Ao contrário do que muitos pensam, conquistar novos clientes é muito mais caro do que fidelizar os já existentes. Para garantir o sucesso de uma empresa é de extrema importância tornar seus consumidores os famosos advogados ou fãs da marca. Por isso, neste artigo estaremos falando de 9 estratégias excelentes para fidelizar clientes.

Sabemos o quão importante é fazer um bom trabalho de marketing, bem como a parte de vendas. E nada melhor que o boca a boca para potencializar esses dois setores. Então pegue caneta e papel e anote as nossas próximas dicas.

Monitore o comportamento da sua audiência

Antes de tudo, é preciso que você trace sua(s) persona(s). Saber para quem você está vendendo é de muito importante para garantir que esta pessoa seja um cliente fiel da marca. Algumas perguntas podem te nortear no processo de conhecimento da persona. São elas: nome fictício, profissão, área de atuação, idade, sexo, gostos, o que gosta de fazer no tempo livre, quais canais de comunicação acessa, quais redes sociais acessa, quais são seus objetivos profissionais e pessoais, o que procura com a sua empresa. Essas e outras questões são fundamentais para entender o seu público.

Aconselhe-se na ferramenta Gerador de Personas para fazer um estudo sobre sua clientela. Além de ser completa ela gera PDF pronto para ser apresentado para os gestores da empresa.

Feito isso, hora de monitorar o comportamento do seu consumidor, principalmente dentro das redes sociais, onde é possível gerar relatórios com dados consistentes. Esteja atento no que é falado sobre sua marca, principalmente às reclamações feitas. Essas reclamações podem ser feitas tanto através de sites específicos como o Reclame Aqui, como em grupos de controle de qualidade no Facebook.

Tendo esse feedback, fica mais fácil de saber o que seu cliente precisa e quer da sua marca. Logo, os setores podem trabalhar de forma integrada para melhor atender as necessidades do consumidor.

Esteja disponível em múltiplos canais de comunicação

Essa estratégia diz respeito a estar em vários canais de comunicação: WhatsApp, Facebook, Instagram, telefone, e-mail etc. Dessa forma o seu cliente sentirá disponibilidade por parte da sua marca.

Contudo, essa estratégia demanda saber se você tem recursos humanos e financeiros para atender o seu cliente nestas plataformas todas. Caso não tenha, escolha somente as que sua empresa consegue realizar uma boa gestão.

Personalize seus produtos ou serviços

Todos os clientes gostam de se sentir únicos e especiais, por isso personalizar seu produto ou serviço com certeza garantirá grande sucesso no processo de fidelizar clientes. Mas como fazer para que seu produto se encaixe na necessidade ou desejo de cada um de seus clientes?

A resposta é simples, personalização. Personalizar é assegurar que seu cliente vai receber um produto ou serviço feito sob medida, que leva em conta quesitos como itens personalizados e de qualidade.

Quando o assunto é personalização a estratégia é fugir da produção em massa e pensar em satisfazer os mais diversos perfis e gostos. Invista em tecnologia, atendimento personalizado (vale a pena estudar a jornada de compra do seu cliente) e tenha o retorno de seu investimento.

Seja acessível

O atendimento ao cliente deve ser muito mais do que sincero e profissional. Cada vez mais a procura por feedback deve ser estimulada. O cliente deseja dar seu veredicto sobre um produto ou serviço, as marcas conscientes estimulam tal prática.

Permitir que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações, agradecer a compra do produto, pedir uma avaliação, premiar de alguma maneira as comprar mais significativas são práticas a serem incentivadas em todos os negócios.

Mantenha contato com o seu cliente

Busque manter contato constante com o cliente. Divulgue suas promoções e novidades através dos contatos coletados através de uma ficha cadastral. Pense no que pode interessar os seus consumidores utilizando-se de seu histórico de compras.

Considerar os seus clientes como formadores de opinião sobre a sua empresa é garantir uma manutenção de sua base de consumidores enquanto amplia a mesma através de boas avaliações dos mesmos. Recompense os que frequentemente compram com a sua empresa.

Saiba aguardar o momento certo da venda

Quando um cliente busca um produto ele entende ter uma necessidade. Ao comparar preços ele busca encontrar a melhor opção que se encaixe em suas possibilidades de compra. Saber aguardar o momento da compra pode garantir uma boa experiência para o consumidor.

A dica é evitar estratégias invasivas, que praticamente cobram um posicionamento do comprador. Frases como “apenas hoje”, “faça sua compra agora” e “última chance” devem ser evitadas. Em um primeiro momento podem parecer estratégias direcionadas, que despertam a necessidade do cliente, mas na verdade as mesmas apressam o processo de compra, impedindo a criação de um laço com o consumidor, se uma experiência prazerosa no atendimento, sem falar que em muitas ocasiões tais frases mais assustam os consumidores do que auxiliam em sua captação.

Se destaque em etapas cruciais

Realizar o melhor atendimento do setor, ter o produto com a entrega mais rápida, apresentar os processos automatizados e simplificados podem ser diferenciais no processo de compra.

Se destacar em processos comuns da etapa de venda permitem uma maior diferenciação dos concorrentes, além de facilitarem na criação de boas experiências para os compradores, que ficam marcados por um processo bem realizado.

Invista no pós-venda

Ao comprar um produto ou serviço o cliente não encerra seu processo de compra. Investir na experiência do pós-venda é dica certa para conquistar e fidelizar clientes. Demonstrar preocupação com o bem estar do cliente é a chave para o início de uma relação de sucesso entre empresa e consumidor.

Mantenha contato, forneça dicas sobre o uso do produto ou serviço, colete o feedback, valorize o cliente, desperte sua atenção e apreço e garanta que a experiência de pós-venda seja tão prazerosa quanto a de compra, para continuar na memória de seu cliente.

Garanta os direitos do seu cliente

Ao vender um produto ou serviço existem regras a serem seguidas, seja em vendas presenciais, seja em vendas on-line. Assegurar os direitos do consumidor na experiência de compra vão tornar sua empresa mais bem vista, com credibilidade e correta aos olhos dos compradores.

Você já viu que vender exige muita dedicação. Fidelizar clientes pode ser a melhor propaganda para o seu negócio, mantendo uma cartela ampla de consumidores, que divulgam sua marca voluntariamente. Investir no bem estar de seu consumidor é tão importante quanto fazer promoções ou propagandas. E aí, pronto para aplicar os conhecimentos na prática?

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