Saber gerenciar não é para todos, mas todos podem aprender a fazer uma gestão eficiente do empreendimento. E, claro que o ERP pode te ajudar com todos os passos que você tem para tomar. Basta ter paciência, organização e planejamento, que sua gestão será um sucesso.

Ter um controle de vendas pode mudar todo o cenário de lucro e faturamento de uma empresa. Se essa área do seu negócio está desorganizada é o momento de parar e pensar em formas de mudar. Continue lendo e aprenda como a gestão eficiente pode ajudar nos processos e como os resultados podem ser alavancados com essas mudanças.

Começando a se programar para uma gestão eficiente

Algumas práticas que são adotadas em grandes empresas também garantem bons resultados em negócios. Para que a gestão seja efetiva e sustentável, alguns pilares devem estar no topo das prioridades.

Preze pelos resultados de uma gestão eficiente, foque em uma liderança clara e objetiva, para que os funcionários se sintam à vontade para se relacionar e fazer apontamentos sobre a empresa e foque em fidelizar os clientes, fazendo sua empresa crescer ainda mais.

Tenha um banco de dados dos clientes

Um gestor precisa saber muito bem quem são seus clientes, ou seja quem está comprando todo mês e a quantidade que essa pessoa consome. Por isso, ter uma base de dados dos seus consumidores é imprescindível para um controle de vendas eficiente. 

Além disso, uma gestão eficiente pode ajudar na hora de fazer orçamentos personalizados, entrar em contato quando um cliente fica sem comprar e quem são seus parceiros fidelizados. E, ainda, traz uma proximidade ainda maior com seus clientes.

Analise resultados para o controle de vendas

Esteja sempre atento aos números. É preciso chegar, pelo menos, uma vez na semana, os resultados de seus vendedores, ver quais produtos estão saindo mais e quais não estão, ver como anda a produção e o lucro.

Desta forma, é possível ter uma noção de como está o ritmo da equipe e, caso esteja baixo, pensar em formas de melhorar. Além disso, é importante saber o custo de aquisição do seu cliente. Se para adquirir um cliente novo, o valor tem sido alto, é preciso refletir em outras maneiras de venda, como a venda online, por exemplo.

Faça uma boa comunicação com sua equipe

Comunicação é a chave dos negócios! Um ruído na comunicação pode acarretar diversos problemas na empresa e dentro de um departamento. Por isso, sempre converse com sua equipe e tenha uma frequência de reuniões. 

Saiba quais são as principais dificuldades de cada um, discuta melhores formas de melhorar os resultados e aumentar o faturamento e lucro da empresa é importante para qualquer negócio! 

Invista em um software de gestão eficiente

Muitas empresas investiram e comprovaram que com o auxílio de um software de gestão o controle de vendas da empresa ficou ainda melhor! Um sistema irá auxiliar em todos os processos dessa área e ainda apontar riscos e oportunidades para o seu negócio, por exemplo. 

Uma ferramenta como o ERP irá possibilitar o bloqueio de vendas para clientes inadimplentes, oferecerá relatórios gerenciais e ainda um histórico de venda de seus consumidores, como últimas compras de determinado produto. 

Implementando o software ERP para distribuidora

Quer saber mais sobre como implementar um bom sistema de gestão? Entenda a importância de um ERP para empresas atuais e como ele pode melhorar ainda mais o planejamento e custos da sua empresa. É possível fazer uma boa implementação e ainda treinar sua equipe para essa mudança. Baixe agora o guia definitivo para implementar um software em sua empresa.

Demonstração Grátis