Gestão de negócios: 9 investimentos para apostar em 2016

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Por mais que 2016 seja um ano de incertezas no cenário econômico, isso não significa que você deva ficar parado! Afinal de contas, investir na melhoria da gestão dos negócios, descobrir novas oportunidades de mercado e alavancar a performance da empresa só depende das escolhas certas. Neste post você vai conhecer 9 investimentos que têm tudo para se tornar grandes aliados na busca pelo sucesso em 2016. Então deixe o medo de lado, tampe os ouvidos para os comentários negativos e comece a trabalhar por seu próprio desenvolvimento!

Serviços on demand

Serviços sob demanda aparentemente são o investimento do futuro. Com consumidores cada vez mais exigentes, dispostos a fazer buscas incessantes na internet pelo melhor fornecedor, comparar soluções, preços e vantagens, não tem como escapar da personalização para garantir um melhor atendimento e aumento nas vendas.

Diante desse cenário, se você ainda oferece pacotes de serviços prontos e fechados, comece a considerar a oferta de serviços customizados. É o que já acontece nos cursos in company, em que os temas abordados são definidos de acordo com as necessidades de cada empresa.

Personalização de produtos

O empoderamento que a internet trouxe e as possibilidades de realmente se destacar da multidão fizeram com que os consumidores também exigissem tratamentos diferenciados. É preciso, assim, reconhecê-los como seres individuais, únicos. Hoje ninguém quer investir em um produto com uma tiragem de 2 milhões de cópias, por exemplo. Cada pessoa quer ser exclusiva.

Pois é nesse viés que você deve ingressar para atrair a atenção do público e fazer com que os clientes se relacionem com sua marca, criando produtos personalizados. Uma lembrança de casamento deve ter um toque único dos noivos, assim como um notebook pode refletir o estilo de vida do usuário com opções de capas coloridas e assim por diante.

Segurança na nuvem

A migração de vários processos (internos e externos) para o ambiente on-line exige uma postura mais proativa das empresas no que se refere à segurança de dados. Assim, tanto para preservar sua inteligência de negócio quanto para manter a privacidade dos clientes, é preciso investir em segurança na nuvem.

Nesse sentido, criptografia de dados, selos de segurança, certificações e outras providências devem ser tomadas por e-commerces para zelar pela segurança das informações de consumidores e evitar fraudes. Da mesma forma, empresas que trabalham com desenvolvimento tecnológico e inovação devem ter cuidado redobrado com o armazenamento dos dados, combatendo invasões e hackers.

Qualificação das equipes

Considerando que o cenário não é dos melhores para as empresas, é absolutamente fundamental contar com elementos de diferenciação para ganhar no quesito competitividade. E manter uma equipe cada vez qualificada é chave para alavancar seus negócios.

Profissionais bem treinados, cientes de seus papéis e de suas responsabilidades, são mais produtivos, dispensam supervisão direta e costumam contribuir com ideias inovadoras para a empresa. Além disso, por se sentirem valorizados pelos treinamentos oferecidos pela organização, tendem a permanecer por mais tempo, engajando-se verdadeiramente na conquista de resultados.

Formação de líderes

Outro investimento que você deve fazer para melhorar sua gestão de negócio é na formação de líderes que assumam determinadas posições ao longo do tempo. Pense bem: com seu negócio em crescimento, logo será preciso ter um gerente de vendas, um gerente de Marketing e, quem sabe, um diretor financeiro.

Esses cargos até podem ser ocupados por profissionais vindos do mercado externo, mas a vantagem de se formar líderes dentro da empresa é de que você fortalece a cultura organizacional, transmitindo seus valores para a equipe e demonstrando que todos podem crescer juntos.

Software de gestão empresarial

A profissionalização da gestão do negócio começa com um bom suporte à tomada de decisão, ou seja, com a adoção de um software de gestão empresarial (ERP). Essa ferramenta permite automatizar processos, otimizar o fluxo de informações na empresa e entregar relatórios analíticos que ajudam a entender seu contexto de negócio e fazer as escolhas certas para o futuro do empreendimento.

Cada vez que você protela essa decisão, continuando a utilizar planilhas desconexas e pesadas, dificulta ainda mais o crescimento da sua empresa, pois os processos se tornam mais e mais demorados e burocráticos. Nesse caso, sua equipe gasta mais tempo com lançamento de dados e espera do que com atividades que realmente agreguem valor, como relacionamento com o cliente.

Marketing digital

Há tempos usamos a internet como ferramenta de trabalho, mas ela nunca foi tão necessária quanto agora. Investindo em Marketing digital, você gera visibilidade para sua marca, alcança clientes em qualquer parte do mundo e desfruta de várias opções de comunicação com seu público-alvo.

Isso sem contar que o potencial para mensuração de resultados do Marketing digital traz maior segurança para a empresa, permitindo que você otimize seu orçamento de marketing, flexibilize suas estratégias rapidamente e aja com rapidez para maximizar o retorno sobre cada investimento.

Experiência do cliente

Com tantos recursos tecnológicos disponíveis, o usuário espera que você ofereça a melhor experiência de compra e mantenha com ele um ótimo relacionamento. Isso significa atendimento de primeira, plataformas responsivas e intuitivas, sites bem elaborados e interação em tempo real. Para isso, procure olhar para seu negócio com os olhos dos clientes, identificando em que pontos você pode melhorar para tornar a experiência de compra ainda mais agradável.

Faça pesquisas de satisfação junto ao público, construa uma relação de parceria e torne seus clientes verdadeiros aliados na construção de uma marca forte e reconhecida no mercado. Dessa maneira, você ganhará mais do que simples clientes, mas verdadeiros defensores da sua marca.

Sistema de fidelização

Especialmente em tempos de crise, atrair novos clientes se torna ainda mais difícil. E é aí que entra a fidelização, como a melhor forma de manter sua empresa sustentável. Programas de fidelização aumentam o engajamento dos clientes, além de despertarem o interesse de novos leads e aumentam a credibilidade da sua empresa no mercado.

Além disso, esses programas funcionam como um ótimo pretexto para manter o relacionamento com os consumidores, levando ofertas de valor em troca da atenção das pessoas. A interação constante faz com que sua marca seja sempre lembrada, recomendada e comentada, aumentando as chances de vendas.

Uma boa gestão de negócio envolve diversos aspectos e deve ser motivo de aprimoramento constante, a fim de que você se destaque no mercado e melhore sua competitividade. E um desses aspectos é seu próprio sistema de gestão, que deve ser adaptado às necessidades da organização e trazer funcionalidades que facilitem o dia a dia. O segredo está na personalização. Quer entender melhor por que um sistema personalizado pode melhorar sua gestão? Temos um post que fala exatamente sobre isso! Clique aqui e tire todas as suas dúvidas!

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Por | 2016-04-04T09:47:53+00:00 04/04/16|

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