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Sped fiscal: entenda o que é

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Sped fiscal: entenda o que é

Quem é dono de uma pequena ou média empresa sabe de duas coisas básicas: como é importante cuidar da parte burocrática e a dificuldade que, às vezes, é para entendê-la.


Montar e gerenciar um negócio no Brasil significa ter que lidar com uma série de processos que, mesmo para quem faz no dia a dia, pode ser complicado.


Um grande exemplo disso é o Sped Fiscal, um serviço que faz parte de um programa do Governo Federal chamado Sistema Público de Escrituração Digital.


Apesar de ter sido criado para facilitar a vida de empresários, ele ainda causa muita confusão. Mas fique tranquilo! A ADV Tecnologia fez esse post para esclarecer de uma vez por todas o que é o Sped Fiscal, porque ele existe e como funciona.


Escrituração Fiscal

Antes de falar sobre o Sped Fiscal, vamos entender o que é a sua base: a escrituração fiscal.


Toda empresa possui obrigações tributárias e deve comprovar suas operações e receitas geradas pelos seus serviços.


A escrituração fiscal é o conjunto de documentos criados para registrar o faturamento do negócio, além dos impostos e contribuições a recolher (ICMS, IPI, ISS, dentre outros).


Simplificando: é a escrituração fiscal que vai detalhar informações importantes sobre a sua empresa para os fiscos estaduais e a Receita Federal.


Como nasceu o Sped Fiscal

Nem tudo é burocracia no Brasil! Como falamos lá em cima, o Sped Fiscal faz parte de um programa do Governo Federal chamado Sistema Público de Escrituração Digital.


Basicamente, o programa permite ao empresário realizar e enviar o preenchimento destas documentações digitalmente, direto do computador, através do PVA (Programa Validador e Assinador).


Afinal, o que é Sped Fiscal?

O Sped Fiscal ou EFD (Escritura Fiscal Digital) é o processo de escrituração digital da Receita Federal que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital.


Antes, toda a escrituração fiscal era feita manualmente. Hoje, é tudo realizado pelo computador, através do PVA (Programa Validador e Assinador).


O Sped Fiscal serve para:


- Simplificar a entrega de documentação para os Fiscos

- Eliminar a necessidade de utilização de papel

- Economia de tempo e recursos para micro e pequenas empresas

- Reduzir a burocracia do Governo


Além da escrituração fiscal, o Sistema Público de Escrituração Digital também abrange a escrituração contábil digital e a nota fiscal eletrônica.


Programa Validador e Assinador

O PVA é o programa onde você preenche e envia a sua escrituração fiscal. Para baixa-lo, é só clicar aqui.


É importante que sua empresa tenha um sistema de gestão que registre suas informações. Assim, você pode importar os dados para o PVA, sem a necessidade de fazer tudo manualmente.


Nesse caso, o Software Advanced Business ERP da ADV Tecnologia, que faz a gestão eficiente de pequenos e médios negócios, pode ajudar você!


Certificado digital para o Sped Fiscal

Depois de preencher todas as informações do seu Sped Fiscai no PVA, o próximo passo será assinar digitalmente a documentação para enviar à Receita Federal.


Como fazer isso? É simples:


- Sua empresa deve ter um certificado digital (e-CNPJ)

- O certificado deve ser tipo A1 ou A3

- Para emití-lo, basta procurar uma certificadora credenciada pela ICP-Brasil

- Depois, é só utilizar o certificado para realizar a assinatura no PVA

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