Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


O método Kanban, inicialmente implementado no setor da indústria automotiva, ganhou espaços em outras empresas, principalmente por conta da sua abordagem que auxilia no gerenciamento de fluxo de trabalho em diversas áreas de uma empresa. 

Baseada em princípios como visualização, limitação de trabalho em progresso e aprimoramento contínuo, o Kanban é considerado uma metodologia ágil, que possibilita uma visão completa dos projetos, promovendo eficiência, colaboração e a alta adaptação a mudanças dinâmicas no ambiente de trabalho.

Quer entender o que é Kanban, como essa metodologia funciona e como adotá-la na sua empresa? Vem com a gente!

O Que É Kanban?

kanban

O Kanban, como mencionamos no início deste artigo, é uma metodologia de gestão visual que visa otimizar o fluxo de trabalho e potencializar a eficiência operacional nas rotinas de uma empresa.

Dessa forma, esse método possibilita que os profissionais envolvidos em um projeto possam ter uma visualização clara e em tempo real de todos os processos e tarefas em andamento por meio de quadros visuais, apresentando o status de cada atividade. 

Ao conseguir acompanhar todos os trabalhos, essa metodologia possibilita uma resposta ágil às mudanças e os ajustes necessários, garantindo, assim, maior produtividade e a qualidade tanto em processos produtivos quanto na oferta de serviços. 

Como Surgiu O Kanban?

O Kanban teve origem na empresa Toyota, localizada no Japão, na década de 1940, como parte do Sistema Toyota de Produção. Naquela época, a companhia buscava maior eficiência e a redução de desperdícios na produção automotiva. 

Esse método foi criado pelo engenheiro da empresa, Taiichi Ohno, sendo projetado, inicialmente, como um sistema de sinalização para controlar o fluxo de peças na linha de produção. 

O termo Kanban em japonês significa “cartão visual” ou “sinalização visual”. Ele baseia-se na ideia de usar cartões ou sinais visuais para indicar quando iniciar a produção, evitando excesso de estoque e promovendo um fluxo de trabalho preciso, harmônico e eficiente. 

Como A Metodologia Kanban Funciona?

A metodologia Kanban funciona a partir de princípios simples, que auxiliam na gestão visual e na eficiência no fluxo de trabalho. Como mencionamos, ele usa um quadro visual separado por colunas, que representam as etapas do processo, onde as tarefas são apresentadas por meio de cartões ou post-its. 

Cada coluna indica uma fase específica, como “A fazer”, “Em Andamento” e “Concluído”. Ao passo que as tarefas progridem, os cartões são movidos pelas colunas, proporcionando uma visão instantânea do fluxo de trabalho. 

Qual É O Objetivo Da Metodologia?

O principal objetivo do quadro Kanban é otimizar o fluxo de trabalho, garantindo eficiência, visibilidade e adaptação contínua e rápida em processos internos de uma companhia.

Outro objetivo é a facilitação e a eficiência das tarefas, promovendo uma resposta ágil às mudanças no ambiente de trabalho ou mesmo ajustando estratégias para alcançar os melhores resultados. 

Quais São As Vantagens De Adotar O Método Kanban?

O Kanban é uma metodologia que pode ser benéfica para empresas que desejam melhorar seu fluxo de trabalho, principalmente, porque ela oferece a uma visão completa e flexível das tarefas e projetos, o que possibilita uma gestão mais transparente e otimizada. Ao determinar uma limitação do trabalho em progresso, é possível evitar ainda sobrecargas de trabalho.

Outra vantagem que merece destaque é a flexibilidade proporcionada pelo Kanban, pois essa visualização clara permite uma rápida adaptação aos mais diferentes contextos e demandas, tornando-o aplicável em uma variedade de setores. 

Por fim, o Kanban é benefício também porque ele atua na melhoria contínua de processos, garantindo eficiência e ainda mais qualidade nas ações. 

Quais São As Aplicações Do Kanban?

Mesmo sendo projetado para a indústria automotiva, ao longo dos anos, esse método tornou-se um método que pode ser aplicado nos mais variados setores e contextos empresariais. 

Sendo assim, ele pode ser adotado em áreas variadas, como na gestão de projetos, setor de marketing, atendimento ao cliente, desenvolvimento de softwares, ambientes de produção, etc.

Quais Os Princípios Do Kanban?

Os princípios do Kanban baseiam-se na versatilidade, evolução constante, respeito aos processos e atos de liderança. O primeiro deles, que é a versatilidade, possibilita a aplicação desse método em projetos com as mais variadas etapas. 

Outro princípio é a evolução constante nos projetos, promovendo mudanças ao longo do processo, a fim de alcançar resultados e motivar as equipes a usar essa ferramenta.

O princípio de respeito aos processos reconhece que cada movimento de uma tarefa de uma coluna para outra representa um esforço coletivo em busca de um equilíbrio para a melhor entrega possível. Atos de liderança também são um dos princípios do Kanban, incentivando ações positivas entre todos os níveis hierárquicos. 

Quais São Os Tipos De Kanban?

kanban

As empresas podem contar com diferentes tipos de Kanban, sendo que cada um é direcionado para uma finalidade. Confira:

Produção

No método de Produção, os murais são divididos em três seções: “Para Fazer” (to do), “Fazendo” (doing) e “Feito” (done), sendo que cada cartão deve conter informações, como descrição da tarefa, o prazo para conclusão e o responsável pela execução. 

À medida que as atividades avançam, os cartões fluem pelas etapas do quadro.

Kanban de Movimentação

O método de Movimentação usa cartões que contêm informações cruciais sobre o status do produto, proporcionando alertas e destacando prioridades, visando controlar as entradas e saídas de estoque para otimizar os processos de produção.

E-Kanban

O e-Kanban é uma adaptação digital, oferecendo maior agilidade e eficiência nas comunicações internas das empresas, podendo ser integrada a softwares de gestão empresarial, otimizando os trabalhos e facilitando a comunicação em tempo real.

Qual A Relação Entre Kanban E Scrum?

A relação entre Kanban e Scrum compartilham objetivos comuns, porém têm abordagens específicas, além de serem originários do desenvolvimento de software.

O Kanban é um método mais flexível e não determina papéis ou prazos específicos, enquanto o Scrum é um framework mais prescritivo, com papéis definidos e iterações fixas chamadas de “sprints”.

Como Implementar O Kanban Na Sua Empresa?

Confira um passo a passo simples de como implementar o Kanban na sua empresa:

  • Compreensão dos Processos: compreenda os fluxos de trabalho existentes na empresa.
  • Visualização do Trabalho: crie um quadro Kanban, usando colunas que representam cada fase do processo.
  • Limitação do Trabalho em Progresso (WIP): defina limites para as atividades em cada fase.
  • Implementação Gradual: implemente o método de forma gradual por uma equipe ou projeto.
  • Revisão: Promova reuniões regulares para revisar o quadro e identificar melhorias.
  • Ferramentas Digitais: adote ferramentas digitais específicas para o Kanban.
  • Avaliação: análise dos resultados, métricas para promover os ajustes necessários.

Conclusão

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o método Kanban? Então, é hora de colocar a mão na massa e implementar essa metodologia para otimizar os seus trabalhos. 

Para entender mais sobre essa e outras metodologias de fluxo de trabalho, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos assuntos interessantes sobre o mundo corporativo.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis