Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras

Saia da crise! Descubra por que clientes estão sumindo da sua loja

  • Home
  • Saia da crise! Descubra por que clientes estão sumindo da sua loja
Saia da crise! Descubra por que clientes estão sumindo da sua loja

Sua loja não tem mais o mesmo movimento de antigamente? Você sente que a sua lucratividade está caindo com o sumiço dos clientes? A crise econômica que estamos atravessando está prejudicando os seus negócios?


Calma, nada disso é motivo para o desespero! Certamente o mau momento da economia, turbinado pela política instável do país, vem contribuindo para esse cenário, em que é cada vez mais desafiador atrair e manter os clientes.


Isso não significa, porém, que os gestores não podem tomar ações efetivas para manter o negócio competitivo, cativando novos compradores e mantendo um crescimento nas vendas. No artigo de hoje vamos te mostrar táticas eficientes para que você saia da crise e mantenha a sua loja crescendo. Ficou curioso? Confira!


Invista em organização e conforto

Garantir que o cliente permaneça na sua loja tempo suficiente para que ele tenha a oportunidade de encontrar o produto que está procurando é essencial para que ele faça a melhor decisão de compra. Para isso, é necessário oferecer um ambiente confortável, organizado e, claro, limpo.


Por isso, otimize a organização das prateleiras, melhorando a disposição dos produtos e seus preços e facilitando a leitura do cliente sobre a sua loja. Invista em móveis confortáveis como sofás e cadeiras, que podem ser utilizadas enquanto ele espera atendimento, e mantenha o ambiente muito bem higienizado.


Além disso, elimine a poluição sonora — como música muito alta e estridente ou o incômodo barulho de reformas. Essas podem soar como dicas superficiais, mas são fundamentais para manter um ambiente convidativo, agradável e que transmita ao consumidor a seriedade e a confiabilidade do seu negócio.


Controle o estoque

No nosso primeiro tópico falamos sobre como o impacto de uma boa organização visual é positiva para o ambiente de compras. No entanto, é preciso ir muito além da imagem: sua loja também precisa ter um rígido controle de estoque, tanto para que você não fique sem produtos quanto para evitar o famoso encalhe — que gera um aumento desnecessário de custos.


Por isso é necessário que esse controle seja feito de maneira sistemática, baseado em métricas confiáveis que possam ser constantemente auferidas. Uma boa maneira de fazer uma gestão eficiente de estoque é usar a tecnologia como aliada.


Não é a toa que os softwares de gestão integrada (ERP) vêm se popularizando entre empresas de todos os portes. Eles reúnem as informações do seu estoque de maneira simples, eficiente e integrada a outras áreas do seu negócio, como o setor de vendas ou de contato com fornecedores. Tudo para que não falte nada e seu cliente encontre sempre o que ele precisa quando entrar na sua loja.


Ofereça vantagens

Você já sabe que ter um bom controle do estoque é um passo fundamental para manter um bom equilíbrio financeiro e continuar conquistando e fidelizando clientes. Um dos efeitos mais claros disso é quando você detecta que tem produtos encalhados que precisam de rodagem.


Uma boa opção para girar o estoque é investir em promoções, uma ação clássica de marketing que continua eficiente para aumentar as suas vendas e visibilidade. Para fugir da crise, todo mundo está à procura de produtos e serviços mais em conta, coisas que você pode oferecer sem ter de sacrificar em demasia a sua lucratividade.


Lembre-se, porém, de que o preço puro e simples pode não ser tudo: também ofereça condições mais vantajosas de pagamento, assistência técnica e garantia prolongadas ou até mesmo seguros contra roubo e problemas não contemplados nos seguros tradicionais.


Fidelize clientes

Para crescer, sua empresa precisa estar sempre desbravando diferentes nichos de mercado e conquistando novos clientes. Fidelizar os seus compradores atuais, no entanto, é igualmente importante e muito mais barato.


Há, inclusive, uma famosa frase do guru norte-americano do marketing Philip Kloter que comprova essa tese: “conquistar um novo cliente é cinco vezes mais caro do que manter o antigo!”.


Por isso, invista em condições especiais para compradores habituais, que podem ir desde o eficiente cartão de fidelidade (ofereça coisas como “na compra de cinco produtos, ganhe o sexto grátis”), até um atendimento de venda e pós-venda personalizados. Ou seja, é preciso investir na satisfação do cliente para que ele não se sinta inclinado a trocar você pela concorrência.


Aumente sua visibilidade

Em tempos de crise, o reflexo imediato dos gestores costuma ser “vamos cortar custos”. Esse tipo de ação é importante para manter a saúde do seu negócio, mas deve ser feita com cuidado para que você não acabe passando a tesoura em setores que, na verdade, precisam receber investimentos.


Um bom exemplo é o marketing: não cometa o erro de acreditar que investir na divulgação da sua marca é algo supérfluo. Afinal, seus clientes nunca entrariam na sua loja sem saber que você oferece produtos e serviços diferenciados, que você tem preços competitivos e que o seu negócio é respeitado por clientes e até mesmo pela concorrência.


É claro que em momentos de turbulência financeira seus gastos precisam ser otimizados. A dica, portanto, é apostar em novas maneiras de promoção e de visibilidade, como o marketing digital.


Além de ser mais barato que a propaganda em meios tradicionais, ele é igualmente eficiente, pode ser direcionado com muita assertividade para o seu público-alvo e ainda pode ser constantemente mensurado para garantir que o seu investimento está trazendo resultados concretos para o seu negócio.


Treine e motive sua equipe

Nós já mencionamos que manter o cliente satisfeito é fundamental para que ele continue comprando na sua loja, certo? No entanto, essa satisfação não está atrelada unicamente a preços baixos, promoções e formas de pagamento vantajosas.


Grande parte dela está ligada à forma como o comprador se sente atendido e tratado pela sua equipe. Estamos falando, claro, de um atendimento pautado pela educação e gentileza, mas também da capacidade que sua equipe tem de oferecer soluções de maneira clara, responder às questões relativas aos seus produtos e dar atenção constante no pós-venda.


Por isso é tão importante manter seus funcionários treinados, tanto para aprimorar o conhecimento técnico deles sobre os produtos e serviços que você oferece, quanto para responder questões sobre o funcionamento da sua loja, prazos e garantias, por exemplo.


Por fim, vale lembrar que o funcionário satisfeito trabalha melhor, atende melhor e vende mais. Portanto, investir na satisfação dos seus funcionários, oferecendo condições justas de trabalho e um bom ambiente laboral, é o primeiro e decisivo passo para garantir a satisfação do seu comprador.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp