Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Já ouviu falar em Just In Time? Esse método tem se destacado em companhias de vários segmentos, principalmente, por conta da sua abordagem revolucionária na gestão de operações e produção das empresas. 

O Just In Time auxilia na eliminação de desperdícios ao sincronizar a produção com a demanda, resultando em um fluxo contínuo e eficiente de materiais e produtos. 

Que tal entender o que é Just In Iime, como esse método funciona, principais benefícios e como adotá-lo no seu negócio? Vem com a gente!

O Que É Just In Time (Jit)?

just in time

O Just In Time é uma metodologia de gestão de produção e logística que tem como objetivo a otimização dos processos, eliminando desperdícios e garantindo eficiência na entrega de produtos ou serviços. 

Ao adotá-lo, a empresa consegue sincronizar a produção com a demanda existente, evitando o acúmulo desnecessário de materiais em estoques e, consequentemente, minimizando custos associados. Essa metodologia acredita que nenhum item deve ser fabricado, transportado, entregue ou adquirido antes do momento certo. 

Quando Surgiu A Metodologia Just In Time?

A origem do Just In Time remonta às décadas de 1950 e 1960, no Japão. Esse método foi criado e implementado, inicialmente, pela Toyota Motor Corporation como parte do Sistema Toyota de Produção. Segundo a história, um dos responsáveis pela sua implementação foi o engenheiro da Toyota, Taiichi Ohno.

 A partir da sua criação, o Just In Time ganhou reconhecimento global, sendo adotado em diversas indústrias como uma prática eficaz de gestão, transformando a forma como as empresas organizam seus processos de produção e gestão de estoque.

Qual A Relação Do Jit Com O Kanban?

O Just In Time e o Kanban são metodologias que se relacionam a partir de uma abordagem abrangente para otimizar processos de produção e gestão de estoque. 

Isso porque, o Just In Time busca uma maior eficiência na produção no sentido de eliminar desperdícios e sincronizar a produção com a demanda real.

Enquanto isso, o Kanban é uma ferramenta visual e um sistema de controle de fluxo que contribui para a implementação de forma correta do Just In Time.

Ou seja, ao serem usados de maneira completa, a empresa consegue obter uma harmonização do controle de produção com base na demanda correta, permitindo que os produtos sejam fabricados apenas quando necessário.

Qual É O Objetivo Do Just In Time?

Além de entender o que é Just In Time, é importante conhecer quais são objetivos de adotar essa metodologia na sua empresa, confira:

Reduzir Desperdícios

O objetivo principal deste método é minimizar ou eliminar desperdícios, como excesso de estoques, tempo ocioso, movimentação desnecessária de itens defeituosos. Tudo isso resulta na otimização de recursos da empresa, reduzindo custos e melhorando a eficiência global dos processos.

Otimização Da Produção

Outro objetivo é a otimização da produção para maximizar a eficiência, produzindo apenas o necessário, na quantidade certa e no momento necessário. 

Processos Mais Efetivos

O Just In Time busca tornar os processos mais efetivos, eliminando etapas desnecessárias e simplificando fluxos de trabalho. O objetivo é acabar com as tarefas que não agregam valor ao produto final. 

Padronização De Processos

Essa metodologia também tem como objetivo a padronização de processos e práticas operacionais consistentes, minimizando a variabilidade nos processos de produção, facilitando o controle de qualidade, a previsibilidade na entrega e a capacidade de resolver problemas rapidamente e de forma eficiente.

Como Funciona O Just In Time?

O Just In Time opera a partir da sincronização da produção com a demanda, possibilitando que os materiais e componentes necessários estejam disponíveis exatamente no momento em que são necessários para a fabricação de produtos. 

Para isso, essa metodologia utiliza uma produção orientada pela demanda real do mercado, ao invés de uma produção conduzida apenas por estimativas ou programações fixas.

Dessa forma, é possível obter ciclos de produção mais curtos e precisos, menor armazenamento de estoque e uma resposta mais rápida às mudanças do mercado. 

Qual A Importância Do Just In Time Para A Empresa?

O Just In Time é uma metodologia importante, principalmente, para empresas que desejam uma produção mais eficiente e otimizada. Isso porque, esse método possibilita que a empresa evite estoques em excesso, reduza custos associados ao armazenamento e elimine desperdícios, garantindo, assim, uma produção mais ágil e flexível. 

Ao sincronizar a produção com a demanda real, é possível ter maior otimização dos recursos, garantindo uma disponibilização adequada de produtos.

Quais São As Vantagens De Implementar A Metodologia Just In Time?

just in time

Como já mencionamos ao longo deste artigo, as vantagens da metodologia Just In Time são as mais diversos, mas para que fique mais claro, listamos as principais:

  • Redução significativa dos custos de armazenamento;
  • Eliminação de excessos de estoque e uma alocação mais eficiente de recursos financeiros;
  • Redução do tempo de ciclo de produção e uma resposta mais rápida às demandas do mercado;
  • Produção mais alinhada com a real demanda;
  • Ambiente de trabalho mais eficaz e colaborativo.

Quais São As Desvantagens Do Just In Time?

Mesmo sendo um método muito vantajoso, o Just In Time também tem seus pontos negativos, como:

  • Vulnerabilidade a interrupções na cadeia de suprimentos, já que ele depende de uma entrega eficiente e confiável de matérias-primas. 
  • A falta de flexibilidade em lidar com variações imprevisíveis na demanda;
  • Investimentos altos e reorganização de processos na implementação do Just In Time;
  • Dependência de fornecedores.

Como Implementar O Just In Time Em Sua Empresa?

Implementar o Just In Time envolve uma série de aspectos e processos. O primeiro passo é  fazer uma análise detalhada de toda a produção e identificar áreas onde o método pode ser adotado. 

Nesse sentido, é preciso analisar, por exemplo, a cadeia de suprimentos, otimizar layouts de produção e capacitar colaboradores para adotar os princípios Just In Time de maneira correta. 

É importante também ter parcerias sólidas com fornecedores para garantir entregas pontuais de matérias-primas e produtos. Somado a isso, elimine também estoques desnecessários e estabeleça uma produção baseada na demanda real. Invista em sistemas de controle de qualidade e de estoque rigorosos para garantir a consistência e a eficiência do processo. 

Não deixe de monitorar continuamente essa metodologia para fazer ajustes sempre que necessário. 

Conclusão

O Just In Time é um método muito vantajoso, principalmente, se você deseja adotar uma produção mais assertiva e otimizada.

Na hora de investir nos melhores sistemas de gestão para a sua empresa, conheça a ADV Tecnologia, que possui soluções para otimizar os processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis