Antes de falar sobre a Tríade do Tempo, é importante mencionar que a máxima que tempo é dinheiro é verdadeira e, a cada momento que uma equipe perde tempo com tarefas que não são realmente relevantes para o negócio, uma oportunidade de crescimento e fortalecimento é desperdiçada.

Como se trata de um recurso limitado, o tempo deve ser gerenciado de maneira adequada para garantir que tudo seja feito corretamente, em tempo hábil e de maneira otimizada. Nesse sentido, o método Tríade do Tempo é uma ótima opção para esse gerenciamento.

Isso porque ele apresenta técnicas eficientes para organização do tempo. Pensando na importância deste método, neste post você vai conhecer do que ele se trata e como aplicá-lo no seu dia a dia. Então, continue a leitura e confira!

O que é e como funciona o método Tríade do Tempo?

A Tríade do Tempo é uma metodologia de organização desenvolvida por Christian Barbosa, considerado um dos maiores especialistas em gerenciamento de tempo do Brasil. Diferente de outras metodologias ela tem uma base científica, ou seja, foi criada levando em consideração estudos e dados de pesquisas aplicadas pelo Neotriad.

Portanto, é um método aplicado e comprovado. Além disso, vale destacar que na Tríade o tempo é dividido em três categorias principais: circunstancial, importante e urgente. Essa divisão auxilia na definição de prioridades e na conclusão de tarefas. Por isso, é essencial conhecer o conceito de cada uma dessas categorias.

Além disso, esse método também estabelece uma prática específica para que todas as tarefas sejam realizadas de modo a garantir mais tempo livre e também mais produtividade. Para isso, as atividades classificadas como importantes devem ser priorizadas e nas circunstânciais e urgentes precisam gastar o mínimo de tempo possível.

Ou seja, você deve gastar 70% do seu tempo com tarefas importantes, 20% com as urgentes e apenas 10% nas circunstânciais. Diante disso, o método é dividido em cinco etapas que podem ajudar pessoas e empresas a serem mais produtivas, por isso vamos explanar melhor sobre cada uma delas no decorrer do texto.

Leia também: Como delegar tarefas e funções de maneira efetiva

Importância da Tríade do Tempo para organização pessoal e profissional

Para explanar sobre a importância e potencial do método é essencial mencionar as suas vantagens. Nesse caso, a principal vantagem da Tríade do Tempo é, naturalmente, garantir maior produtividade e diminuir o desperdício de tempo em tarefas que não são realmente benéficas ou construtivas.

Além disso, quando utilizado para uma equipe, esse método garante o aumento da força de trabalho e também fornece resultados mais focados e acertados. Não menos importante, o uso desse método também garante mais tempo livre e menos atrasos e descumprimentos de prazos.

Sua facilidade de execução e versatilidade para diferentes ambientes também aparecem como vantagens. Isso porque através do método é possível aprender a identificar as atividades que estão resultando em desperdício de tempo, como reuniões desnecessárias.

Maido que isso, você consegue criar metas e objetivos que ajudam a equilibrar tanto as atividades pessoais quanto as profissionais. Dessa forma, fica mais fácil priorizar aquelas que são importantes e fazer um uso mais eficiente do tempo. Consequentemente, as urgências são reduzidas e você consegue aproveitar melhor o seu dia.

Leia também: Gestão assertiva: confira dicas para o sucesso do seu negócio

Como colocar a Tríade do Tempo em prática?

De maneira geral, o método Tríade do Tempo pode ser executado por qualquer pessoa e é especialmente útil para questões profissionais, já que garante que a equipe fique mais produtiva e se mantenha mais consciente sobre o uso do seu tempo em geral.

Para a execução desse método, é preciso cumprir algumas etapas. Veja cada uma delas, a seguir.

Classifique cada tarefa

O primeiro passo deve ser a classificação de cada tarefa entre importante, urgente e circunstancial. Tarefas importantes possuem prazos e resultados, enquanto as tarefas urgentes já passaram do tempo em que deveriam ser realizadas ou possuem uma janela de tempo pequena. Já as tarefas circunstanciais, por sua vez, são aquelas que não passam de desperdício de tempo.

Mensure o tempo

É impossível fazer um planejamento de tarefas sem saber quanto tempo é necessário para realizá-las. Por isso, outra etapa inclui uma gestão do tempo de modo a calcular a quantidade de horas necessárias para que cada tarefa seja realizada. Então, monitore o tempo das atividades para saber o número médio de horas.

Identifique prioridades, tarefas e objetivos

Em seguida, você precisa identificar prioridades e também o que se deseja realizar com a implantação desse método. Por isso, conhecer e listar as principais tarefas também é importante. Com essas informações, é possível saber como organizar as atividades dentro do tempo disponível.

Defina metas e faça um bom planejamento

Para conseguir realizar as tarefas pretendidas, é necessário definir metas. Para isso, você pode usar técnicas como a SMART, em que é possível criar metas mais específicas e mensuráveis. Em seguida, é necessário fazer o planejamento para a realização dessas etapas. O planejamento pode ser feito em bases semanais, mensais e anuais e pode incluir delegações de tarefas.

Organize e execute corretamente

Por fim, é necessário organizar o ambiente de trabalho, físico e digital, para evitar perdas de tempo e, em seguida, começar a execução, que deve ser focada e não deve ser interrompida por urgências e imprevistos. Por isso, lembre-se que a prioridade sempre serão as tarefas importantes.

A Tríade do Tempo é uma metodologia que visa a organização do tempo e planejamento de execução de tarefas de maneira otimizada. Com a definição correta do que é importante e do que deve ser feito, é possível aumentar a produtividade e otimizar a empresa e o desempenho.

Diante disso, quais são suas dificuldades sobre a organização do tempo? Você usa algum método específico? Então, não perca tempo! Use a metodologia da Tríade e aproveite melhor o seu dia a dia. Assim, fica mais fácil ser mais produtivo e alcançar os resultados desejados.

Gostou deste texto? Para receber mais informações que podem ajudar na melhoria da sua produtividade, assine nossa newsletter e receba no seu e-mail conteúdos exclusivos.

Demonstração Grátis