Em tempos de crise, é preciso aprender a administrar melhor o dinheiro e reduzir custos da empresa. Para começar, é preciso ter uma boa organização e planejamento, para que tudo dê certo!

O uso de materiais do escritório, otimização do consumo de energia elétrica são exemplos que podem reduzir os gastos de sua empresa. Com o tempo, outros recursos mais completos vão ser necessários, mas o primeiro passo é garantir a disciplina diária do controle.

Aprendendo a controlar e reduzir os custos da empresa

Como você já deve saber, a organização e o planejamento estão diretamente ligados com o crescimento da sua empresa. E, por isso, é muito importante que você tenha na ponta do lápis todos os seus custos, lucros e investimentos. Quando não há um controle minucioso desse processo, a tendência é que seu negócio vá perdendo a margem de lucro cada vez mais, sem você nem ao menos perceber isso.

Aposte na gestão de estoque

A gestão de estoque eficiente permite que sua empresa tenha um menor custo com capital de giro e seu respectivo financiamento. E mesmo que a organização financie o capital de giro com recursos próprios, a sobra de fundos permitirá que sejam feitos investimentos em outras áreas para aumentar a produtividade (como na compra de equipamentos mais eficientes e capacitação de pessoal, por exemplo).

Negocie com os fornecedores para reduzir custos da empresa

Não hesite em pesquisar preços em diferentes fornecedores e usar esse contexto de disputa para renegociar valores a fim de encontrar os menores valores para seu negócio.

Lembre-se de que, nem sempre, os valores mais baixos são a melhor opção para sua empresa! Escolha fornecedores de confiança, sempre com o objetivo de manter a qualidade dos seus produtos.

Fique atento aos custos financeiros

As diferenças de taxas podem ser enormes de um banco para outro! E isso já pode representar uma redução sensível em seus custos operacionais, especialmente quando se trata de financiamentos.

Hoje, muitos bancos oferecem, inclusive, a portabilidade de crédito. Dessa maneira, tornou-se bem mais rápido e muito pouco burocrático transferir um financiamento de uma instituição financeira para outra com cobranças menores. Definitivamente vale a pena reavaliar.

Escute seus colaboradores

É muito importante que você escute seus colaboradores e entenda como os processos implementados podem ser feitos com um custo menor, ao mesmo tempo aumentando a eficiência e a produtividade. Esses profissionais podem trazer ideias que você não seria capaz de ter por conta própria, pois está envolvido na visão mais ampla e estratégica do negócio.

Adote um bom sistema de gestão

Um dos maiores gargalos de recursos de qualquer empresa é o retrabalho, que acontece quando um mesmo processo é realizado mais de uma vez, por funcionários diferentes ou até mesmo pelo mesmo funcionário. Infelizmente, essa é uma realidade que se repete incessantemente dentro das organizações. A chave para resolver esse problema está na integração dos processos dentro de uma única plataforma.

E é exatamente isso que promove um software de gestão. Com um bom sistema ERP, o retrabalho é praticamente eliminado, assim como boa parte dos erros humanos. Além de reduzir o retrabalho, um bom sistema de gestão também permite a automatização de uma série de tarefas, liberando seus funcionários para trabalhos que exijam mais criatividade e talento. Com isso, a produtividade de toda a cadeia aumenta. Isso sem contar que um software de gestão ainda permite que você tenha uma visão global dos processos de trabalho, enxergando formas mais baratas e eficientes de produzir cada vez mais.

Ficou com alguma dúvida sobre como reduzir custos em sua empresa? Nos envie um comentário para que possamos te ajudar!

Demonstração Grátis