Sped fiscal: entenda o que é

//Sped fiscal: entenda o que é

Quem é dono de uma pequena ou média empresa sabe de duas coisas básicas: como é importante cuidar da parte burocrática e a dificuldade que, às vezes, é para entendê-la.

Montar e gerenciar um negócio no Brasil significa ter que lidar com uma série de processos que, mesmo para quem faz no dia a dia, pode ser complicado.

Um grande exemplo disso é o Sped Fiscal, um serviço que faz parte de um programa do Governo Federal chamado Sistema Público de Escrituração Digital.

Apesar de ter sido criado para facilitar a vida de empresários, ele ainda causa muita confusão. Mas fique tranquilo! A ADV Tecnologia fez esse post para esclarecer de uma vez por todas o que é o Sped Fiscal, porque ele existe e como funciona.

Escrituração Fiscal

Antes de falar sobre o Sped Fiscal, vamos entender o que é a sua base: a escrituração fiscal.

Toda empresa possui obrigações tributárias e deve comprovar suas operações e receitas geradas pelos seus serviços.

A escrituração fiscal é o conjunto de documentos criados para registrar o faturamento do negócio, além dos impostos e contribuições a recolher (ICMS, IPI, ISS, dentre outros).

Simplificando: é a escrituração fiscal que vai detalhar informações importantes sobre a sua empresa para os fiscos estaduais e a Receita Federal.

Como nasceu o Sped Fiscal

Nem tudo é burocracia no Brasil! Como falamos lá em cima, o Sped Fiscal faz parte de um programa do Governo Federal chamado Sistema Público de Escrituração Digital.

Basicamente, o programa permite ao empresário realizar e enviar o preenchimento destas documentações digitalmente, direto do computador, através do PVA (Programa Validador e Assinador).

Afinal, o que é Sped Fiscal?

O Sped Fiscal ou EFD (Escritura Fiscal Digital) é o processo de escrituração digital da Receita Federal que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital.

Antes, toda a escrituração fiscal era feita manualmente. Hoje, é tudo realizado pelo computador, através do PVA (Programa Validador e Assinador).

O Sped Fiscal serve para:

  • Simplificar a entrega de documentação para os Fiscos
  • Eliminar a necessidade de utilização de papel
  • Economia de tempo e recursos para micro e pequenas empresas
  • Reduzir a burocracia do Governo

Além da escrituração fiscal, o Sistema Público de Escrituração Digital também abrange a escrituração contábil digital e a nota fiscal eletrônica.

Programa Validador e Assinador

O PVA é o programa onde você preenche e envia a sua escrituração fiscal. Para baixa-lo, é só clicar aqui.

É importante que sua empresa tenha um sistema de gestão que registre suas informações. Assim, você pode importar os dados para o PVA, sem a necessidade de fazer tudo manualmente.

Nesse caso, o Software Advanced Business ERP da ADV Tecnologia, que faz a gestão eficiente de pequenos e médios negócios, pode ajudar você!

Certificado digital para o Sped Fiscal

Depois de preencher todas as informações do seu Sped Fiscai no PVA, o próximo passo será assinar digitalmente a documentação para enviar à Receita Federal.

Como fazer isso? É simples:

  • Sua empresa deve ter um certificado digital (e-CNPJ)
  • O certificado deve ser tipo A1 ou A3
  • Para emití-lo, basta procurar uma certificadora credenciada pela ICP-Brasil
  • Depois, é só utilizar o certificado para realizar a assinatura no PVA

Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário nesse post que a gente esclarece para você. O Sped Fiscal pode parecer complexo, mas com a orientação certa, tudo fica mais fácil.

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Por | 2015-10-19T13:12:28+00:00 19/10/15|

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