Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras

Entenda o que é DRE e para que serve

  • Home
  • Entenda o que é DRE e para que serve
Entenda o que é DRE e para que serve

A Demonstração de Resultados do Exercício, também conhecida como DRE, é uma peça contábil auxiliar do balanço patrimonial. Enquanto no balanço temos apenas os saldos das contas contábeis dos bens e direitos da empresa, na DRE temos os gastos e os ganhos que a empresa obteve em um determinado período.


Por meio desse documento, podemos analisar se a empresa tem uma administração que controla os gastos de forma eficiente e se o lucro gerado pela atividade da empresa é compatível com o capital investido no negócio. Em linhas gerais, essa demonstração é um resumo das operações da empresa, que, aliada ao conhecimento técnico, pode mostrar como anda a saúde financeira do seu empreendimento.


Por conta de sua riqueza de informações relevantes, a DRE é uma das demonstrações favoritas dos analistas financeiros e investidores. Por isso, é muito importante que os empresários e contadores certifiquem-se de que todos os saldos contidos na demonstração estejam corretos. Saiba mais sobre a DRE:


A estrutura da DRE

• (+) Receita Operacional Bruta………………………………………………10.000,00

• (-) Impostos sobre vendas………………………………………………………..950,00

• (=) Receita líquida…………………………………………………………….9.050,00

• (-) Custo dos produtos/mercadorias vendidas………………………….2.000,00

• (=) Lucro Bruto…………………………………………………………………7.050,00

• (-) Despesas operacionais………………………………………………………1.500,00

• (+) Outras Receitas Operacionais………………………………………………700,00

• (=) Lucro antes dos juros e Imposto de Renda……………………….6.250,00

• (-) Despesas Financeiras…………………………………………………………..250,00

• (=) Lucro Antes do Impostos de Renda…………………………………6.000,00

• (-) Imposto de Renda e Contribuição Social……………………………..2.000,00

• (=) Lucro Líquido do Período………………………………………………4.000,00


Como podemos ver, a quantidade de informações relevantes sobre o negócio é enorme. Com uma rápida olhada, podemos observar que a lucratividade dos valores demonstrados acima está em 40%. Ou seja, para cada R$1,00 de venda, temos R$0,40 de lucro.


Esse é apenas um dado rápido que podemos extrair, mas existem diversas análises possíveis de serem feitas por meio da DRE.


Por que a DRE é tão importante?

Instituída pela Lei 6.404/1978 no artigo 187, a DRE é umas das demonstrações contábeis de encerramento de exercício que todas as empresas, seja ela grande ou microempresa, estão obrigadas a elaborar por força do Art. 176 da Lei 6.404/1978.


Além dos benefícios gerenciais que a análise desse relatório pode trazer, a DRE é uma das demonstrações em que os fiscais do governo analisam se todos os impostos devidos pela empresa foram calculados corretamente e se não há sonegação.


Envolta de tamanha importância para os usuários externos, sejam analista financeiros, investidores ou agentes do governo, a DRE é um documento que só tem validade jurídica e financeira quando está assinada por um profissional de contabilidade, legalmente habilitado pelo conselho regional de seu estado. Sem a assinatura de um contador, essa demonstração é um simples demonstrativo gerencial.


Como posso ter acesso à DRE da minha empresa?

Se sua empresa tem um contador ou escritório de contabilidade que lhe presta serviço, entre em contato com eles e faça a solicitação desse documento, ou verifique se o seu software de gestão disponibiliza este recurso! Para que você possa ver a evolução de seu negócio, analise a possibilidade de ter acesso também às demonstrações desse ano e de anos anteriores.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp