Se você tem um negócio ou atua na área financeira, provavelmente já ouviu falar da sigla DRE?
Trata-se da Demonstração do Resultado do Exercício, um relatório financeiro que apresenta dados precisos se a empresa obteve lucro ou prejuízo em um determinado período.
Dessa forma, esse documento traz uma visão ampla do desempenho financeiro e da situação econômica da companhia. Leia o nosso artigo, compreenda o que é DRE, sua estrutura e para que serve esse documento. Confira!
Indice
O Que É DRE?
A Demonstração de Resultados do Exercício, também conhecida como DRE, é uma peça contábil auxiliar do balanço patrimonial.
Enquanto no balanço temos apenas os saldos das contas contábeis dos bens e direitos da empresa, na DRE são apresentados os gastos e os ganhos que a empresa obteve em um determinado período.
O Que É DRE Gerencial?
O DRE gerencial é um relatório destinado ao controle financeiro interno das empresas, possibilitando a avaliação da relação entre receitas, despesas e lucros, proporcionando uma visão abrangente da situação do negócio.
Diferente do modelo tradicional, o DRE gerencial é voltado para a gestão interna,podendo ser adaptado às necessidades e perfil da empresa, abrangendo também projeções e dados que não possuem padrões contábeis.
Para Que Serve A DRE?
A DRE serve como um parâmetro de análise, onde os gestores conseguem entender se a empresa controla os gastos de forma eficiente e se o lucro gerado pela atividade da companhia é compatível com o capital investido no negócio.
Em linhas gerais, essa demonstração pode ser usada como um resumo das operações da empresa, que, aliada ao conhecimento técnico, pode mostrar como anda a saúde financeira do seu empreendimento.
Por conta de sua riqueza de informações relevantes, a DRE é uma das demonstrações favoritas dos analistas financeiros e investidores.
Por isso, é muito importante que os empresários e contadores certifiquem-se de que todos os saldos contidos na demonstração estejam corretos.
Como É A Estrutura Da DRE?
- (+) Receita Operacional Bruta………………………………………………10.000,00
- (-) Impostos sobre vendas………………………………………………………..950,00
- (=) Receita líquida…………………………………………………………….9.050,00
- (-) Custo dos produtos/mercadorias vendidas………………………….2.000,00
- (=) Lucro Bruto…………………………………………………………………7.050,00
- (-) Despesas operacionais………………………………………………………1.500,00
- (+) Outras Receitas Operacionais………………………………………………700,00
- (=) Lucro antes dos juros e Imposto de Renda……………………….6.250,00
- (-) Despesas Financeiras…………………………………………………………..250,00
- (=) Lucro Antes do Impostos de Renda…………………………………6.000,00
- (-) Imposto de Renda e Contribuição Social……………………………..2.000,00
- (=) Lucro Líquido do Período………………………………………………4.000,00
Como podemos ver neste exemplo, a quantidade de informações relevantes sobre o negócio é enorme. Nesse sentido, podemos observar que a lucratividade dos valores demonstrados acima está em 40%.
Ou seja, para cada R$1,00 de venda, temos R$0,40 de lucro. Esse é apenas um dado rápido que podemos extrair, mas existem diversas análises possíveis de serem feitas por meio da DRE.
Por Que É Tão Importante?
Instituída pela Lei 6.404/1978 no artigo 187, a DRE é umas das demonstrações contábeis de encerramento de exercício que todas as empresas, seja ela grande ou microempresa, estão obrigadas a elaborar por força do Art. 176 da Lei 6.404/1978.
Além dos benefícios gerenciais que a análise desse relatório pode trazer, a DRE é uma das demonstrações em que os fiscais do governo analisam se todos os impostos devidos pela empresa foram calculados corretamente e se não há sonegação.
Vale lembrar que a DRE é um documento que só tem validade jurídica e financeira quando está assinada por um profissional de contabilidade, legalmente habilitado pelo conselho regional de seu estado.
Dessa forma, sem a assinatura de um contador, essa demonstração é um simples demonstrativo gerencial.
Qual A Diferença Do Balanço Patrimonial E DRE?
O balanço patrimonial e a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) são documentos importantes na gestão financeira e contábil, porém, ambos possuem finalidades distintas.
O balanço patrimonial apresenta aos gestores a situação dos bens, direitos e obrigações de uma empresa em um período, geralmente, no fim do ano.
Nesse caso, o balanço patrimonial é dividido em ativo, que abrange os bens e direitos da empresa, como dinheiro, estoque e máquinas, e o passivo, que inclui as obrigações e dívidas, como fornecedores, impostos e empréstimos, apresentando uma visão do patrimônio de forma momentânea.
No caso da DRE, esse documento apresenta as receitas e despesas ao longo de um período, revelando se ela teve lucro ou prejuízo em um intervalo de tempo.
Qual É A Diferença Entre DRE E Fluxo De Caixa?
O fluxo de caixa e a DRE também são documentos que analisam o desempenho financeiro das empresas, mas possuem objetivos distintos.
O fluxo de caixa se respalda no regime de caixa, focando no recurso disponível no curto prazo, usada para visualizar a liquidez imediata,
Em contrapartida, a DRE segue o regime de competência, trazendo uma perspectiva mais completa das finanças, já que ela considera todas as receitas e despesas, não apenas as entradas e saídas de dinheiro.
Como Fazer Um DRE?
Para fazer a DRE, você precisa ter um contador habilitado junto ao CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e a sequência de dados contidos deve seguir um padrão, especialmente, quando feita para o atendimento legal.
Confira:
Receita Bruta De Vendas
A receita bruta de vendas está relacionada ao total de vendas realizadas pela empresa, sem levar em consideração o momento do recebimento do pagamento, abrangendo as vendas de produtos ou dos serviços prestados.
Impostos E Deduções
A DRE traz também todos os tributos sobre as vendas, que incluem impostos como ICMS e ISS, além de deduções como vendas canceladas e descontos.
Lembrando que essas informações devem ser registradas no documento independentemente se esses tributos foram pagos ou não.
Receita Líquida
A receita líquida é calculada ao subtrair os impostos e deduções da receita bruta.
Custos De Vendas
A DRE deve incluir ainda todos os gastos diretos para adquirir mercadorias ou prestar serviços, como compra de materiais e fretes, por exemplo.
Lucro Bruto
O lucro bruto deve ser obtido ao subtrair os custos de vendas da receita líquida.
Despesas
As despesas também devem fazer parte da DRE. Por isso, é preciso relacionar os gastos necessários para a operação da empresa que não se enquadram como custos, como aluguel, luz e internet.
Outras Receitas E Outras Despesas
Na DRE, adicione também outros itens, que não estão relacionados à atividade principal, como vendas de ativos ou prêmios recebidos. O objetivo desse cuidado é para não confundir com a receita operacional principal.
Além disso, faça o mesmo com despesas não operacionais, como multas e doações, para evidenciar que não fazem parte da rotina da companhia.
Receitas E Despesas Financeiras
As receitas e despesas financeiras devem ficar separadas para não afetar a análise do desempenho operacional. No caso das receitas financeiras, elas podem incluir rendimentos de investimentos, enquanto as despesas financeiras englobam juros e taxas bancárias.
Lucro Operacional
No relatório, o lucro operacional deve ser calculado subtraindo as despesas do lucro bruto.
Irpj E Csll
Os impostos sobre o lucro devem ser destacados separadamente da receita bruta, exceto para empresas no Simples Nacional, onde esses impostos são calculados sobre a receita bruta.
Resultado Líquido Do Exercício
Inclua na DRE também o resultado líquido do exercício, que refere-se ao lucro ou prejuízo após considerar todas as receitas e despesas.
Lembrando que o lucro pode ser distribuído entre sócios ou acionistas e declarado em suas respectivas declarações de imposto de renda.
Como Posso Ter Acesso À DRE Da Minha Empresa?
Se sua empresa tem um contador ou escritório de contabilidade que lhe presta serviço, entre em contato com eles e faça a solicitação desse documento, ou verifique se o seu software de gestão disponibiliza este recurso!
Para que você possa ver a evolução de seu negócio, analise a possibilidade de ter acesso também às demonstrações desse ano e de anos anteriores.
DRE Com Sistema De Gestão
O Advanced Business ERP é um sistema de gestão empresarial que registra toda a movimentação financeira da empresa, tanto as despesas como as receitas.
Essas informações são atualizadas em tempo real e podem ser analisadas a qualquer momento. Por isso, a solução se torna fundamental para a elaboração da estrutura do DRE.
Além disso, o software também disponibiliza outras funções para facilitar a gestão, tais como: automação para força de vendas, cubo analítico, chão de fábrica, dashboard para celular, antecipação de recebíveis e mais.
Como Analisar A DRE?
Para analisar a DRE, você pode adotar duas abordagens, que incluem a análise vertical e análise horizontal.
Na análise vertical, é possível ter uma visão detalhada ao apresentar a proporção de cada despesa, custo ou receita em relação ao faturamento bruto.
Dessa forma, você consegue identificar quais fontes de receita têm maior impacto no fluxo de caixa e quais despesas são mais relevantes.
No caso da análise horizontal, ela se concentra na evolução de uma despesa, custo ou receita ao longo do tempo, permitindo que os gestores observem como esses itens variam mês a mês, ajudando a compreender as tendências e mudanças no desempenho financeiro.
Conclusão
A DRE é um documento que fornece uma visão detalhada da performance financeira da empresa ao longo de um período, possibilitando uma compreensão de como os recursos são usados, além de identificar áreas que precisam de ajustes ou melhorias.
Nesse processo, os sistemas de gestão podem automatizar a coleta e organização de dados financeiros, reduzindo a probabilidade de erros e economizando tempo.
Conheça a solução da ADV Tecnologia, que oferece relatórios precisos e diversas funcionalidades, como controle de estoque, de produção, vendas, emissão de boletos e nota fiscal, força de vendas, integração e muito mais.
Acesse o site e conheça mais sobre o nosso software de gestão financeira.
Atuando há 28 anos no segmento de software, a ADV Tecnologia é especialista em Sistema ERP. Considerada a melhor plataforma do mercado, a empresa disponibiliza diversas soluções de gestão para facilitar os processos de indústrias e distribuidoras. Conheça todas as funcionalidades:
Sistema ERP para industria
Sistema ERP para Distribuidora
Sistema de Controle de Estoque
Sistema de Emissão de nota fiscal
Sistema de Controle Financeiro
Sistema de Planejamento e Controle de Produção
Sistema de Automação de Força de Vendas
Sistema para emissão de boletos
Integração com marketplace e e-commerce
Integração Mercos
Sistema de Controle de Estoque e Vendas
Sistema de Controle de Compras