A adoção de soluções tecnológicas para empresas é uma tendência importante. Entre diversos tipos de tecnologias, a implementação do sistema de gestão é um destaque por representar vantagens para todos os setores do empreendimento.

Visto que a competitividade na internet e no mercado, aumentou com as ferramentas disponíveis para o crescimento de empreendimentos de todos os tamanhos que procuram por soluções como anunciar no Google Ads, por exemplo. 

Os líderes visionários entenderam que para administrar e otimizar alguns processos era necessário aplicar novas formas de gestão, voltando-se assim para os sistemas desenvolvidos para essa finalidade. 

Em linhas gerais, um sistema de gestão é próprio para facilitar a administração e execução das tarefas da empresa. 

Entre seus benefícios, podemos citar:

  • Automatização de processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos de gestão;
  • Ganho de eficiência;
  • Aumento da segurança.

Com um sistema de gestão bem implementado, a empresa ganha meios para realizar tarefas mais rápido e com mais confiança. Quando houver erros, eles serão prontamente corrigidos e o fluxo de trabalho não será prejudicado.

Implementação de sistema de gestão: os erros mais comuns

O gestor precisa se atentar para não cometer erros durante a implementação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). 

Nos tópicos a seguir, você saberá mais sobre os erros mais comuns, seus impactos e alternativas para evitá-los.

Falta de planejamento

Esse tipo de operação exige planejamento prévio e deve ser executada por profissionais especializados.

A escolha, o processo de instalação e a manutenção do software precisam ser realizados levando em conta todas as variáveis pertinentes à empresa para evitar problemas no futuro.

Assim como a estratégia de marketing digital da sua empresa, o sistema de gestão somente renderá resultados positivos se vier acompanhado por uma justificativa do seu uso.

Isso também inclui conversar com sócios e com os funcionários que usarão o sistema diretamente.

Fornecedor inadequado

Na ânsia de trazer tecnologia para a empresa, gestores podem acabar escolhendo o fornecedor do sistema ERP sem fazer pesquisas prévias.

Escolher aquele que oferece o serviço mais barato pode ser o mais instintivo, mas nem sempre representa vantagens para a empresa a longo prazo.

Para não cometer esse erro, o ideal é pesquisar um grupo de fornecedores, analisar seu histórico (cases de sucesso, qualidade da assistência) e optar por aquele que for o mais vantajoso, não só do ponto de vista financeiro.

Não mapear processos

Como foi dito anteriormente, é preciso ter uma boa justificativa para o uso de sistemas de gestão. Isso passa pelo mapeamento de todos os processos da empresa e pela análise de quais deles podem ser beneficiados pelo sistema.

Não se trata apenas de automatizar os processos mais complexos do empreendimento. Atividades mais simples, como uso de Instagram Ads, também podem ser beneficiadas.

É importante conhecer cada setor intimamente para conseguir os melhores resultados com essa tecnologia.

Esquecer da manutenção

Cuidar da manutenção é primordial para manter a empresa produzindo a todo vapor com todas as vantagens que o sistema oferece.

Não adianta contar com uma boa instalação se a empresa responsável não tem um serviço de manutenção eficiente. Por isso, pesquise bem antes de contratar qualquer empresa do ramo.

Não respeitar o orçamento

De acordo com pesquisa de 2017 da Panorama Consulting, 44% dos projetos de implementação de sistemas ERP ultrapassam o orçamento por conta da adoção de funções não previstas.

Esse fato é responsável por 19% dos atrasos nas implementações.

Um orçamento completo e realista é ideal para não ter problemas durante a instalação e posterior utilização do sistema.

Assim como uma campanha de como funciona o Facebook Ads precisa ter dados como área geográfica de alcance e idade média do público previstos, a implementação de uma nova tecnologia também deve ter previsão de custos. 

Conclusão

Os erros e soluções detalhadas acima buscam servir como guia para você que deseja melhorar a tecnologia da sua empresa por meio de um sistema de gestão.

Perceba que não basta contratar o mais barato sem saber ao certo onde empregá-lo.

O segredo para o bom aproveitamento de um sistema de gestão é saber onde e como usá-lo, proporcionar treinamento para a equipe de colaboradores e cuidar da manutenção periódica.

Desse modo, o sistema ERP se integrará à lógica produtiva do seu negócio e os resultados serão muito satisfatórios.

Texto produzido por Ideal Marketing

Demonstração Grátis