Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras

Como um ERP pode auxiliar na redução de custos

  • Home
  • Como um ERP pode auxiliar na redução de custos
Como um ERP pode auxiliar na redução de custos

Gastar menos e ganhar mais – de uma forma simplificada, pode-se dizer que esse é o objetivo de toda empresa. Infelizmente, na prática não é tão simples reduzir os custos: há que se considerar o caso de cada empresa, suas necessidades e seu potencial – enfim, o que é melhor para cada uma. Veja como o sistema ERP pode atuar nesse sentido, contribuindo para redução de custos em sua empresa.


Acesso à informação

Uma das grandes vantagens do software ERP é o acesso prático à informação. Dentro de uma empresa, a informação é tudo. Sem informação, com informações equivocadas, falsas ou incompletas, a empresa sofrerá grandes prejuízos. O software ERP pode ser integrado a diferentes sistemas tanto de fornecedores, quanto de clientes e da própria empresa. Devido a essa integração, a informação flui de forma muito melhor e mais confiável, contribuindo para análises e planejamentos que tanto servirão para cortar quanto para evitar gastos desnecessários. O acesso eficiente à informação bem como a integração adequada possibilitam vantagens especiais, como se verá a seguir.


Integração adequada

Além do fácil acesso à informação, o software ERP caracteriza-se pela integração entre os diversos setores de uma empresa, reduzindo custos com a implantação e manutenção de vários sistemas individuais. Com o ERP, a gestão de todos os processos da empresa parte de um único local.


Geração de relatórios

São gerados relatórios que possibilitam ter uma visão de custos por cada setor e proceder às medidas cabíveis, como corte de despesas e investimentos que prometam maior lucratividade. Alguns softwares possuem recursos de inteligência que analisam as informações e enviam alertas automáticos para os gestores sempre que identificam riscos ou oportunidades nas operações.


Automatização de tarefas

A automatização de tarefas permite que o número de erros em relatórios, operações e negociações caia bastante, reduzindo os gastos para corrigir falhas e equívocos comuns em controles manuais.


Geração de indicadores precisos

O ERP gera indicadores que permitem análise de tudo que deve ser feito para aumentar a produtividade, das medidas necessárias para evitar desperdício de tempo e permite avaliar o desempenho dos funcionários. Com esses indicadores, é possível ajustar os recursos humanos à realidade vivida pela empresa, buscando suprir as necessidades do trabalho de forma satisfatória.


Controle de suprimentos

O sistema de gestão ERP auxilia na redução de custos controlando os suprimentos do estoque, evitando compras desnecessárias e procedendo ao melhor aproveitamento dos produtos (evitando perdas, que implicam em prejuízo).


Facilidade no atendimento

Através do software ERP, torna-se mais fácil a criação de lojas virtuais (B2B ou B2C). A tendência é que as lojas virtuais acabem substituindo as lojas físicas (ao menos, muitas das compras são feitas em lojas virtuais, com acesso via internet e aplicativos móveis). Criar lojas virtuais vai incrementar a relação entre a empresa e o cliente, aumentando as possibilidades de lucro e reduzindo custos com representação e consultoria.


Otimização do tempo de trabalho

Reduzir o tempo de trabalho significa maior produtividade e menos custos com funcionários. O ERP contribui através de sua prática funcionalidade (baseada em fácil informação, maior integração e automatização) que os funcionários se ajustem com mais comodidade ao sistema, desenvolvendo um ritmo mais acelerado e eficiente na realização das atividades.


Implante um ERP em sua empresa e veja como os seus gastos diminuirão!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp