonstra que a preocupa√ß√£o com o ambiente de trabalho e com as informa√ß√Ķes √© cada vez maior, visando tornar o cotidiano do trabalho algo mais transparente e produtivo.

Sua empresa possui um plano de comunicação ou está desenvolvendo o projeto? Os ruídos na comunicação interna estão atrapalhando seu trabalho? Então conte as suas experiências nos comentários!

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